Notebook usado para estudar: qual o melhor?

Tempo de leitura: 6 minutos

Em época de pandemia, quando o mundo virtual tomou conta, ter um notebook para estudar se tornou essencial, entretanto nem todas as pessoas têm 2 mil reais para comprar um novo, então aí que vem a questão de comprar um notebook usado para estudar.

No Brasil, é possível encontrar diversos modelos que tenham hardware suficiente para realizar pesquisas na Internet, assistir a vídeos, editar e salvar documentos, entre outras funções.

Entretanto, na hora de escolher um notebook usado para estudos é preciso considerar alguns aspectos importantes do aparelho e suas especificações técnicas, principalmente, sua intenção de usá-lo como plataforma para estudar.

Há pessoas que procuram um notebook bom e barato, mas isso é relativo. Cada usuário tem um tipo de necessidade e realiza diferentes atividades no computador.

Por isso, nós da bringIT criamos esse post com dicas para você fazer a melhor escolha.

Qual é o melhor notebook usado para estudar?

Levando em consideração que na maioria das vezes os estudantes não possuem um orçamento alto para investir nesses aparelhos, aprender a comprar um usado com qualidade é essencial.

Outro ponto importante é que grande parte dos estudantes usam os aparelhos para tarefas simples como navegação na internet, uso de editores de texto, entre outros, ou seja, a ficha técnica do aparelho não precisa ser avançada.

notebook usado

Pensando nisso, preparamos algumas dicas do que levar em consideração na hora de escolher um notebook usado para estudos. Confira!

Baterias com Longa Duração

Partindo do princípio de que você vai usar o laptop fora de casa com frequência, vale a pena adquirir um notebook com mais autonomia de bateria no mínimo, de seis horas.

Em suma, essa questão pode ser um ponto chave se você não espera ficar se preocupando com um carregador a todo momento e quer mobilidade. Ainda mais se você mantém o Wifi conectado sempre… isso suga sua energia.

No geral, não é só o tamanho da bateria que manda, mas também o consumo do modelo, existem processadores e componentes que consomem mais e outros menos, por isso fique atento principalmente no caso de comprar um usado, saber quanto tempo a bateria possui e checar a saúde dela é essencial.

Por isso, uma dica é encontrar marcas que vendem a bateria à parte, para que você consiga trocar caso necessário 

Placa de vídeo

Antes de mais nada, essa é uma peça importante pois é através dela que será possível assistir uma vídeo aula ou ler algum artigo.

placa de video

Em resumo, ela é responsável por todas as imagens que aparecerão na tela do seu notebook, a placa de vídeo precisa ser de boa qualidade para a leitura de trabalhos, artigos, vídeos e tudo o que será utilizado para os estudos.

Armazenamento

Pensando que todo estudante tem muitas apostilas, livros e trabalhos escolares ou acadêmicos em pdf. Então saiba que a melhor opção é escolher um notebook com boa memória. Nestes casos, recomenda-se 500 GB ou 1 TB.

Além disso, é importante saber a diferença entre os dois tipos de memórias: HD e SSD.

  • Os HDs são ideais para guardar arquivos,
  • SSDs são focados em velocidade, ou seja, esse tipo de componente para armazenamento de dados é muito mais rápido do que os tradicionais HDs.

Atenção para o teclado e o Touchpad

O Touchpad:

  • é o mouse do notebook, com ele, o usuário movimenta o cursor na tela passando os dedos sobre um pequeno painel sensível a toques.

Portanto, é necessário prestar atenção nesse detalhe porque ao comprar usado talvez essa parte pode estar desgastada.

Já no que condiz ao teclado, fazer trabalho exibe muita digitação, portanto você precisa se preocupar mais com essa parte. Em suma de atenção:

  • Se o modelo é ABNT 2 tem a tecla “Ç”. Modelos importados ou com versão “teclado internacional” não possuem esta tecla.
  • Veja o tamanho das teclas
  • Sensibilidade (duras ou macias conforme sua preferência
  • Espaço para apoio dos punhos
  • Concavidade ou Curvatura das teclas (isso pode prevenir erros de digitação)
  • Teclas com maior frequência de uso serem maiores (tem modelos em que o Enter é bem pequeno)

Estrutura e tamanho da tela

Passar horas olhando para uma tela lendo ou assistindo vídeo aula pode ser extremamente cansativo, né?

Primeiramente, confira as condições da tela, se tem arranhões, além disso em sua estrutura tem uma peça que chama dobradiças que é o que possibilita o movimento de fechar e abrir tela. Em notebooks antigos, as dobradiças se desgastam, e a tela fica solta.

Antes de comprar você pode perguntar sobre dobradiças para se certificar de que você não acabar com um dispositivo com problemas.

Em segundo lugar, observe o tamanho da tela, pois como vai ficar na hora de passear com ele na mochila, por exemplo?

Certamente, as dimensões da tela não são fator de qualidade: você deve escolher aquela que for mais adequada às suas necessidades!

Para quem se locomove bastante com o laptop, uma tela com 14 polegadas ou menos pode ser o ideal, pois não vão pesar tantos quilos, ficando mais fácil para o transporte até sua sala de aula esse parâmetro indica que o equipamento é pequeno e, portanto, fácil de ser transportado em uma bolsa ou mochila.

Resolução da tela

Outro fator importante além do tamanho, é a resolução do display. Nossa dica é para que você verifique se o equipamento vem com tela full HD ou superior (por exemplo, de 1920×1080 pixels), especialmente se o componente tiver 15,6 polegadas ou mais de tamanho.

Muitos notebooks trazem tela HD (1280×720 pixels ou 1366×768 pixels, por exemplo). Essa resolução não chega a ser ruim, mas a experiência é muito melhor com um visor que é pelo menos full HD.

Lembre-se que você passará muitas horas na frente do notebook estudando.

Também vale a pena observar a tecnologia da tela. Grande parte dos notebooks vendidos no Brasil é do tipo TN LCD. Essa tecnologia é mais barata, mas, dependendo do ângulo de visão, causa distorções que prejudicam a visualização.

Em conclusão, todos os pontos aqui citados citados aqui oferecem um bom desempenho em tarefas básicas, principalmente ao pensar que você está comprando um produto usado.

Então se for isso que você procura pode ter certeza que estará bem servido dentro do seu orçamento máximo para a compra de um notebook usado para estudar. E aí, gostou das nossas dicas? Aproveita e visita nosso site, clicando aqui. Lá temos notebooks usados com ótima qualidade que podem atender você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *