ícone compartilhar redes sociais
pasta térmica no processador

O que é pasta térmica para notebook?

adminblog_USR

O composto de transferência térmica, também conhecido como “pasta térmica para notebook”, é sem dúvidas um dos componentes mais cruciais, mas normalmente esquecidos na hora da montagem de PCs. ou notebooks.

Não é raro esquecer de comprar um tubo de pasta térmica para notebooks após gastar muito dinheiro na compra de todos os outros componentes envolvidos na construção do pc.

dinheiro

A pasta térmica para notebook, ou algum material oleoso de interface térmica, é necessária porque preenche as imperfeições microscópicas que de outra forma aprisionam as partículas de ar entre o processador e o cooler, que tem função de dissipar o calor, impedindo o resfriamento adequado do processador.

Com a aplicação correta da pasta térmica para notebook, o calor irradia para fora do processador através do cooler. Caso a pasta térmica não seja aplicada, o ar não consegue chegar ao cooler onde ele se dispersa. Isso se dá porque como o ar é um condutor de calor muito ruim, um elemento externo é necessário para preencher a lacuna entre os dois componentes.

Como aplicar a pasta térmica para notebook

A aplicação de pasta térmica para notebook é essencial para manter o processador frio e funcionando bem. Siga este guia geral para reaplicar a pasta térmica depois de remover o cooler de calor ou processador durante um reparo.

Recomendamos a leitura de toda esta seção antes de iniciar o processo de instalação, para que você saiba o que esperar, e possa planejar com antecedência.

Leia todas as instruções relevantes antes de começar. Isto inclui as que vêm com seu processador e a pasta térmica para notebook. Cada marca de pasta térmica e cooler é um pouco diferente, e conhecer as suas particularidades antes de começar ajudará o processo a ser mais fácil e seguro.

Passo 1

Antes de aplicar uma nova camada de pasta térmica, você deve primeiro remover qualquer pasta térmica antiga tanto da superfície do processador quanto do cooler de calor.

Passo 2

Use a extremidade plana de um spudger para raspar o máximo possível de pasta térmica solidificada do(s) núcleo(s) de cobre do cooler de calor.

Passo 3

Depois de raspar a pasta térmica solidificada, um resíduo ainda está presente no(s) núcleo(s) de cobre.

Passo 4

Use um filtro de café ou um pano sem fiapos e um pouco de álcool isopropílico (também conhecido como IPA, concentração 90% ou mais) para limpar o resíduo da pasta térmica da superfície de contato térmico de seu cooler.

Ao invés do IPA, você também pode usar um agente de limpeza específico para esse fim.

Quando a superfície estiver limpa, use um pedaço fresco de filtro ou pano de café e um pouco mais de IPA para remover quaisquer óleos e preparar a superfície.

Não toque nem no chip nem no cooler dissipador de calor, nem permita que qualquer poeira ou detritos fiquem sobre eles. Mesmo uma impressão digital pode ser um grande obstáculo à transferência térmica em um chip.

Permita que os dissipadores de calor sequem completamente!

Passo 5

Use a extremidade plana de um spudger de plástico para remover qualquer pasta térmica solidificada da superfície do(s) processador(es).

Não use nenhum objeto metálico para este procedimento. Tenha cuidado para não quebrar nenhum componente na superfície do processador, ou soltar nenhum composto térmico em nenhum componente (pastas condutivas podem causar problemas).

Passo 6

Para aplicar a nova pasta térmica, use o método de aplicação recomendado para seu processador tipo de linha vertical, linha horizontal, ponto médio ou espalhamento superficial.

Se você estiver usando o método de espalhamento de superfície:

  • Envolva a ponta de seu dedo indicador com um pedaço de plástico;
  • Distribua uma quantidade muito pequena de pasta térmica no(s) núcleo(s) do(s) processador(es);
  • Use seu dedo para espalhar suavemente a pasta térmica sobre todo o(s) núcleo(s) do processador.

Se você acidentalmente aplicar uma pequena quantidade de pasta térmica sobre a superfície verde do processador, isso não causará nenhum dano.

O seu processador está pronto para instalação do cooler de calor.

Não é necessário aplicar nenhuma pasta térmica para notebook sobre o cooler.

Passo 7

Para instalar o cooler use pressão leve, de cima para baixo para colocar a placa de base ou o bloco de água de seu cooler no processador, e mantenha essa pressão enquanto prende o resfriador ao mecanismo de montagem.

Você vai querer usar força suficiente para evitar que o resfriador deslize, e distribuir uniformemente a pasta térmica, mas não vai querer pressionar com força suficiente para curvar a placa-mãe ou danificar a CPU.

Mantenha o cooler no lugar enquanto você o fixa à placa mãe em um padrão diagonal, prendendo os parafusos (assumindo que você esteja usando um mecanismo de parafuso) como se você estivesse desenhando um “X” com eles. Não aperte totalmente os parafusos até que você tenha fixado os quatro, depois gire cada um algumas vezes antes de passar para o próximo, a fim de garantir uma pressão uniforme.

Passo 8

Verifique novamente o seu trabalho. Uma vez que a placa base ou bloco de água do cooler  esteja firmemente presa, verifique seu trabalho para certificar-se de que tudo parece correto.

Por que você precisa de uma pasta térmica?

Embora a base metálica do cooler e do processador parecem suaves a olho nu, estas placas metálicas têm imperfeições microscópicas que podem resultar em má transferência de calor. As duas superfícies não estão em contato pleno devido a essas imperfeições, de modo que a pasta térmica preenche esses espaços de ar, permitindo uma transferência de calor mais eficiente.

processador

Simplificando, a pasta térmica ajuda seu cooler a fazer seu trabalho de resfriar, e um processador mais frio significa menos problemas potenciais de desempenho, tais como o super aquecimento.

Com que frequência você deve substituir a pasta térmica para notebook?

Na maioria dos casos, você não deve ter que reaplicar mais de uma vez a cada poucos anos, embora você deva substituir sua pasta térmica se você remover seu processador por qualquer motivo.

Você também pode querer considerar a possibilidade de reaplicar a pasta térmica se você achar que a temperatura de sua CPU está subindo muito rápido.

Em caso de dúvida, consulte o fabricante da pasta térmica, e siga suas recomendações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *