ícone compartilhar redes sociais
Imagem de um teclado de notebook, em cima dele está um headset.

Notebook gamer: as principais diferenças diante de um notebook para o dia a dia

adminblog_USR

Descubra as principais diferenças entre os tipos de notebooks e o que é possível fazer com cada um deles


É muito comum usarmos o notebook para as tarefas comuns do dia a dia. Ele nos serve para demandas de trabalho, estudo ou até mesmo coisas mais simples como navegar na internet e outros. Mas, alguma vez você estava querendo se divertir e tentou instalar um jogo, e o mesmo não rodou ou ficou muito lento? 


Muitas vezes, o notebook tem uma configuração de fábrica muito boa e mesmo assim não consegue atender essa necessidade. Isso acontece porque ele não é um notebook gamer, ou seja, preparado para isso. Nesse post iremos te apresentar as principais diferenças e características entre os modelos. Confira! 

Principais diferenças

Quando falamos de modelos de notebook a principal diferença é o nome, comum e gamer. O primeiro, como ele mesmo é chamado, tem como principais atividades as mais comuns do dia a dia. Entre elas podemos destacar:


  • Acessar a internet;

  • Trabalho;

  • Estudo;

  • Criação de textos, tabelas, apresentações;

  • Ouvir música;

  • Ver vídeos, entre outros.


Já o notebook gamer é feito para rodar jogos de diversos tipos diferentes. É claro que algumas funções são comuns em ambos os modelos, porém, as principais diferenças estão nas características específicas de cada um deles. Para explicar melhor, vamos falar sobre cada um deles de forma separada.

Notebook comum

Como falamos anteriormente e o próprio nome indica, o notebook comum, é projetado para atender as demandas diversas diárias. Esse tipo de atividade não demanda um alto desempenho do aparelho por um longo período de tempo. Dessa forma, os componentes internos, como o processador e a memória, trabalham de uma maneira mais tranquila. 


Esse mesmo modelo, quando é necessário fazer uma tarefa mais “complicada”, que exige maior desempenho, como rodar um vídeo ou uma animação, consegue atender muito bem e continua funcionando normalmente depois. 

Agora, para executar tarefas que demandam o uso dos componentes operando em alta performance por um longo período de tempo, já não é o ideal. Os notebooks comuns não são projetados para isso. Os fabricantes já o fazem levando em consideração o uso cotidiano, levando em consideração que os programas que serão utilizados não irão depender de um processamento ao máximo.


Isso não significa que essas máquinas não possam atingir 100% do seu processamento. Podem, porém, voltam rapidamente aos consumos mais comuns. Isso permite até que o sistema de refrigeração funcione perfeitamente e mantenha o notebook com temperaturas ideais para a utilização normal.


Como o notebook comum é feito para aguentar somente picos de superaquecimento, ficam impossibilitados de resistir a situações mais intensas. Caso isso aconteça, para evitar que os componentes fiquem muito quentes, o aparelho entra em um processo de segurança chamado thermal throttling que derruba a frequência do processador e da placa de vídeo até que as temperaturas se normalizem e voltem ao aceitável.

Notebook gamer

O notebook gamer é um modelo mais robusto e pesado, e isso tem um motivo. Diferentes dos comuns, o seu sistema de refrigeração é mais forte e mais sofisticado. Internamente, o seu hardware possui um sistema mais avançado de coolers, dissipadores e isolamento. Até mesmo a disposição dos componentes é diferente, justamente para beneficiar a circulação do ar dentro do aparelho. 


O notebook gamer também tem uma configuração melhor, mais parruda. Juntando o sistema de refrigeração mais potente, uma estrutura maior e mais espaçosa, maior distanciamento dos componentes e circulação de ar adequada, esses modelos conseguem operar com grande capacidade por muito mais tempo ininterruptos. 


Todo esse conjunto do notebook gamer garante que a máquina funcione em suas melhores performances sem prejudicar nada dela. Isso é ideal para jogos, onde geralmente, o usuário passa horas e utiliza os componentes em suas capacidade máximas, principalmente nos games mais modernos.  

Qual notebook escolher?

Se você está em dúvida em qual modelo de notebook deve escolher, a resposta é mais simples do que imagina: qual será o seu uso? Visto a estrutura e configurações de um notebook gamer, é claro que ele irá atender todos os usos de um comum, porém, usar ele somente para isso é bobeira.


É preciso levar em consideração também o preço. Pra que gastar muito mais para utilizar o notebook em tarefas comuns? Para se ter uma ideia, um notebook gamer pode ser duas ou até três vezes mais caro que o outro modelo. Não faz sentido esse tipo de investimento se não for utilizar para tal.


Agora, se você quer jogar games e aproveitar as melhores configurações sem perder o desempenho, a melhor opção são os modelos de notebook gamer. Além disso, ele pode funcionar de uma forma híbrida, atendendo tanto às demandas mais simples, do dia a dia, como às que necessitam de configurações mais robustas.


Outra vantagem do notebook gamer é a mobilidade. É muito comum pessoas “montarem um PC” para rodar os seus jogos preferidos, porém, ele é fixo e a diversão se limita ao espaço que ele foi montado. Com o notebook gamer, você tem a opção da locomoção e pode utilizar o aparelho em qualquer lugar. Isso é ótimo para quem viaja e até mesmo para os gamers profissionais que precisam levar o aparelho sempre consigo. 

Acessórios para notebooks

Independente do tipo de notebook que você precisa, comum ou gamer, os acessórios gamers se destacam no mercado. 


Seja no conforto da cadeira gamer, na qualidade do som e voz que o fone gamer proporciona ou na responsividade dos mouses e teclados gamers, os periféricos voltados para o público gamer são, geralmente, muito superiores aos acessórios para notebooks comuns.


Aqui na BringIT você encontra as melhores opções do mercado e conta com um time de especialistas prontos para te ajudar. Acesse agora mesmo o nosso site e confira as melhores opções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *