HD externo ou interno – Qual é o melhor?

Tempo de leitura: 7 minutos

Está precisando de mais armazenamento pro seu notebook, mas não sabe se escolhe o HD externo ou interno? Vem com a gente, que nós da bringIT vamos te explicar!

Antes de mais nada, podemos te adiantar que ambos os tipos de HD servem para guardar arquivos de:

  • texto,
  • fotos,
  • vídeos,
  • músicas,
  • e até jogos.

Perder recordações antigas ou não conseguir jogar aquele jogo que você sempre quis, não mais! Confira aqui nossas dicas.

hd (hard disk)

HD externo

A princípio, o HD externo veio para facilitar e dar maior segurança para quem busca meios de armazenar grande quantidade de arquivos, entretanto todo HD possui um limite de memória.

Nesse sentido, encontramos no mercado opções com a partir de 500 GB, mas também  é fácil encontrar modelos com até 4 TB de espaço.

Então, saber quantos Gigabytes ou quantos Terabytes o disco rígido externo apresenta é essencial para definir sua compra, primeiro tenha em mente qual é a sua necessidade, se é pra apenas guardar fotos e vídeos pessoais ou para armazenar jogos que demandam mais memória.

Em outras palavras, o importante é escolher o HD que combine mais com o uso que você faz do computador, pois nem sempre os modelos com maior espaço são a melhor opção.

O ponto de partida aqui é saber o mínimo necessário e, a partir daí, recomendamos que seja feita a conta de preço por GB para que se tenha a noção de onde está o melhor custo-benefício.

Segundo, o HD externo funciona com entrada USB, podendo vir acompanhado de um cabo USB ou não.

Em suma, os cabos USB que acompanham o HD externo geralmente podem ser utilizados para acoplá-lo em outros dispositivos, como câmeras fotográficas e ipods.

O que saber antes de comprar:

Vamos lá, agora que você já sabe o que é um HD externo, saiba que não basta apenas sair por aí e comprar um HD externo qualquer achando que ele vai atender suas necessidades.

É preciso avaliar algumas funcionalidades e não desperdiçar seu investimento.

Primeiro, tem que ficar de olho se o conector dele é compatível com a sua máquina, tá? Caso não, tem adaptadores também que podem ser comprados separados!

Outro ponto é que versões muito antigas de sistemas operacionais tendem a não funcionar com equipamentos novos.

Exemplificando, você precisa saber o tipo de sistema de arquivo que seu sistema operacional possui NTFS e HFS+ são encontrados no Windows e no Mac. Não são todos HDs que permitem que você utilize os dois sistemas, por isso é importante verificar para não correr o risco de comprar um HD que não seja compatível com o sistema operacional do seu PC.

Modelos:

Se ao ler a cima você se identificou com a opção de guardar apenas fotos e vídeos pessoais, então um:

  • Sony HD-EG5 com 500 GB de espaço dá conta do recado.

Assim você consegue guardar 100 mil fotos de uma câmera de 6 megapixels ou 125 mil músicas em MP3 de 128 Kbps, por exemplo.

O melhor de tudo, sai por cerca de R$ 350.

Mas se você é um gamer certamente deve saber que espaço médio de um jogo de médio porte para PC é entre 2 GB e 3GB, mas o tamanho dobra ou vai além em programas de alto processamento gráfico, ou seja, sua necessidade será maior.

Além disso, é necessário memória RAM e uma boa GPU para que o game seja processado sem problema. No quesito HDs, é recomendável no mínimo um modelo com um 1 TB de espaço.

Pensando nisso, separamos dois modelos pra você:

  • O Expansion, da Seagate, oferece 3 TB por cerca de R$ 700.
  • No site da temos o modelo HD WD EXTERNO PORTÁTIL ELEMENTS USB 3.0 com 1TB de memória, por apenas R$359,93, para ver é só clicar aqui BringIT. 
hd externo

Portabilidade:

Por ser externo já é de se imaginar que o HD desse tipo seja algo fora do aparelho notebook, ou seja é um componente a mais, porém não se preocupe porque tem de todos os tamanhos e pesos, dividimos entre

  1. HD externo portátil
  2. HD externo de mesa.

O primeiro, por ser portátil é o tipo para carregar pra todo lugar, exemplificando, o modelo Sony HD-EG5 que já citamos aqui nesse post pesa 380 gramas e cabe no bolso.

O segundo, existe o modelo o Seagate Expasion pesa mais de 1 kg, por exemplo. A diferença aqui além do peso está escolha que graças ao grande espaço de memória, acaba tendo alta velocidade na transmissão de dados. Mas não escolha um HD excessivamente pesado para não comprometer seus dados em um eventual transporte físico.

Lembre-se sempre das suas necessidades ao escolher um produto.

HD interno

O HD interno como já era de se imaginar fica dentro do PC ou notebook conectado numa peça chamada placa mãe. Aliás, é nela que várias peças do seu computador ficam ligadas!

Assim como o HD externo, o interno é a peça em que ficam guardados todos os seus arquivos e programas, um item que oferece a possibilidade de que você aumente a capacidade de armazenamento do seu computador, vídeo game, notebook, etc.

De qualquer jeito, nesse caso também é importante ver qual é a conexão pra HD que ela suporta, tá? Se você comprar um HD interno com um conector que não é o ideal, vai ficar difícil usar ele.

Na mesma ideia do anterior, quanto maior for a capacidade do HD, melhor será o aproveitamento que você poderá fazer do seu computador ou vídeo game.

Separamos para você dois modelos que vai te atender de acordo com sua demanda, seja ela qual for.

Modelos:

  1. O HD internoWestern Digital Caviar Blue

Possui 1 TB de memória, oferece desempenho e confiabilidade e disponibiliza espaço para que você grave enormes quantidades de fotos, vídeos e arquivos.

Seu preço é super acessível: R$345.

       2. HD Interno Seagate SATA II Pepiline

Possui 500 GB de memória, tem o que você precisa para armazenar seus arquivos, é ideal para quem deseja armazenar filmes e documentos.

Além disso. ele é indicado para computadores de alta performance ou pequenos servidores, e disponibiliza 8 MB de memória cache, o que acaba tornando o seu dispositivo mais ágil.

HD externo ou interno?

Como você pôde ver, ambos cumprem o mesmo papel e possuem a mesma capacidade, o que irá diferenciar o HD externo pro interno é na hora da transferência de dados e arquivos pra eles, tá?

É que no modelo externo isso acontece com a ajuda da entrada USB, já o HD interno fica dentro do PC.

A principal vantagem do HD interno é a resistência! Como ele tá dentro de um equipamento, corre menos risco de quebrar por conta de batidas do que um HD externo, já a vantagem do HD externo é que ela é uma extensão da capacidade do HD interno que seu notebook já possui, ou seja, é uma peça extra de aprimoramento.

Gostou das nossas dicas? Espero que esse post tenha sanado suas dúvidas!

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre HD externo ou interno, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *