ícone compartilhar redes sociais
notebook com destaque para botão liga desliga modo de espera

Deixar o notebook em modo de espera (stand-by) não gasta energia. Mito ou Verdade?

adminblog_USR

Essa é uma dúvida muito comum, já que muitas vezes não desligamos completamente o notebook, apenas fechamos a tampa e com isso achamos que vamos economizar bateria. Será?

Quando fazemos isso, o notebook entra em modo de espera, o famoso stand-by. Mas será que assim ele não gasta bateria? Mito ou Verdade?

Fonte para bateria de notebook em fundo branco

Resposta: MITO!

StandBy

O modo de espera, ou stand-by é na verdade um modo de funcionamento que gasta a energia da bateria sim, mesmo que pouca. Isso porque, obviamente, a única maneria de um notebook não gastar energia é quando está desligado.

Geralmente os computadores ou notebooks consomem uma quantidade significativa de bateria enquanto estão em modo de espera e isso pode ser refletido na sua conta de luz, se o ele estiver ligado à tomada. No stand-by, eles permanecem ligados, pois estão trabalhando para que quando você toque na tecla de ligar, ele reabra novamente como você o deixou.

hibernar

Você está gastando uma quantidade razoável de energia e não sabe. Para poupe a vida útil da sua bateria e do seu aparelho, ao invés de usar o modo de espera, deixe-o hibernando, pois dessa forma o notebook irá desligar totalmente e salvará os dados dos aplicativos abertos, enquanto o stand-by desliga o monitor e o disco rígido, continuando a gastar.

Bateria para notebook em fundo branco

Mas lembre-se: se você não for usar por um longo tempo é aconselhável desligar o aparelho e mais tarde ligar novamente.


Se mesmo assim a bateria do seu notebook não apresentar um bom desempenho e a carga acaba rapidamente é hora de comprar uma bateria nova!

bringit