Notebook sendo carregado.

Notebook pode ficar ligado 24h?

Muita gente tem dúvida sobre os possíveis problemas que deixar um notebook ligado o tempo todo pode causar. O desempenho do notebook pode ser afetado? A bateria pode sofrer algum dano? Há algo que pode ser feito a respeito? Vamos descobrir!

O notebook pode ficar ligado 24h?

Dispositivos com autonomia, diferentemente dos desktops, os notebooks costumam ficar ligados durante muitas horas, todos os dias, na casa de muita gente. Quem costuma fazer longos downloads ou escanear o HD à procura de vírus e erros sabe bem o que é isso.

Mas a pergunta é: deixar o notebook ligado 24h por dia pode provocar algum problema? Pois bem, se acaso essa pergunta fosse feita há alguns anos, a resposta seria “sim”. Isso porque, atualmente, as baterias dos notebooks são bem diferentes das que já foram.

As antigas baterias de notebooks contavam com uma memória de consumo, uma irregularidade que hoje não se faz mais presente. De modo geral, essa memória de consumo exigia que a bateria estivesse sempre sendo gasta.

Ou seja, ela deveria estar com o status de “carregada” para “totalmente sem energia”, sob a pena de perder potência, com o passar do tempo, se acaso ficasse sempre energizada.

Nos dias atuais, no entanto, as baterias são feitas de lítio ionizado e não sofrem desse mal. Ainda que estejam ligadas a todo tempo, então, a sua duração não muda muito, cumprindo sempre uma média de dois a três anos de vida útil.

Por outro lado, no entanto, o uso constante do notebook pode trazer outros problemas. Em primeiro lugar, o computador vai ser exigido demais, o que pode provocar um aquecimento em certos momentos. Principalmente aqueles em que muitas aplicações estiverem abertas ao mesmo tempo.

Do mesmo modo, estando ligado 24h por dia, o notebook vai demandar muita energia. Ou seja, o usuário vai precisar conectar o carregador várias vezes, o que certamente vai implicar um aumento no gasto de energia elétrica.

O ideal, então, é que sejam feitas pausas ao longo do dia. Ainda que precise usar o notebook por muitas horas, reserve momentos para que ele possa descansar.

E deixar o carregador ligado o tempo todo pode prejudicar o notebook?

Pode ser que haja uma outra dúvida em sua cabeça: deixar a fonte de alimentação conectada ao notebook o tempo todo pode prejudicá-lo? Pois bem, para responder à questão, precisamos explicar duas coisas.

Em primeiro lugar, a bateria do notebook nunca vai ser sobrecarregada. Isso quer dizer que, assim que a bateria chegar aos 100% de carga, o sistema do próprio notebook vai entrar em ação para evitar eventuais riscos. Ou seja, o notebook vai passar a receber energia diretamente da fonte de alimentação, poupando a bateria.

Sendo assim, não importa se você deixa o carregador conectado ao notebook por uma, duas, quatro, cinco, dez ou mais horas. Ele não vai viciar, porque é imune ao chamado “efeito-memória”!

O que pode prejudicar a sua bateria, por outro lado, é a descarga completa. Quando você permite que a bateria descarregue totalmente, você está contribuindo para que a sua vida útil termine mais rápido.

Saiba que as baterias de íons de lítio contam com um número máximo de ciclos de carga e descarga, em geral entre 300 e 500. Dessa maneira, quando esse número é alcançado, chega ao fim a sua vida útil e o usuário precisa fazer a troca da peça.

O carregador do notebook consome muita energia?

Caso você costuma deixar o seu notebook ligado 24h por dia (ou quase isso), é importante saber quanta energia o seu carregador consome. Você tem alguma ideia sobre isso?

As fontes de alimentação consomem diferentes quantidades de energia, a depender de suas especificações. No entanto, sabe-se que o consumo de um carregador conectado ao notebook costuma ser menor do que o gasto de um computador de mesa. Tudo depende da bateria do notebook.

Ah, vale lembrar que, quando só estão conectados na tomada, mas não nos notebooks, os carregadores praticamente não gastam energia. Algo em torno de 0,05w por hora.

Enfim, quem precisa usar o computador por muitas horas ao dia deve repensar a possibilidade de investir na compra de uma bateria de longa duração. Assim, ela vai garantir ao notebook uma autonomia maior, não sendo necessária a conexão junto à fonte de alimentação por tantas horas.

Essas baterias costumam ser maiores do que as demais, já que possuem mais células. Do mesmo modo, tendem a ser mais caras do que as tradicionais. No entanto, o benefício que elas oferecem compensa o custo.

Conheça os produtos da bringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre poder ou não deixar o notebook ligado 24h, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A bringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles