ícone compartilhar redes sociais

Posso usar o notebook enquanto ele carrega?

adminblog_USR

Você está no auge do seu trabalho, arquivos abertos, trabalho em andamento, planilhas, e-mail, sites, e você se dá conta que sua bateria está se esgotando: 5% de vida! Corre para a gaveta, pega a fonte e conecta ao seu notebook. Você precisa terminar tudo que está fazendo, não tem como desligar. Mas, pera ai, Posso usar o notebook enquanto ele Carrega?

A resposta, para a sua alegria, é SIM!

Você pode usar seu notebook carregando. Não há nada que te impeça de utilizar o notebook. É lógico que, quando estiver carregando e usando ao mesmo tempo, irá demorar mais para carregar por completo, já que você estará utilizando parte da energia para trabalhar, certo? Certo.

Geralmente, o modo de armazenamento de energia dos sistemas de hoje é muito mais inteligente do que há anos atrás. Hoje, a carga rápida da energia é feita até os 80, 90% do nível da bateria e o restante da energia a ser completada perdura por um tempo mais longo, dependendo da máquina. Desta forma, garante-se o fechamento completo e o armazenamento eficaz da energia adquirida.

Para conferir, existem também os LEDs no seu equipamento que, ao atingirem 100%, mudam de cor indicando que a carga foi pausada e passou a utilizar apenas a energia da fonte/carregador e não está sendo usado da bateria.

iStock-480165844

Vários notebooks possuem esses leds que informam se seu notebook está utilizando a energia da bateria ou a da fonte. É aconselhável utilizar o manual do aparelho para localizar e saber se o seu notebook possui.  Em geral, os aparelhos apresentam diferenciação pela cores que acendem no led, por exemplo:

Vermelho: Carregando
Verde: Utilizando Energia da Fonte

Nos notebooks mais recentes, quando sua bateria chega ao 100%, ele para de carregar, usando apenas a energia da fonte para suprir as necessidades do uso da máquina e de atividades. Assim, a bateria é poupada.

Porém, é importante avisar. Deixar a bateria chegar a 100% é sinal de que você cumpriu um ciclo de vida da bateria. As baterias de notebook possuem ciclos de vida. Cada vez que você chega a 0% ou a 100%, ela conta um ciclo. As baterias possuem em média de 300 a 500 ciclos de vida útil. Então, seria interessante você carregar seu notebook até o máximo de 60% e deixar ficar no mínimo entre 40%. Assim você poupa que a bateria conte ciclos de vida, e preserva a vida útil dela. Ao perceber que seu notebook está para chegar a 60% ou 70% de carga, retire-o da energia e volte a trabalhar novamente sem a fonte. Assim você poupará um ciclo.

Caso sua bateria esteja desgastada e precise comprar uma nova, confira em nossa loja especializada a linha completa de baterias para notebook

baterias_note

Cuide do seu notebook e aproveite seu equipamento por longos anos! 

9 respostas

  1. Ao autor, devo salientar que baterias de ions de lítio nao devem ser recarregadas enquanto são utilizadas, principalmente se a carga maxima ja tiver sido alcançada, ou seja, a tensao maxima da corrente estiver acima dos 4.2 V. pois isto gera um fenomeno que na Engenharia de armazenamento de energia é chamado de “ciclos parasitas” – ocorre que a bateria foi programada para baixar a corrente quando chegasse perto do threshold de 4.0 V., para alivar o stress que ela se sujeita quando alcança a fase de saturação, ira se confundir pela demanda do dispositivo ligado, fazendo com ela crie minicilos, entre 4.0 e 4.2V., altamente prejudiciais à saude da bateria e ate mesmo à segurança. Estes ciclos parasitas vao danificar a bateria alem de confundir o firmware dela, o que acarretará numa vida util mais curta e com chances de vazamento/explosao.

    Atenciosamente,

    Carlos Paixao – batteryuniversity.com

  2. Oi bom dia,estava lendo artigos sobre baterias e achei muito interessante o seu,porém tenho uma dúvida,estes notebooks(11.6) têm as baterias fixas ou seja são internas e acho que não feitas para serem retiradas ao carregar o mesmo.Minha dúvida é:Mesmo sendo de ion de lítio quando usado o notebook carregando elas não viciam?Outra dúvida,é verdade que quando estão carregando o notebook não funciona?ou seja quando a bateria chegar por exemplo á 20% se eu ligar ele na tomada pra carregar ele não funciona?Desde já agradeço.

  3. Olá, Virgía!

    As baterias de íon de lítion não sofrem mais do efeito memória, ou seja, não viciam independentes de serem internas ou externas. Quanto a sua outra dúvida, não há nenhum problema em utilizar o notebook enquanto ele carrega. A única desvantagem é que ele vai demorar mais para carregar, já que parte da carga já está sendo utilizada.
    Para evitar o desgaste da sua bateria, indicamos a leitura do nosso artigo 4 incríveis dicas para evitar o desgaste da bateria do notebook 🙂

  4. Por acaso se eu passar um longo tempo com o notebook no carregador e utilizando-o, pode causar algum problema?
    Muitas vezes faço isso, mas tenho medo de que ele quebre, novamente…

  5. Olá Brenda! Não existe problema, as baterias hoje em dia tem uma tecnologia onde param de carregar ao chegar ao 100%, e ficam apenas mantendo esta carga. Qualquer dúvida estamos à disposição!

  6. Pode coloca cabo USB de um teclado gamer pra testa se está pegando em um carregador de celular ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *