ícone compartilhar redes sociais
DC Jack

O seu DC jack quebrou: o que fazer?

Welysson

O DC jack do seu notebook quebrou e você não sabe o que fazer? Tem dúvidas sobre a compra e a troca da peça antiga pela nova?

Pois bem, ao longo deste artigo, nós, da BringIT, vamos te ajudar a resolver esse problema. Ao fim da leitura, todas as suas dúvidas vão estar sanadas.

Vamos lá?!

Antes de tudo… O que faz o DC jack?

DC Jack

Com toda certeza, um bom ponto de partida para este texto é relembrar do que se trata e o que faz, de fato, o DC jack. Afinal, nós não estamos falando sobre uma peça popular como a bateria, o processador ou a placa mãe, não é mesmo?

Pois bem, embora possua uma função essencial para o bom funcionamento do seu notebook, o DC jack não é lá uma peça muito famosa. E olha que, dia a dia, todos nós temos contato com ela, sempre que precisamos recarregar as baterias de nossos dispositivos.

Isso quer dizer que o DC jack é um conector, trata-se da entrada que recebe o plug da fonte de alimentação. Sem ele, portanto, não é possível recarregar a bateria, que vai se esvaindo aos poucos (ou não) e forçando o desligamento do notebook.

Agora, ficou mais claro, não é?!

Além disso, é importante destacar que, para permitir a recarga da bateria, o DC jack deve estar funcionando da melhor forma, sem apresentar problemas e falhas, portanto. Por isso, aliás, devemos ter muito cuidado ao lidar com ela, para evitar quaisquer danos, tendo em vista que é uma peça um tanto delicada.

No entanto, pode ser que, em algum dia, o seu DC jack acabe quebrando… Mas, aliás, o que pode provocar um problema como esse?

O DC jack quebrou: por quê?

Se acaso o DC jack do seu notebook quebrou, é importante buscar qual razão levou a isso. Foi mau uso? Um problema interno? Pois bem, vamos em busca de possíveis razões.

Pode ser que um primeiro motivo que pode levar à quebra de um DC jack seja a própria queda do notebook. Quem sabe alguém esbarrou nele, derrubando-o no chão, quem sabe até mesmo algo caiu sobre o dispositivo?

Bem, são razões que podem, sim, causar esse problema. No entanto, há outras razões.

Você costuma conectar a fonte de alimentação em seu notebook quando ela está em uma tomada muito distante dele? Perguntamos isso porque tal prática acaba transformando o carregador em uma espécie de “varal”, esticando-o.

“Mas qual o problema disso?”, você pode perguntar. Pois bem, ao esticar o cabo da fonte de alimentação você acaba exercendo força tanto sobre a tomada quanto sobre o DC jack.

Com o tempo, então, esse peso pode provocar danos na peça e até mesmo pode quebrá-la. Quer outro possível motivo?

Pois bem, conectar e desconectar a fonte de alimentação, puxando-a pelo cabo, também pode provocar danos ao DC jack. O correto, então, é segurar pelo plug do carregador, encaixando-o do modo correto, sem deixar brechas.

Por fim, introduzir qualquer outro objeto que não seja o plug da fonte de alimentação também pode acabar quebrando o DC jack. Ou seja, todos esses eventuais motivos que citamos podem ter levado o DC jack do seu notebook à ruína.

Melhor evitar nas próximas vezes, não é mesmo?

O DC jack quebrou: o que fazer?

Se acaso o DC jack do seu notebook quebrou, então você deve procurar por uma nova peça. É preciso lembrar, no entanto, que não vai ser qualquer outro DC jack que vai funcionar: deve haver compatibilidade entre a nova peça e o seu notebook.

Um bom caminho para garantir isso, então, é comparando o código part number. Sendo assim, certifique-se sobre o código part number do seu notebook antes de comprar um novo DC jack.

Além disso, você vai precisar de uma nova peça se a atual não permitir mais o carregamento do seu notebook, certo? No entanto, outros problemas também indicam a necessidade de compra de um novo DC jack.

Um deles, por exemplo, é o mau contato. Se acaso você precisa ficar movendo o cabo da fonte de alimentação para conseguir recarregar a bateria, então, talvez precise de um novo DC jack.

Do mesmo modo, se há curtos-circuitos ao conectar a fonte de alimentação ao DC jack, mais uma vez pode ser que você precise de uma nova peça. O mesmo acontece, enfim, se a luz LED de carga da bateria (quando houver) estiver piscando de modo alternado, como também se houver um aquecimento demasiado do seu notebook (embora possa haver outras razões).

Lembre-se também de que a BringIT possui uma série de modelos de DC jack para o seu notebook. Clique aqui e conheça as opções!

O passo a passo

A troca do DC jack é uma tarefa que requer um conhecimento básico sobre informática. Desse modo, se acaso você não possui, procure por um profissional que preste assistência técnica.

Mas, se você for capaz de realizar a troca, nós lhe damos um breve passo a passo.

A primeira tarefa é desmontar o notebook, afinal, você precisa abri-lo para realizar a troca. Logo depois, o caminho é remover a placa mãe do dispositivos, assim como os demais componentes que estejam impedindo a troca do DC jack.

DC Jack

Em seguida, chega o momento de dessoldar o antigo conector DC jack. E, então, você pode soldar o novo conector DC jack em seu notebook.

Por fim, basta recolocar todas as peças que retirou e fechar o notebook. Não se esqueça, além disso, de testar o carregamento da bateria após esse procedimento.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre DC jack quebrado, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *