Notebook open-box, recondicionado ou usado. Qual é a diferença?

Mesmo com classificações diferentes, eles têm algo muito bom em comum: o bom preço. Saiba a diferença entre um notebook open-box, recondicionado e usado.                          

Dentre os diversos motivos que levam uma pessoa a considerar adquirir um notebook usado, o preço acaba sendo um fator relevante. Isso vale também para outros aparelhos eletrônicos. Por ser um bem durável, o investimento é alto – considerando outros produtos que consumimos no dia a dia – e provavelmente não é sua intenção investir em algo que comprometa parte do seu dinheiro e não funcione da forma que você espera, não é mesmo?

A compra de aparelhos eletrônicos usados é uma prática muito comum no exterior, já no Brasil ainda há uma certa resistência. Acontece de vermos com maus olhos um produto que já foi usado por alguém, foi aberto ou apresentou algum defeito.

Então, para ajudar a esclarecer suas dúvidas, nós da bringIT desenvolvemos um material bem didático para você saber de uma vez por todas a diferença entre notebook open-box, recondicionado e usado. Confira:

Notebook Open-box

Também chamado de “reembalado” ou “recertificado”, os notebooks dessa categoria não podem ser considerados novos por conta de fatores como:

  • Pequenas avarias na embalagem

O produto pode apresentar avarias na embalagem que geralmente ocorre no transporte inadequado da mercadoria. Muitas vezes o notebook não possui defeitos ou mesmo nunca foi usado, mas são devolvidos pelos atacadistas por não estarem em condição de novos.

  • Devoluções

Às vezes um cliente apenas não gostou da cor do produto ou se arrependeu da compra. E se ele devolveu dentro do período compatível com a política de trocas, esse produto é aceito pela loja. A partir da hora em que o lacre da embalagem do notebook é rompido, já não pode ser classificado e vendido como novo.

  • Mostruários

Também podem ser notebooks usados como mostruário das lojas. Como ele está diretamente exposto, tanto ao público quanto ao clima (exposição ao sol, poeira, etc), estão suscetíveis a avarias e não podem ser considerados novos. Podem ou não ter apresentado defeitos ou desgastes.

  • Embalagem violada

Notebooks com embalagem violada, mas que não foram utilizados ou que apresentam falta de algum acessório obrigatório.

Vale a pena para quem?

Um notebook open-box é uma ótima opção para quem está procurando um notebook mais próximo do novo ou ainda se sente inseguro em comprar um aparelho com um tempo de uso considerável. Alguns sites costumam classificar os notebooks por estado de “ótimo”, “bom” e “regular”. Os preços deles se diferenciam pelo modelo, ano, tipo de configuração e nível de avarias.

Leia mais sobre as diferenças entre notebook e ultrabook

Lembrando que, no processo de revenda desses produtos, mesmo que não tenham sido devolvidos com algum defeito aparente, são feitos testes de qualidade e usabilidade para que o notebook chegue em perfeitas condições até você. Além da garantia de 3 meses estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor que oferece uma segurança maior na hora da compra.

Notebook Recondicionado

São aparelhos que apresentaram algum problema ainda em linha de produção ou que foram devolvidos pelo consumidor. Após esse processo o notebook retorna para a fábrica ou assistência autorizada e tem o defeito reparado. São feitos testes que comprovam que ele está apto para uso. Os notebooks recondicionados precisam ter a garantia de funcionamento e se isso não acontecer, são imediatamente descartados para não haver problemas futuros.

electronic renovation in repair shop. engineer disassembling broken laptop removing keyboard

Fique por dentro:

Esses notebooks podem conter substituição de peças que apresentaram defeito, como bateria, fonte, HD, tela ou qualquer outro componente que comprometeu o funcionamento do aparelho.

Vale a pena para quem?

Os notebooks recondicionados são uma opção interessante para quem considera adquirir um aparelho mais atualizado, gastando menos. Nessa categoria, as chances de encontrar aparelhos top de linha ou lançamentos do mercado é grande. Tanto para notebooks de performance quanto os mais básicos.

Sem desconfianças

A procedência é um fator muito importante na hora de comprar um notebook recondicionado. Opte sempre por lojas confiáveis, que ofereçam garantia. No caso de loja física, vá até o local e veja o aparelho, teste suas funcionalidades e vá preparado para perguntar tudo. Não saia de lá com dúvidas. No e-commerce, basicamente, você pode seguir os mesmos passos, a única diferença é que você vai poder testá-lo quando ele chegar na sua casa. Por isso é importante checar a garantia, ok?

Notebook Usado

Como o nome já sugere, são notebooks que já foram utilizados que podem ter apresentado problemas, ter desgastes ou apenas foram trocados por um aparelho mais novo. Para a venda são realizadas as devidas manutenções e testes que garantam a funcionalidade plena do notebook.

Smart modern male customer choosing laptop in the computer store. difficult decision. He is opening notebook for checking.

Detalhes que podem te ajudar a avaliar o aparelho:

  • É normal apresentar desgastes em teclas ou touchpad, essa troca pode ter sido realizada ou não;
  • Marcas de uso na carcaça como leves amassados ou riscos;
  • Considere sempre o valor anunciado com as avarias do notebook. Uma dica é pesquisar o valor original e fazer uma comparação de preço com o notebook usado.

Vale a pena para quem?

Se você prioriza que um notebook atenda às suas necessidades básicas e está disposto a deixar um pouco de lado o visual do aparelho, há grandes chances do notebook usado ser uma opção para você. Modelos com mais de dois anos de uso são ideais para ações básicas como editor de textos, internet e planilhas. Agora, se você procura por um bom processador que suporte softwares mais complexos, sugerimos que considere a compra de um notebook open-box ou recondicionado.

Leia aqui sobre a melhor memória RAM para o seu notebook 

Outro ponto a ser considerado é o preço. Esses tipos de notebooks costumam ter uma diferença que vai de 20% a 60% a menos que o valor original do aparelho novo.

E aí, já sabe qual é o notebook ideal para você?

Agora, na bringIT você encontra notebooks open-box, recondicionados e usados. Clique e confira os modelos disponíveis.

bringit

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário! 😉

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles