Por que devo investir no upgrade em notebook Samsung?

Tempo de leitura: 6 minutos

O seu notebook Samsung está lento? Você não pode abrir muitas abas sem ele travar? Ou mesmo não está dando conta de jogar o seu jogo preferido com seu equipamento? Calma, não desista dele!

Neste artigo abordaremos por que investir em um upgrade no seu notebook Samsung e quais os upgrades que valem a pena.

Continue lendo para saber mais.

Por que ter um notebook Samsung?

A Samsung possui notebooks de alta qualidade para os mais variados usos. Há modelos básicos, ideais para o estudo e o trabalho, modelos gamers para quem deseja tirar o máximo proveito de jogos, com placas de vídeo dedicadas e modelos perfeitos para quem trabalha com edição.

notebook samsung

Logo, se você possui um notebook Samsung, vale a pena investir em um upgrade para obter a máxima performance do seu equipamento.

Upgrade em notebooks: o que vale e o que não vale a pena

Vamos lá: notebooks são computadores onde o upgrade muitas vezes pode ser bastante difícil, já que alguns componentes podem vir soldados diretamente na placa mãe, como o processador e a placa de vídeo.

Por isso, algumas pessoas se perguntam se é possível trocar esses componentes por componentes mais potentes, o que acaba não valendo muito a pena, pois a dessoldagem pode ser complicada e no fim das contas o procedimento pode nem dar certo.

Mas não desista, ainda! Há outras peças que podem ser substituídas. Você pode trocar o HD por SSD ou fazer um upgrade de memória RAM.

A pergunta de um milhão é: “e aí, vale a pena investir nesses upgrades?”. É o que veremos a seguir.

Upgrade na memória RAM

Tudo vai depender do seu perfil de uso, ou seja, você está usando seu notebook para que atividades?

Alguns perfis vão tirar proveito de uma memória melhor, enquanto em outros casos a diferença será imperceptível.

Se você usa o seu notebook para atividades cotidianas e simples, como navegar na internet, ver vídeos no YouTube e acessar e-mail e redes sociais, um upgrade de memória pode não ser tão interessante, já que variar de 2GB para 4GB ou 8GB pode não fazer muita diferença.

memória RAM

Isso significa que 2GB é o bastante? Bem, depende. Quem gosta de abrir aquelas dezenas de abas no computador ao mesmo tempo pode acabar com uma performance bem ruim, como quando as páginas demoram a carregar.

Quem gosta de abrir muitas coisas simultaneamente deve preferir usar 4GB ou mais.

Outro perfil que pode se beneficiar do investimento em upgrade de memória no notebook Samsung é aquele que edita muitas imagens e vídeos em alta resolução, já que a memória afeta diretamente a performance dos programas que são utilizados para este fim.

Agora, se você joga muito, um pensamento bem comum é o de que quanto mais memória, melhor roda o jogo. Errado! Na verdade, 2GB, 4GB ou 8GB de memória vão entregar o mesmo desempenho.

Isso porque os jogos na verdade utilizam a memória da placa de vídeo, que possuem memórias exclusivamente voltadas para eles.

Por outro lado, cada vez mais os fabricantes de jogos estão apresentando como exigência mínima 4GB ou 6GB de memória, logo, um upgrade na memória do seu notebook Samsung para essas especificações não é má ideia.

Upgrade no HD

O HD é um dos componentes mais fáceis de trocar no seu notebook. Ao utilizar um SSD, você terá um equipamento muito melhor, muito mais rápido.

Um notebook sem o SSD tem uma rotação bem mais baixa. O SSD entrega uma velocidade de leitura e de escrita e um tempo de acesso bem melhor do que o HD. Na prática, isso significa que o sistema de seu computador será mais rápido.

Algumas pessoas vão argumentar que o custo por GB é mais caro no SSD, mas a bringIT traz preços muito mais acessíveis. Além do que, você ainda pode manter o seu HD.

Nesse caso, você pode usar o HD para o armazenamento dos seus dados, que não dependem de velocidade do sistema, e deixar o SSD para o sistema operacional (SO), tornando sua máquina mais eficiente.

Você pode estar se perguntando: “como assim?”. A gente explica: você pode colocar o HD em uma case e inseri-la no lugar da entrada de DVD.

Para isso, é preciso se atentar à espessura de case compatível com o tamanho do gravador de DVD.

Manter o SO estável também depende da memória RAM. Um upgrade no HD associado ao upgrade da memória RAM permite usar mais aplicações sem usar 100% da memória e o resultado é que seu notebook funciona sem travar.

Cada placa mãe é compatível com um tipo de memória: DDR2, DDR3, DDR4… Para saber qual a compatibilidade do seu equipamento, basta verificar qual a que já funciona no momento. A fabricante também determina a capacidade máxima que pode ser utilizada.

O próximo passo depende do modelo do seu notebook Samsung: alguns possuem compartimento específico que é só desparafusar, não precisa abrir inteiro, é só colocar a memória RAM.

Outros precisam ser inteiramente desmontados, removendo toda a parte inferior, o que torna o processo mais demorado, pois é preciso desparafusar toda a carcaça. Pela delicadeza dos componentes, o ideal é deixar que um profissional faça o serviço.

Um outro upgrade possível, mas menos comum, é o da substituição da placa de wi-fi por um modelo mais moderno.

A bringIT sabe que o que importa é ter uma máquina que dê conta do uso que você faz e que não te deixe na mão quando mais precisa.

Com esses upgrades, o notebook Samsung, que já entrega bastante qualidade, fica ainda melhor e você pode trabalhar, estudar, jogar e editar com muito mais tranquilidade com um equipamento que entrega velocidade e eficiência.

Quem somos?

A bringIT é um e-commerce de informática, com foco em peças e acessórios para notebook. Nosso portfólio inclui um mix de produtos, de bancadas eletrônicas e estações de soldagem e retrabalho a headsets, fones de ouvido, produtos para gamers e muito mais.

Quem se interessa por informática não pode perder os conteúdos do nosso blog.

Quer conferir o que temos para você? Acesse nosso site ou entre em contato através de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).