Memoria RAM

Qual é a memória RAM compatível com meu notebook?

Seu notebook está lento? Demora muito para ligar? Para você que tem um perfil multitarefa, abre vários programas simultaneamente e não quer perder tempo esperando, talvez seja o momento de adicionar memória RAM. Nesse texto, nós te mostramos como fazer a melhor escolha, confira!

Alguns dos sinais de que o notebook está com memória insuficiente são: lentidão, travamentos, erros na exibição de menus e falhas na apresentação de conteúdos dos programas.

Adicionar memória RAM é uma das maneiras de deixar o computador mais rápido. Contudo, antes de comprar uma nova memória, é preciso saber algumas informações:

  • Qual a compatibilidade da memória com a placa-mãe.
  • Analisar qual a capacidade ideal para o seu computador.
  • Qual a velocidade de latência da memória.

Capacidade e voltagem da memória

A capacidade de uma memória é medida em Bytes, Kilobyte (1 KB = 1024), Megabyte (1 MB = 1024 KB), Gigabyte (1 GB = 1024 MB). Quanto maior a quantidade de memória RAM, mais instruções podem ser armazenadas e programas maiores poderão ser carregados de uma só vez e em menos tempo.

Dessa forma, o mais comum é encontrar memórias RAM para tarefas diárias com capacidade de 4 GB. Mas, se você é um usuário exigente e que precisa de alto desempenho na realização de suas atividades, como o uso de softwares mais pesados, edição de conteúdo multimídia e games robustos, o indicado é usar memórias de 8GB, 16GB ou mais de capacidade.

A tensão ou voltagem dos módulos DDR3 é de 1.5V, valor que, quando comparado aos modelos de memórias DDR2, faz com que o consumo elétrico dos módulos caia de forma proporcional.

Para saber mais sobre a capacidade das memórias RAM, consulte:
Qual a melhor memória RAM para o seu notebook.

 Velocidade e latência

A velocidade, também conhecida por clock, diz respeito à escolha do módulo correto de frequência de operação da memória, medido em Megahertz (MHz). Esse valor nada mais é do que a velocidade máxima de transmissão de dados com o processador. Atualmente o formato padrão, também chamado de interface, é o DDR3 (do inglês Double Data Rate ou dupla taxa de transferência de dados). Esse formato apresenta as frequências mais comuns do mercado, de 800MHz, 1333MHz e até 1600MHz.

Atenção: Quando são usados um ou mais pentes de memória ao mesmo tempo, a velocidade delas fica limitada à menor frequência utilizada.

Outra informação bem importante é a latência, que é o tempo de resposta da memória, medido em milissegundos. Nesse caso, quanto menor for este número, mais ágil será a resposta. Já com relação à velocidade, medida em transferências por segundo (MT/s), quanto maior for o número, melhor.

Compatibilidade com a placa-mãe

Como já mencionado, além de combinar os módulos de RAM, é preciso verificar a compatibilidade com a placa-mãe e o processador de seu notebook. Esses componentes indicam as especificações máximas que podem suportar. Isso porque não há sentido em comprar uma memória RAM de alta velocidade se o sistema não pode suportá-lo, podendo desestabilizar o sistema.

Dica bringIT: Para saber qual memória é indicada para o seu modelo de computador, acesse o Configurador de Memória que a Kingston, marca parceira da bringIT em SSDs e memória RAM, disponibiliza para os usuários. A pesquisa pode ser feita por dispositivo, por número de peça ou por tipo de memória para encontrar exatamente o que você precisa.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato com a Central de Atendimento bringIT. Nossa equipe de especialistas está pronta para te atender!

Para ficar sabendo das nossas novidades, assine nossa newsletter! 😉

bringit
newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles