Onde comprar pasta térmica? Descubra os melhores lugares

Tempo de leitura: 6 minutos

Um dos grandes inimigos dos equipamentos eletrônicos é o excesso de calor. Alguns componentes necessários para o funcionamento de computadores, por exemplo, geram uma alta temperatura térmica apenas para operar, como é o caso do CPU, levando o consumidor a procurar onde comprar pasta térmica.

No entanto, em países muito quentes como o Brasil, essas peças, por super aquecerem e acabarem danificando os equipamentos a quem estão conectadas, podem gerar grandes prejuízos financeiros ou até mesmo acidentes graves. Para evitar que isso ocorra, e que a refrigeração seja controlada na temperatura indicada, é possível utilizar pastas térmicas específicas para os computadores.

Ainda que seja um item muito popular entre os consumidores mais ligados à tecnologia, muitos outros usuários ainda desconhecem os benefícios e onde comprar pasta térmica de qualidade. Se esse é o seu caso, saiba neste artigo como utilizá-la e também os melhores lugares para adquirir esse produto.

pote de pasta térmica

O que levar em consideração ao comprar uma pasta térmica?

Antes de escolher onde comprar pasta térmica, é importante pesquisar as opções disponíveis no mercado e o material utilizado em sua composição. Essa apuração é importante, pois depende muito para qual fim você utiliza o computador no dia a dia.

Esses aspectos irão influenciar diretamente no preço, finalidade e segurança da pasta térmica no seu equipamento. Em questão de condutividade, muitos técnicos aconselhariam a compra da pasta feita a base de metal, pois são, de longe, as melhores na condução do calor, porém, apesar de efetiva, elas podem ser grandes condutoras de eletricidade, aumentando os riscos de choque elétricos com a máquina.

Com esse contra tão relevante, você deve pensar em adquirir as pastas térmicas que são elaboradas à base de cerâmica ou silicone, mas ciente que é preciso consultar um técnico antes de fechar a compra, uma vez que é necessário também avaliar a quantidade de pasta que deve entrar em contato com o equipamento.

Após essas avaliações com o acompanhamento – se possível – de um profissional, podemos partir para a escolha da aplicação mais importante de cada modelo oferece ao consumidor. Atualmente escolher entre três tipos:

– Aplicador mais prático;
– Melhor fixação;
– Melhor custo-benefício.

Vamos conhecer cada um deles?

A pasta térmica enquanto aplicador mais prático

Esse modelo é mais indicado para consumidores mais exigentes, sua aplicabilidade oferece uma melhor condutividade do calor no CPU, oferecendo também um aplicador mais prático e rápido.

O formato de seringa do aplicador oferece essa facilidade, fazendo com que a pasta térmica não corra riscos de ser aplicada em locais diferentes do indicado, além de dar liberdade de ser aplicada por qualquer pessoa.

Pasta térmica com a melhor fixação

Geralmente, as pastas com melhor fixação são produzidas em prata pura. Com a quantidade presente na seringa de aplicação, o produto consegue atender entre 15 a 25 processadores com área pequena. Por se tratar de um produto com boa fixação, sua durabilidade tende a ser bem maior e reduz os riscos de acidentes nos fios condutores de eletricidade.

A pasta com melhor custo-benefício

O próprio nome já revela que é a opção mais barata entre as diversas pastas térmicas no mercado, no entanto, isso não é sinônimo de baixa qualidade, muito pelo contrário. Devido a qualidade do material em que ela é produzida, essa pasta consegue reduzir em até 15ºC a temperatura do CPU, dando ainda a vantagem de não promover uma condução elétrica, logo, bem mais segura na prevenção de acidentes.

Agora que você já sabe como a pasta térmica age e quais são os seus principais modelos, precisa encontrar um bom lugar para adquirir o produto.

Os melhores lugares para comprar pasta térmica

A pasta térmica pode ser encontrada tanto em lojas de varejo, que também vendem artigos de informática, como nos comércios especializados em tecnologia. Mesmo sendo seguro adquirir o produto por varejos grandes, como Lojas Americanas e Magazine Luiza, é mais recomendável procurar em departamentos focados no segmento.

Sendo assim, a bringIT traz diversas opções de pasta térmica para você avaliar qual mais combina com a finalidade e o tempo de uso do CPU diariamente. Com preços acessíveis, é possível realizar até mesmo uma compra reserva, uma vez que se torna difícil precisar o tempo em que o produto continuará agindo com total proteção ao equipamento.

A pasta térmica também pode ser utilizada em notebooks – nesse caso, é preferível também consultar um especialista antes de realizar a aplicação, principalmente se o modelo for com todas as peças integradas, sem a possibilidade de desencaixar as mesmas com facilidade em casa.

Outro item que deve ser levado em consideração na escolha de onde comprar pasta térmica é se o produto vem acompanhado de espátula. A espátula tem como principal função auxiliar na distribuição uniforme do produto na superfície do processador, tendo um maior controle durante esse trabalho, evitando que a mesma caia em outros compartimentos.

pasta térmica em seringa

Por que devemos utilizar a pasta térmica?

O computador, seja ele portátil ou de mesa, sempre representa um grande investimento na vida das pessoas, se tornando um eletroeletrônico que sempre inspira cuidados para que a sua vida útil seja bem mais alta do que o esperado. Para que isso ocorra, porém, é necessário tomar precauções para preservar suas peças mais importantes, como é o caso do CPU.

Por se tratar de um item indispensável para o trabalho de muitas pessoas, especialmente durante o grande regime de home office, o aumento do consumo faz com que ele esteja propício a falhas mais rápidas pelo aquecimento do processador, especialmente com a chegada da estação mais quente do ano.

Sendo assim, podemos entender que a pasta térmica se torna uma opção indispensável para quem deseja preservar a máquina e não pode se dar ao luxo de perder as informações de trabalho ali dentro contidas.

Esse produto também é indispensável para a segurança da máquina, evitando que acidentes possam ocorrer até mesmo no período em que a mesma estiver desconectada.

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas sobre esse produto, entre em contato conosco, nossos especialistas ficarão felizes em auxiliar você na melhor compra, de acordo com as suas necessidades.