O que pode substituir pasta térmica: Saiba o que NÃO usar!

A pasta térmica é muito importante para o desempenho do computador e é preciso trocá-la depois de certo tempo. Na hora de trocá-la, algumas pessoas pensam em usar outras substâncias, mas o que pode substituir a pasta térmica?

A pasta térmica é responsável por evitar o superaquecimento do processador. Ela trabalha junto ao cooler, potencializando a refrigeração.

No entanto, a pasta deve ser trocada, pois ela resseca e fica dura com o tempo. Nessa situação, a pasta poderá atrapalhar o resfriamento da máquina, podendo acarretar problemas de superaquecimento.

Constantemente, algumas pessoas buscam por outros meios na hora de substituir a pasta térmica, utilizando produtos como pasta de dente, produtos para cabelo e até Nutella.

Pode parecer absurdo, mas muitas pessoas colocam seus aparelhos em risco com essas soluções alternativas. No entanto, nós da BringIT, viemos falar sobre o que pode substituir a pasta térmica.

pasta térmica

Qual a função da pasta térmica?

A pasta térmica se encontra entre o dissipador de calor do cooler e o processador. Nessa área, a superfície desses dois componentes possuem micro depressões que formam espaços vazios entre eles, que consequentemente formam ar.

O ar não é um bom condutor de calor e prejudica o trabalho do cooler. Assim, a pasta térmica é utilizada para cobrir esses espaços, permitindo a refrigeração.

A principal função da pasta térmica é evitar o superaquecimento do processador. Garantindo um bom desempenho e evitando danos nos componentes do computador.

Principais candidatos a “substituir” pasta térmica

Atualmente, quando temos alguma dúvida, vamos direto para a internet pesquisar. Nesse sentido, muitas pessoas acreditam em quase tudo que acabam vendo.

Fugindo da ideia de comprar uma pasta térmica, muitos buscam por dicas para substituí-la. Dessa forma, preparamos uma lista dos principais candidatos a substituir a pasta térmica que mais aparecem nessas pesquisas.

No entanto, quem decide seguir essas dicas e utiliza alguns desses itens acaba colocando seu aparelho em risco. Uma pequena economia substituindo a pasta térmica pode acarretar em um problema e um gasto muito maior no futuro.


Pomada para assaduras

A pomada para assaduras possui uma textura parecida com a da pasta térmica. Mas caso seja testada para substituir a pasta, acaba perdendo sua consistência devido ao calor. Ou seja, não dá para utilizá-la.


Gelol

O gelol é uma pomada para dores musculares e possui uma textura muito suave. Há quem diga que a pasta térmica pode ser substituída pelo Gelol.

No entanto, é claro que essa ideia está fora de cogitação. Quando colocada em um ambiente com uma alta temperatura, a pomada tende a se liquefazer, ou seja, ela evapora em sua maior parte.


Gel para cabelo

Também testado para substituir a pasta térmica, o gel de cabelo é outra tentativa falha. O gel é feito à base de água, ou seja, seca fácil e rapidamente quando exposto a grandes temperaturas.


Pasta de Dente

A pasta de dente possui uma consistência parecida com a da pasta térmica e vive sendo testada para substituir a mesma. Apesar de funcionar em alguns casos, após um pequeno período de uso, a pasta de dente seca e esfarela.

Como resultado, tem-se que a pasta de dente tem a mesma eficácia de uma pasta térmica velha ou de péssima qualidade.


Nutella

Até o creme de avelã queridinho de todos é testado para substituir a pasta térmica. Tendo uma textura semelhante à da pasta térmica, a Nutella já foi testada para o trabalho de refrigeração e é claro que não funcionou.

O creme perde a consistência rapidamente devido ao calor gerado na parte interna do computador. Além disso, o cheiro de chocolate queimado no computador não é muito agradável.

Definitivamente, podemos concluir que nenhum desses “substitutos” podem de fato substituir a pasta térmica. Pois, além de não funcionarem, podem danificar os componentes do computador.

O que é melhor: Não trocar a pasta térmica ou usar pasta térmica caseira?

Usar pasta térmica caseira está fora de cogitação, pois podem acarretar muitos problemas ao computador. No entanto, não trocar a pasta térmica também pode ser uma má decisão.

A pasta térmica velha não vai funcionar direito e você continuará com os problemas de superaquecimento. Nem pense em deixar o aparelho sem a pasta térmica.

Sem a pasta térmica, o trabalho do cooler e do dissipador é atrapalhado e o processador se aqueceria até não suportar mais. Esse superaquecimento poderia levar até a queima de alguns componentes. Logo, o ideal é trocar a pasta térmica e evitar qualquer problema do tipo.

Tipos de pasta térmica

No Brasil, só há dois tipos de pasta térmica no mercado: a pasta térmica de silicone (ou de zinco) e a pasta térmica de prata.

Clique aqui para ver algumas opções de pasta térmica no nosso site.


Pasta térmica de silicone

Esse tipo de pasta é mais acessível, é vendida em bisnagas e possui uma fácil aplicação. É indicada para aparelhos que não rodam programas ou jogos pesados, pois não possuem uma alta capacidade de resfriamento.

O tempo que leva para substituir a pasta de térmica de silicone após a aplicação é de, em média, 2 anos. Então, é bom ficar de olho frequentemente quando estiver perto de sua eficácia vencer, para não ter problemas com superaquecimento.

pasta térmica

Pasta térmica de prata

Essa pasta térmica tem uma capacidade de resfriamento muito alta, por isso é mais cara e vendida em seringas. Assim, indicada para quem usa computadores potentes em tarefas que demandam muito desempenho.

As pastas térmicas podem ficar no computador por um período de 5 a 10 anos. É bom investir em uma pasta dessas, pois além do seu grande desempenho, ela dura por um bom tempo.

Conte com a BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre o que pode substituir pasta térmica, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles