Notebook Dell travado – como reiniciar?

Notebook Dell travado – como reiniciar?

Tempo de leitura: 5 minutos

Seu notebook Dell travou e você não consegue mais acessar e iniciar o Windows? Saiba os principais motivos e como resolver esses conflitos.


Grande parte dos usuários de notebook já se depararam com problemas que travaram o acesso e impediram a inicialização do Windows. Da mesma forma, já observaram informações que o computador parou de responder, travando a navegação.

Problemas tecnológicos são comuns quando existem algumas falhas internas ou aconteceu alguma situação que forçou o computador a desligar automaticamente ou travou sua tela. Todavia, identificar esses erros exigem um pouco mais de conhecimento técnico e estudo.

Usuários do notebook Dell quando encontram problemas na inicialização do aparelho, costumam se desesperar e buscar incessantemente o suporte para resolução. 

Visando trazer um guia rápido para identificar problemas que deixam o notebook Dell travado e facilitar a resolução pelo próprio usuário, além de aprender a lidar com seu dispositivo, hoje vamos mostrar um tutorial dos possíveis conflitos e como resolvê-los. 

Notebook Dell travado: o que fazer quando o sistema para de responder

Pode acontecer que, durante o acesso ao sistema, o notebook Dell trave e impeça o usuário de prosseguir com a utilização. Assim como na maior parte dos casos, existem procedimentos básicos a serem testados e tentar reverter a situação diretamente.


A forma mais básica e sempre indicada por especialistas no assunto é forçar o desligamento do notebook Dell travado. Informado no próprio site da Dell na aba de suporte, segurar o botão de ligar por 15 segundos até ver o desligamento completo é o passo inicial.


Após isso, basta reiniciar o computador e verificar se tudo voltou ao normal. Por outro lado, em alguns casos que o notebook para de responder repentinamente, pode ser um problema de sistema, sendo necessário um outro procedimento.


Primeiramente é importante verificar se há alguma peça de hardware em mau estado e com necessidade de troca. O desempenho do aparelho tem ligação direta com todas as peças, quando uma apresenta problema, pode ser o fator que deixa o notebook Dell travado. 


Também pode haver alguma peça mal conectada que está influenciando o desempenho do aparelho. Para isso, abra o notebook seguindo as instruções do fabricante e confira se há algum problema identificável. Depois, ligue novamente e veja se foi resolvido. 


Notebook Dell travado: formas avançadas de resolução do problema na inicialização


Paralelamente, quando o problema não é resolvido pelo desligamento forçado ou então não foi identificado problemas aparentes nas peças internas do notebook Dell travado, medidas mais avançadas são utilizadas para identificar e resolver o problema.


Entre dicas a serem seguidas para detectar e resolver o problema no destravamento e inicialização do aparelho, pode-se destacar:

Código de Erro do Windows

Quando o notebook travar, o Windows pode exibir um código de erro, sendo uma forma rápida de localizar informações. Para isso, usar os mecanismos de pesquisa para procurar o significado do problema em específico é fundamental.


A Dell e a Microsoft disponibilizam em seu site tutoriais que explicam alguns códigos de erros. Assim, pesquisar o que pode estar acontecendo usando as ferramentas certas auxilia a resolver os conflitos que estão deixando o notebook Dell travado.

Exibir o diagnóstico de notebook Dell travado

Para identificar problemas no hardware através do sistema, execute o diagnóstico do notebook Dell travado. 


Se após a execução ainda não for detectado a raiz do problema, outros testes podem ser feitos como o Teste rápido e uma verificação completa de diagnósticos no próprio notebook Dell. 


Para saber como executar o diagnóstico e fazer possíveis testes, basta procurar o suporte online da Dell que disponibiliza artigos tutoriais de como resolver determinados conflitos. 

Faça regularmente manutenções no seu aparelho

Essa dica é mais preventiva do que repressiva, mas pode ser aplicada das duas maneiras. É muito importante o usuário do notebook frequentemente fazer limpezas e verificar o desempenho do sistema.


Pelo uso constante e o acúmulo de informações, podem acabar surgindo problemas que deixam o notebook Dell travado quando não é feito limpezas ou conferências frequentes. 


O Windows 10 já apresenta mecanismos que fazem maior parte dos processos automaticamente, devido a integração do sistema. Os outros Windows ainda contam com mais ação dos seus consumidores para executar determinadas tarefas de manutenção.


Realizando manutenções regulares, é evitado problemas na inicialização do notebook Dell. Da mesma forma, no notebook Dell travado, siga as outras instruções para reativar seu funcionamento e após voltar ao normal, execute essa dica para evitar novos conflitos. 

Verificar a saúde dos drivers 

Outro ponto que pode estar causando o travamento do seu notebook Dell são drivers desatualizados. Para isso, atualize atualmente e após evite ter o notebook Dell travado por instabilidades na execução desses softwares. 


A Dell recomenda a atualização na seguinte sequência:

  • BIOS;

  • Driver do chipset;

  • Driver de vídeo;

  • Driver de áudio;

  • Driver de rede;

  • Ademais drivers.

Após atualizar esses drivers teste o notebook novamente e verifique se foi resolvido o erro.

Atualize o Windows!

Por fim, verifique se seu Windows está devidamente atualizado. Caso seja necessário, o notebook irá alertar sobre a necessidade de instalar novas atualizações do Windows.


Lembre-se: é muito importante estar sempre atualizado, pois as atualizações trazem novidades e novas ferramentas para controle que ajudam a afastar a incidência de falhas, evitando assim a presença de um notebook Dell travado e dores tecnológicas ao usuário. 

Trabalhe o desempenho contínuo do seu notebook!

Agora que você já sabe como resolver possíveis problemas que estão travando seu notebook, não perca tempo em ficar craque em todo o funcionamento do aparelho e como manter em dia a sua saúde.


Busque especialistas que estejam lado a lado com você, ensinando práticas para alcançar um bom desempenho e uma qualidade excelente de uso do seu notebook.


Conhecimento tecnológico na era da tecnologia é ouro! Invista no seu crescimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *