aplicando pasta térmica em pc

Pasta térmica notebook: 4 dicas para escolher a ideal

A manutenção de um notebook vai muito além de comprar peças mais atualizadas e potentes para substituir as antigas e/ou defeituosas. Uma parte tão importante quanto qualquer outra do hardware do notebook, mas que muitas pessoas não levam tão a sério, é a pasta térmica.

A pasta térmica faz parte da construção de qualquer computador, seja desktop ou notebook. No caso do desktop, pessoas que já montaram seu próprio computador devem estar familiarizados com a pasta térmica. No caso dos notebooks, a situação é diferente. Como eles já vêm montados, donos de notebooks não têm esse mesmo conhecimento, por isso estamos aqui para ajudar.

Ainda que a necessidade de trocar a pasta térmica do notebook seja menor, é possível que em uma manutenção ou atualização dos componentes você precise colocar uma nova. Mas então, como escolher qual é a melhor pasta térmica para notebook? Acompanhe o nosso guia sobre o assunto e confira as dicas para escolher a ideal.

pasta térmica no processador

A função da pasta térmica no notebook e como saber quando trocá-la

A pasta térmica é um produto pastoso que tem como principal função auxiliar na refrigeração do processador. Ela tem um papel importante na redução de temperatura do notebook, otimizando seu funcionamento e aumentando a vida útil de suas peças. A pasta térmica é aplicada direto no dissipador de calor para melhorar a condutividade térmica e liberar o calor.

Um questionamento comum é quando se deve trocar a pasta térmica. Geralmente, um notebook aguenta alguns anos sem precisar realizar a trocar, mas é importante estar atento aos sinais de que chegou a hora de fazer a substituição da pasta, como o aumento da temperatura do equipamento, por exemplo. Se você nota que ele está mais quente do que o costume, é um sinal de que é hora de trocar.

Caso necessite abrir o aparelho para fazer alguma outra manutenção, talvez valia a pena aproveitar para substituir a pasta térmica. No entanto, é recomendado fazer somente após o fim da garantia, visto que abrir o notebook por conta própria automaticamente invalida a garantia do fabricante.

A importância de escolher uma boa pasta térmica notebook

Se você fizer uma pesquisa rápida sobre pasta térmica, encontrará uma infinidade de marcas, modelos, tamanhos, tipos e preços. Toda essa variedade não é à toa. Cada um deles têm as suas particularidades, vantagens e desvantagens que complicam a escolha.

Ainda assim, é importante escolher com cautela para ter o melhor resultado pelo custo-benefício. Uma pasta térmica de qualidade, aplicada corretamente, impede que o seu computador superaqueça. O que demonstra que ela é um item tão essencial quanto qualquer outro componente do seu computador.

Em notebooks, existe mais um motivo para escolher bem: a durabilidade. Como abrir o notebook toda hora para repor a pasta térmica não é trivial, é interessante optar por uma que aguente um bom tempo de vida útil do seu computador.

Mas isso não significa que você precise sempre comprar a mais cara do mercado. O segredo é conhecer as opções e entender a que tem melhor custo-benefício para o seu laptop. Você confere como fazer isso com as dicas a seguir.

4 dicas para escolher a pasta térmica de notebook ideal para o seu caso

1. Confira a composição

Um dos principais critérios que você precisa ficar atento na escolha de uma pasta térmica para notebook é a composição da mesma. A pasta térmica de silicone é uma das mais populares. Ela não é tão potente quanto as outras, mas ainda oferece uma durabilidade decente e não conduz eletricidade, sendo uma escolha segura para quem nunca realizou esse procedimento.

Outra boa opção é a pasta térmica com partículas de metal na composição. Elas são mais duráveis, o que diminui a quantidade de trocas, além de melhores para dissipar o calor. Por outro lado, são condutoras de eletricidade, então é preciso ter cautela na aplicação. A prata é o metal mais comum e eficiente, mas também existem versões de cobre e alumínio.

A terceira opção são as pastas térmicas feitas de metal líquido em si. Elas são bem eficazes em condução térmica e funcionam para esfriar o notebook. Mas a condutividade elétrica e a dificuldade de aplicá-la, sem causar problemas, a torna melhor para os usuários mais experientes.

2. Compare a condutividade térmica

A condutividade é uma consequência direta do material escolhido. Em geral, o silicone tem condutividade mais baixa. Esse tipo de pasta é o bastante para notebooks mais comuns, que você usa apenas para atividades simples de trabalho.

Em contrapartida, pastas de metal têm uma condutividade térmica maior. Aquelas com partículas de prata, em particular, tem efeito melhor que as de cobre ou alumínio. São melhores para computadores mais potentes que precisam de uma força extra para dissipar o calor, como é o caso dos notebooks gamers. Assim, vale comparar a informação do produto com a necessidade do seu equipamento.

pote de pasta térmica

3. A embalagem também importa

A pasta térmica normalmente é vendida em bisnaga, seringa ou pote. As duas primeiras oferecem a menor quantidade, entre 3g e 10g. Pode parecer pouco, mas é o bastante para pelo menos 2 aplicações, já que a quantidade usada é pequena. Como a troca de pasta térmica não é tão frequente, essa quantidade é o bastante para usar antes do produto vencer.

Potes maiores, com 50g ou 100g, são melhores para quem tem uma demanda maior, como vários notebooks em casa ou trabalha com manutenção de computadores, por exemplo. Assim você pode comprar a opção com o tamanho perfeito para valer o seu investimento.

4. Finalmente, considere o preço

Preço é sempre um critério quando fazemos uma compra. No caso da pasta térmica para notebook, ela pode custar desde 5 reais até 200 reais. A diferença é em relação a composição, condutividade térmica, quantidade e fabricante.

Dessa forma, o mais caro não necessariamente é o melhor, visto que não adianta comprar um pote enorme de uma pasta térmica de metal se só vai usar um pouco no seu notebook de trabalho. Ainda que uma pasta de metal tenha uma durabilidade longa, de 10 anos, sua complexidade não é para todo mundo e nem mesmo para todos os notebooks duram esse período todo.

Por isso, balanceie bem as suas necessidades e use os critérios anteriores para encontrar a pasta térmica com melhor custo-benefício para você. O importante é averiguar a qualidade do produto e a reputação do fornecedor.

Quer mais dicas para manter seu notebook em pleno funcionamento por mais tempo? Recomendamos então a leitura deste artigo sobre como fazer a limpeza de notebook.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles