Headphone over ear x headphone on ear: qual a diferença?

Os fones de ouvido são os melhores amigos de muita gente. Independente do modelo, eles nos acompanham em casa, no caminho para o trabalho e até durante o trabalho, entre outras situações. Mas, sabemos que existem diversos tipos de fones e cada um se adequa melhor para cada necessidade: seja jogar, ouvir música ou praticar esportes; é preciso entender o que cada um pode oferecer para fazer o melhor investimento.

Hoje vamos entender sobre os tipos de headphones, aqueles modelos com arcos que ficam sobre a cabeça. Eles podem ser de dois tipos: o headphone over ear ou headphone on ear. Apesar de parecerem iguais à primeira vista, cada um apresenta suas características e vantagens e nesse artigo, além de saber como cada um funciona, vamos te ajudar a escolher o melhor para a sua necessidade.

Headphone over ear

O modelo over ear, em tradução livre, quer dizer “além da orelha”. Por isso, como o nome já diz, o headphone over ear cobre todo o entorno da orelha. Eles também podem ser chamados de circumaural.

Por cobrir toda a orelha, essa representa a principal vantagem desse tipo de headphone, que é o seu bom isolamento acústico. Por isso, ele é ideal para aquelas pessoas que não desejam ouvir nada além do que está saindo do seu fone de ouvido. Pensa na situação: você está concentrado, assistindo uma palestra no seu computador, mas está em um ambiente com bastante barulho. Então o headphone over ear é ideal nessa situação.

Mas, como dissemos, essa é só a sua principal vantagem. Outro ponto importante é que, geralmente, ele tem uma qualidade de som superior a outros modelos. O headphone over ear permite que o usuário consiga identificar melhor os sons, tanto os graves, quanto os agudos, trazendo maior precisão. Nesse caso, essa vantagem pode atrair profissionais que trabalhem com música, como DJs, instrumentistas ou produtores de audiovisual.

Por cobrirem toda a orelha, eles precisam ser de um material que seja resistente, mas ao mesmo tempo confortável. Eles possuem almofadas, que podem ser de couro, espuma, ou materiais semelhantes, trazendo conforto, principalmente para quem pretende utilizar por longos períodos. Mas o seu conforto está atrelado a outra caraterística: ele também é maior e mais pesado que outros modelos.

Falamos das principais caraterísticas desse tipo de fone, mas claro que, dependendo da marca, eles podem vir com muitas outras vantagens. Alguns podem ser utilizados com ou sem fio, como este modelo da Geonav disponível em nossa loja, que tem uma autonomia de 14 horas de uso.

Ou possuírem um microfone destacável e sistema Surround 7.1 totalmente personalizável e customizável, como esse headset gamer da Redragon também disponível em nossa loja. Outros também apresentarem integração com sistemas como o Google e outros assistentes virtuais e até ajuste de ruído. Isso vai depender de quanto você está disposto a pagar.

Headphone on ear

Já o on ear, em tradução livre quer dizer “na orelha” ou “sobre a orelha”. E aí já está a sua principal diferença em relação ao headphone over ear, já que ele apenas se posiciona em cima da orelha, não cobrindo-a por completo. Ele também pode ser conhecido como supra-auricular.

Por essa sua característica, eles acabam permitindo uma passagem de ruídos maior do que a do headphone over ear, sendo essa a sua principal diferença em termos de uso em relação ao seu parceiro do qual tratamos acima. Nesse caso, quem deseja um isolamento total para manter a concentração, por exemplo, não deve optar por ele. Outro ponto é quem, em um grande período de uso, ele pode incomodar.

Porém, até o que pode parecer uma desvantagem, se torna vantagem quando pensamos de caso em caso. Pense que você está pedalando até o trabalho e está ouvindo música para se animar pela manhã. Ainda assim você precisa estar atento ao trânsito, ouvindo possíveis batidas ou buzinas por questão de segurança. Então, o headphone on ear, por deixar passar o ruído externo, te permite ouvir o que está acontecendo ao seu redor, sem deixar de curtir a sua música.

Dentre outras vantagens desse modelo de headphone estão as que eles são menores e mais leves, portanto são mais fáceis de carregar. Muitos deles são dobráveis, e você pode levar na bolsa sem maiores problemas. Além disso, também por serem menores e mais leves, são ideais para a prática esportiva, permitindo diversos tipos de movimentos sem incomodar ou pesar na cabeça.

São bastante versáteis, podendo ser encontrados em diversas cores, tamanhos, com fio ou sem fio. E, apesar de mais versáteis, também são mais baratos que os headphones over ear.

Ainda ficou na dúvida em qual escolher? Vamos te ajudar!

Agora que vimos as diferenças entre o headphone over ear e o headphone on ear, chegou a hora de escolher o melhor para você. Mas se você ainda está na dúvida, vamos fazer um resumo de cada um entender em quais situações eles se encaixam melhor.

O headphone over ear é maior e mais pesado, por isso menos fácil de carregar por aí. Ele cobre toda a orelha e traz maior conforto, menos passagem de ruído e permite que você ouça os sons com maior perfeição. Se você procura um fone que te ajude a manter a concentração apenas no que está ouvindo, ou que te ajude a compreender melhor os sons de uma música, ou que seja bastante confortável para que você possa usar durante horas, esse modelo é perfeito para você.

Já o headphone on ear é menor, mais leve, e mais fácil de carregar. Ele fica posicionado em cima da orelha, por isso permite uma passagem maior de som. Se você procura um fone para praticar esporte, ou que consiga levar sem problemas para todos os lugares, ou se você apenas que um fone legal, mas sem ter que investir muito, esse modelo é ideal para você.

Pronto, você agora é quase um expert em headphones over ear e on ear. Já tirou suas dúvidas e escolheu o melhor para a sua necessidade? Garanta o seu modelo em nosso site. Nosso e-commerce possui diversos modelos de headphones, além de outros acessórios. Se você quiser conhecer mais sobre outros modelos de fones de ouvido além dos headphones, confira um conteúdo exclusivo em nosso blog.

E se você gostou dos nossos conteúdos, quer continuar por dentro de novidades, entender mais sobre todos os produtos e receber promoções exclusivas, assine nossa newsletter gratuita também em nosso blog.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles