Memória para notebook ddr3 ou ddr4?

Tempo de leitura: 7 minutos

Afinal qual a melhor memória para notebook ddr3 ou ddr4? Primeiro, você sabe o que é memória RAM ? Memória RAM, ou Random Access Memory, é a memória de curto prazo ou cache do seu computador.

Quando o computador precisa de informações e não as encontra na RAM, ele então tenta o disco rígido para recuperar os dados, o que é um processo muito mais lento. Muitos PCs mais antigos e lentos podem aumentar o desempenho adicionando mais RAM ou mudando para RAM de maior capacidade.

memória RAM

No entanto, a capacidade é apenas uma especificação baseada no computador. A RAM também está disponível em várias versões e velocidades.

Um bastão de 2GB de DDR2 800 RAM não é a mesma coisa que um bastão de 2GB de DDR3 1333 RAM. É importante entender a diferença porque os computadores só aceitam certos tipos de RAM baseados na placa mãe.

O que significa DDR?

O termo “DDR” significa Double Data Rate (Taxa Dupla de Dados). Este termo entrou em uso quando os primeiros módulos Double Data Rate Ram chegaram. A RAM DDR é capaz de duas transferências de dados por ciclo de relógio, o que dá a largura de banda de pico do SDRAM anterior enquanto funciona com a mesma velocidade de relógio.

Como se pode distinguir entre velocidades, DDR3 e DDR4?

Os módulos DRAM têm formatos diferentes, e o pin-out só cabe na placa mãe com base na memória recomendada pelo fabricante. Como DDR4 só funcionará nas placas-mãe compatíveis com DDR4 e DDR3 só caberá nas placas-mãe compatíveis com DDR3.

A velocidade é retrocompatível, mas precisará da placa-mãe para ser compatível. Em outras palavras, se você comprar um módulo de memória de 2666 MHz, e a placa-mãe só puder suportar 2133 MHz, a memória irá descer para 2133 MHz.

Uma comparação para os chipsets de memória RAM pode ser encontrada no computador de hoje que inclui SDR, DDR, DDR2 e futuros módulos DDR3:

No futuro, quando a velocidade da memória aumentar para DDR5, haverá um aumento na “velocidade do relógio”, o que significa uma taxa de transferência de dados mais rápida e um melhor desempenho do sistema.

Quando se trata de RAM, os usuários acham que mais é melhor. Enquanto mais RAM geralmente significa que seu sistema funcionará melhor, a quantidade de RAM que você tem não é o único fator que você precisa observar ao adquiri-la.

A RAM também tem uma velocidade de transferência de dados e isso também impacta sua eficiência. Esta velocidade de transferência tem duas variantes: SDR e DDR. DDR, ou seja, Double Data Rate tem dois padrões; DDR3 e DDR4.

Veja aqui como você pode verificar se seu tipo de RAM é DDR3 ou DDR4

DDR3 e DDR4 Velocidades

DDR3 oferece velocidades de transferência ou leitura/gravação de até 2133 milhões de transferências/segundo enquanto DDR4 oferece velocidades de transferência ou leitura/gravação de até 3200.

A velocidade para DDR também é medida em GBs transferidos por segundo onde DDR3 pode transferir até 14,9GBs/segundo e DDR4 pode transferir até 2,6GB/segundo.

Para nosso propósito, precisamos saber apenas a velocidade de transferência que tanto o DDR3 quanto o DDR4 têm a oferecer.

Verificar o tipo de RAM

Verificar o tipo de RAM, uma vez que você saiba as velocidades que você deveria estar procurando, é muito fácil. Abra o Gerenciador de Tarefas e vá para a guia Desempenho.

Selecione a memória na coluna da esquerda e olhe no canto superior direito. Ele lhe dirá quanta RAM você tem e que tipo de RAM é. Na captura de tela abaixo, você pode ver que o sistema está rodando DDR3.

memória RAM

Toda a RAM não é criada igual para que o chip DDR3 em seu sistema possa diferir daquele em outro sistema. A velocidade que ele tem a oferecer depende do chip específico que está instalado.

Para verificar a velocidade, veja abaixo do gráfico da Memória e você verá um campo dedicado à velocidade que lhe diz qual é a velocidade de sua RAM.

Você não pode mudar DDR3 para DDR4 através de atualizações de driver ou duplicando sua RAM. Assim como você não pode transformar um disco rígido de 500 GB em um disco rígido de 1 TB com software, você não pode alterar a velocidade da RAM ou seu tipo via software.

Para muitos sistemas, o DDR3 é muitas vezes suficiente para a maioria, se não para todas as necessidades. Você só precisa de mais, melhor ou mais rápido RAM, ou seja, DDR4 para jogos, ou talvez renderização multimídia pesada, por exemplo, modelagem 3D ou trabalho de animação.

Se você estiver procurando melhorar a velocidade de seu sistema, aumentar a RAM pode não ser a melhor maneira de fazê-lo. É melhor investir em um SSD. Um SSD pode custar menos ou quase o mesmo que uma nova RAM e ajudará seu sistema a funcionar mais rápido do que quando estava usando um HDD.

Memória para notebook: ddr3 ou ddr4 são compatíveis?

A memória DDR3 e DDR4 para notebook são compatíveis? Essa é uma pergunta comum quando se trata de upgrades de memória.

Por exemplo, você comprou um novo notebook com DDR4 e quer adicionar mais memória a ele inserindo um módulo DDR3 de seu notebook mais antigo.

Você se pergunta se isso é possível. Infelizmente, isso não pode ser feito. O slot da memória do DDR3 e DDR4 não são compatíveis.

Primeiro de tudo, um módulo DDR3 para notebook não pode caber fisicamente em um slot DDR4 para notebook e vice-versa. Os entalhes nos conectores dos paus de memória estão em locais diferentes. O mesmo se aplica a saliências correspondentes nos slots de RAM nas placas-mãe dos notebooks.

Além disso, o número de pinos não corresponde. Um módulo de memória DDR3 para notebook tem 204 pinos, enquanto o DDR4 tem 260. Finalmente, a memória DDR3 é um pouco menor que a DDR4. 

Portanto, um módulo de memória DDR3 não caberá em um slot DDR4 e um bastão DDR4 é incompatível com um slot DDR3.

Além das diferenças físicas, DDR3 e DDR4 diferem em voltagens. DDR3 usa uma tensão de 1,5V (ou 1,35V para a variante DDR3L). Enquanto a DDR4 usa 1,2V. É mais eficiente em termos de energia e geralmente mais rápida, mas não melhora notavelmente o desempenho geral nem a vida útil da bateria dos notebooks.

Se você vir “SODIMM” nas especificações tanto da memória para notebook DDR3 como do DDR4, isso não significa que eles sejam compatíveis.

SODIMM significa apenas que eles são pequenos módulos de memória comumente usados em notebook e alguns PCs de formato pequeno, ao contrário da memória DIMM fisicamente muito maior usada em computadores desktop tradicionais.

Como nota lateral, os DIMMs DDR3 e DDR4 também não são compatíveis.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre memória para notebook: ddr3 ou ddr4, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *