ícone compartilhar redes sociais
homem utilizando notebook

Notebook pedindo chave de segurança de rede: como proceder?

Welysson

Muita gente ainda fica confusa quando, ao tentar acessar a internet, se depara com o notebook pedindo chave de segurança de rede. Nesses casos, é comum o usuário se perguntar o que é ou para que serve tal chave, tentando resolver a questão o mais rápido possível.

Se você já passou por isso, saiba que é de extrema importância conhecer sobre o assunto, o que pode permitir que você se proteja de invasões e futuras perdas de dados particulares ou confidenciais.

Quer descobrir mais sobre o tema? Então, acompanhe o artigo a seguir até o final!

O que é uma chave de segurança de rede?

De forma bem simples, podemos dizer que uma chave de segurança de rede nada mais é do que um nome diferente para a senha da internet sem fio. Sim, a mesma que você utiliza quando se conecta com uma rede wi-fi, por exemplo.

Essa chave de segurança também é responsável por estabelecer conexões seguras entre quem está solicitando o acesso e a rede. Logo, tanto o usuário, quanto os dispositivos associados ficam protegidos contra invasores indesejados.

Assim, é fundamental estabelecer uma chave de segurança forte, pois quando essa senha é criada de maneira simples e com dados muito óbvios, a rede fica aberta para que pessoas mal-intencionadas invadam o seu sistema e roubem os seus dados.

Portanto, se você notar o seu notebook pedindo chave de segurança de rede, basta utilizar a senha da internet sem fio, combinado?

Precisando descobrir como conectar o wi-fi no notebook? Então, acesse agora mesmo nosso artigo sobre o assunto.

Conheça os diferentes tipos de chaves de segurança de rede

Os dois tipos de chaves de segurança de rede mais comuns são o WEP e o WPA (WPA2). Vamos conhece-los melhor abaixo?

WEP

Um “Wired Equivalent Privacy”, ou simplesmente WEP (privacidade equivalente aos fios), é uma senha de segurança para dispositivos que utilizam wi-fi. Tais chaves permitem que todos os dispositivos conectados em uma rede troquem mensagens criptografas entre eles, porém, criando uma espécie de bloqueio, que garante que as mesmas não sejam decodificadas por invasores.

A composição de uma WEP é sempre formada por uma sequência de números do 0 ao 9 e letras do “’a” ao “f”, que contenha 10, 26 ou 58 caracteres, dependendo da versão. Normalmente, essas chaves são geradas de forma automática, para que tudo fique mais simples.

WPA e WPA2

Conhecidas também como “WiFi Protected Acess”’ (acesso sem fio protegido), as chaves de segurança WPA e WPA2 são mais seguras do que a WEP, citada anteriormente.

Essa, aliás, é uma chave fácil de encontrar. Você possui um roteador em casa? Então, note que o aparelho contém uma espécie de adesivo em um dos lados, com o nome da rede e uma senha. Pois, essa é a chave WAP.

Ao contrário da WEP, o usuário pode definir sua própria sequência de caracteres, optando por números e letras correspondentes a datas, nomes de familiares, sobrenomes, hobbies ou qualquer outra coisa.

Certo, mas qual a diferença entre o WPA e o WPA2? Simples: o WPA2 é uma versão mais segura do WPA, já que utiliza um algoritmo muito mais recente, conhecido como AES. O AES, aliás, é um padrão de criptografia que suporta três comprimentos diferentes de chaves, com 128, 192 e 256 bits. Ou seja, quase uma fortaleza quando o assunto é segurança.

Mas, afinal, o que fazer quando o notebook solicitar a chave de acesso de rede?

Agora que você já sabe exatamente o que é uma chave de acesso de rede, é hora de descobrir como proceder quando o seu equipamento solicitá-la.

Como falamos anteriormente, o roteador possui um adesivo com o nome da rede sem fio e a senha. Nesse caso, basta utilizar as duas informações para conectar o equipamento.

Notebook pedindo chave de segurança para acesso sobre mesa ao lado de equipamentos

Se o seu notebook já estiver conectado ao wi-fi, mas continuar solicitando a chave de segurança, você pode encontrá-la de maneira simples e rápida, acessando as configurações do computador. Acompanhe abaixo como fazer isso.

Windows

Se o sistema operacional do seu notebook for Windows, siga os seguintes passos:

  • Clique no menu “iniciar” e selecione a opção “configurações”;
  • Selecione, em seguida, a opção “rede e internet” e vá para “central de rede e compartilhamento”;
  • Clique no nome da rede em que você deseja se conectar e, no status de wi-fi, selecione as “propriedades sem fio”;
  • Então, clique na opção “chave de segurança de rede” e digite a senha do roteador;
  • Na sequência, você será conectado à internet.

Se o seu notebook já possui a chave memorizada, mas você não se lembra qual é, descubra da seguinte maneira:

  • Vá até o painel de controle do notebook e selecione “rede e internet”;
  • Clique em “gerenciar redes sem fio” e, na sequência, clique no SSID da rede (o nome);
  • Com o botão direito do mouse, clique no nome da rede e em “propriedades”, escolhendo a guia de segurança;
  • Agora, basta selecionar a opção “mostrar caracteres” para descobrir a chave de segurança da rede.

Mac

Agora, se o seu sistema operacional é Mac e você notar o notebook pedindo chave de segurança de rede, siga esses passos:

  • Abra a função “pesquisa”;
  • Procure por “acesso às chaves”;
  • Busque por sua rede wi-fi e clique nela;
  • Selecione “mostrar senha”.

Pronto! Você já pode ter certeza da chave de acesso da sua rede.

O que fazer quando o sistema aponta um erro de incompatibilidade de chave?

A questão do notebook pedindo chave de segurança de rede já foi resolvida, no entanto, você se depara com uma mensagem de “erro de incompatibilidade de chave” sempre que tenta inserir a senha. E agora, o que fazer?

Para corrigir esse problema, é possível seguir algumas dicas, como:

  • A senha inserida pode estar errada. Logo, certifique-se de utilizar as letras maiúsculas e minúsculas da maneira correta;
  • Você tem certeza de que a chave está certa? Então, reinicie o dispositivo e o roteador para garantir que não houve nenhum problema de travamento.

O problema persiste? Outra opção é redefinir o sistema. Para isso, é preciso fazer login no roteador e criar um novo nome para a rede, além de uma nova chave de segurança. Vá até “configurações de rede” e exclua da “central de compartilhamento” os detalhes da mesma, reiniciando o computador em seguida. Busque pela rede e adicione uma nova chave de segurança. Pronto!

No entanto, lembre-se que o mais indicado é sempre procurar um profissional para lhe auxiliar com essas questões de redefinição de rede, caso você não entenda muito bem do assunto. Assim, o serviço será feito de forma mais rápida e você não terá problemas extras.

E aí, gostou de descobrir como solucionar o problema de chave de segurança de rede? Então, aproveite para ler mais conteúdos como esse no nosso blog e conhecer o site da bringIT agora mesmo!