ícone compartilhar redes sociais

Mitos e lendas sobre as baterias de notebook

adminblog_USR

Os mitos e lendas que rodeiam as baterias de notebooks são muitos e variados. Como avaliar a vida útil da bateria, como carregar a bateria da maneira correta, quais as formas mais corretas para carregar a bateria do notebook… esses são apenas alguns exemplos. Para acabar com as principais dúvidas, nesse texto nós vamos te mostrar as respostas corretas sobre os equívocos que as pessoas espalham sobre as baterias de notebook.

Bateria para notebook com 6 células em fundo branco

Mitos e respostas sobre as baterias de notebook

Mito 1: “A bateria do meu notebook está viciada!”

Resposta: Atualmente, os notebooks funcionam com baterias de íon lítio, armazenando mais cargas que as antigas baterias. Isso impede o antigo “efeito memória” que era o causador do “vício” das baterias de Níquel Cádmio. O que realmente acontece é que a bateria vai perdendo naturalmente sua capacidade de armazenamento com o tempo e o uso, até que chega ao fim de sua vida útil.

Mito 2: “Meu notebook só ficava ligado na tomada, com certeza foi isso que estragou a bateria”

Resposta: Usar o notebook sempre conectado à energia não vai estragar a bateria. Os notebooks mais novos possuem um sistema que consegue detectar os níveis da bateria. Isso significa que quando o aparelho chega a 100% de carga, passa a utilizar a energia direto da fonte. Dessa forma, não há aquecimento do notebook nem da fonte. Alguns modelos possuem um sinal luminoso de LED que muda de cor para indicar quando a carga está completa.

Mito 3: “Acabei de comprar meu notebook e o vendedor disse que devo deixar carregando por 12 horas”

Resposta: Se a sua bateria for de íon lítio não é necessário deixar carregando todo esse tempo antes de utilizar o notebook. Diferentemente das antigas baterias de Níquel, que precisavam de um longo tempo de carregamento, as baterias de Lítio são muito mais eficientes e rápidas, não necessitando desse tempo de carga.

> Precisa de uma bateria ou fonte nova para o seu notebook? Na bringIT tem! São diversos modelos com compatibilidade garantida!

Mito 4: “Vou aproveitar ao máximo a vida útil da bateria do meu notebook utilizando cada carga até acabar”

Resposta: Nunca utilize a bateria até os últimos elétrons de carga pois isso vai prejudicar a vida útil dela. Algumas vezes isso pode até não ser tão prejudicial, mas se for algo rotineiro a capacidade da bateria será afetada negativamente. A única exceção é quando for fazer a calibragem da bateria.

Bateria para notebook com 8 células em fundo branco

Mito 5: “A bateria do meu notebook não dura nem 1h30, outras duram até 4 horas. Minha bateria deve estar estragada.”

Resposta: Não é correto imaginar que a bateria está com problemas pelo tempo de duração da carga. Diferentes fatores podem interferir nisso, como o tempo de vida útil da bateria, capacidade e tipo de consumo. Baterias com 3 células e até 2.400 mAh realmente duram menos, cerca de 1h30 para telas normais e o dobro se sua tela for LED, pois ela é muito mais econômica. Esse tempo de duração da carga vai aumentando conforme o número de células e a amperagem (corrente) aumentam. Uma bateria com 12 células e 8.800 mAh poderá durar até 4h30 em notebooks padrão, e até o dobro desse tempo se o computador tiver tela de LED.

Bateria li-po para notebook em fundo branco

Mito 6: “O notebook não gasta energia enquanto está em modo Standby”

Resposta: O notebook continua consumindo energia mesmo quando está em modo “standby”, ou em espera. Logicamente em uma quantidade muito menor do que quando o notebook está sendo usado, mas esse modo também diminui a duração da carga.