Por que o tamanho e a resolução da tela do celular é importante?

Tempo de leitura: 7 minutos

Por que entender o tamanho da tela e a resolução da tela do celular é importante? No mundo de hoje, há uma infinidade de dispositivos para as pessoas escolherem e pode ser assustador tentar acomodar e construir para as melhores experiências em todos os dispositivos.

tela de celular

Entretanto, é importante manter-se atualizado com os tamanhos de tela e resoluções mais populares ao projetar sites web e móveis. Um site que seja otimizado e responsivo facilita o fluxo de usuários e, em última instância, uma experiência agradável para seu público.

O que é a resolução da tela do celular?

Geralmente, a resolução da tela do celular é o número de pixels em uma tela de dispositivo móvel multiplicado pelo número de pixels. A resolução da tela do celular depende principalmente de dois fatores, o tamanho da tela e a contagem de pixels.

Na prática, isto significa que um smartphone com uma resolução mais alta contém mais pixels, e mais pixels oferecem a capacidade de exibir mais informações visuais com maior clareza e detalhe.

Isto significa que se um indivíduo deseja um smartphone com níveis mais altos de detalhes de pixels, ele precisará de uma resolução de tela de celular de pelo menos 1920 x 1080. Entretanto, se a qualidade da imagem não for um grande problema, eles podem sempre escolher dispositivos com menor resolução de tela.

Por que o tamanho da tela e a resolução da tela do celular são importantes?

Tamanho da tela e resolução de tela são dois componentes significativos que afetam o formato de um aplicativo e a experiência do usuário. Na prática, há considerações vitais às quais todo projetista de aplicativo deve prestar atenção para conseguir uma interface de fácil utilização.

Essencialmente, o tamanho da tela se concentra na medida física da tela em polegadas, enquanto a resolução da tela é o número de pixels em uma tela. Por exemplo, um smartphone com um tamanho de tela de 5 polegadas pode constituir uma resolução de 320 X 480 pixels.

Entretanto, é importante observar que telas com os mesmos tamanhos podem ter resoluções diferentes.

A contagem de pixels também é importante porque os pixels menores tendem a ter menor eficiência. Afinal de contas, os transistores que acionam cada pixel, capturam uma proporção mais significativa da área de cada pixel.

Idealmente, uma tela de maior resolução com o mesmo tamanho provavelmente exigirá uma retro iluminação (LCD) mais potente ou mais potência para os pixels (OLED) para manter a mesma luminosidade.

Infelizmente, os desenvolvedores de aplicativos não podem projetar individualmente para cada dispositivo. Em vez disso, os desenvolvedores de aplicativos móveis optam por agrupar o estilo em tamanhos típicos para tablets e smartphones, ao mesmo tempo em que consideram tamanhos específicos de tela e densidade de pixels.

Na prática, os projetistas simplesmente tentam controlar a linguagem visual para se adequar a diferentes dispositivos dinâmicos. Isto significa sobretudo ser intencional e claro sobre as dimensões.

Tamanho, resolução da tela e viewport: O que tudo isso significa?

Quando você compra um dispositivo, muitas vezes você verá tanto o tamanho da tela quanto a resolução da tela do celular listados nas especificações.

O tamanho da tela é a medida física em diagonal da tela em polegadas. Isto não deve ser confundido com a resolução, que é o número de pixels na tela frequentemente exibido como largura por altura (ou seja, 1024×768).

Como os dispositivos com o mesmo tamanho de tela podem ter resoluções muito diferentes, os desenvolvedores usam viewports quando estão criando páginas móveis amigáveis.

Os viewports são versões reduzidas de resoluções que permitem que os sites sejam visualizados de forma mais consistente em diferentes dispositivos. Os viewports são frequentemente mais padronizados e menores do que os tamanhos de resolução.

Enquanto os displays de desktops e notebooks estão na orientação de paisagem (mais largos que altos), muitos dispositivos móveis podem ser girados para mostrar sites tanto na orientação de paisagem quanto na de retrato (mais altos que largos). Isto significa que os designers e desenvolvedores devem projetar para estas diferenças.

Quais elementos compõem a resolução da tela do celular?

Quando comparados aos PCs, os smartphones mantêm telas menores com densidades de exibição e relações de aspecto únicas. Uma vez que agora estabelecemos que as resoluções telefônicas giram principalmente em torno do tamanho da tela e dos pixels, é apenas prudente quebrar o que esses fatores implicam.

Pixels

Um pixel é um elemento de imagem que constitui um único grupo de pontos coloridos em um telefone celular, tipicamente vermelho, verde e azul. Na prática, ao manipulá-los em diferentes intensidades, podem ser geradas variações de cores e luminosidade.

pixels

Geralmente, a cor preta é criada quando todos os pontos estão desligados, enquanto a cor branca é gerada quando os pontos vermelhos, verdes e azuis estão todos ligados ao mesmo tempo.

Em resumo, os pixels geram a luz em um celular que permite ao usuário ver o que está sendo exibido na tela.

Pixels por Polegada (PPI)

Pixels por polegada é a unidade de medida utilizada para quantificar o número de pixels exibidos na superfície de uma polegada quadrada. Na prática, em uma tela de celular, uma polegada quadrada é separada e disposta em uma série de células para se obter uma imagem melhor do que ela implica.

Essencialmente, cada célula dentro da grade mantém um pixel dentro dela. Assim, o PPI é medido pelo número de células dentro da grade (pixels). 

Pontos por polegada (DPI)

Pontos por polegada é a medida do número de pontos que podem ser inseridos em uma linha acima de uma polegada. O DPI é normalmente representado por um papel escrito ou um tamanho de varredura digital.

Na prática, quanto maior o número de linhas, melhor será a qualidade de impressão ou digitalização. 

A diferença entre PPI e DPI

Embora o PPI e o DPI sejam às vezes utilizados para medir o número de pixels em uma tela ou possam parecer os mesmos, na verdade eles diferem.

As semelhanças decorrem do fato de que os pixels podem ser facilmente equiparados a pontos, provavelmente por serem incrivelmente minúsculos. Na prática, o 1dp é aproximadamente igual a 1px.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre Como escolher bateria para notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *