Entenda o que é o DC jack e como ele funciona

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe o que é e para que serve o DC jack? Pois bem, estamos falando de uma peça que faz parte do seu notebook!

É sobre ela, aliás, que nós, da BringIT, vamos falar ao longo deste texto. Você vai saber como o DC jack funciona, como cuidar dele e ainda como identificar eventuais problemas na peça.

Vamos lá?!

O que é o DC jack?

Pois bem, o DJ jack nada mais é do que uma das peças do seu notebook. Embora tenha um nome um pouco estranho, estamos falando de um componente essencial para o funcionamento do dispositivo.

Pense que, para recarregar a bateria do seu notebook, você precisa conectar a ele a fonte de alimentação, correto? E, se isso não acontecer, logo a bateria vai acabar totalmente e o dispositivo vai desligar.

DC Jack

Pois é, o DC jack é a peça de encaixe da fonte de alimentação. Ou seja, é nela onde plugamos o carregador, para que a bateria possa carregar. Sendo assim, nós só vemos a sua entrada.

Além disso, trata-se de uma peça muito delicada. O mau uso dela, portanto, pode acabar implicando alguns danos, reversíveis ou não, que acabam custando ao bolso do usuário.

Como saber se o DC jack está com problema?

Quando o DC jack está com algum problema, uma série de outros infortúnios podem surgir em seu notebook. Isso, então, evidencia a necessidade de uma solução rápida, para evitar que o usuário precise gastar muito para consertar aquilo que está falhando.

Felizmente, no entanto, há alguns indícios sempre que o DC jack não está funcionando da maneira correta. Você, então, deve ficar bastante atento a eles para trocar a peça se, por acaso, houver a necessidade. O quanto antes fazer isso, melhor.

Lembrando que jamais, em hipótese alguma, você deve carregar a bateria do seu notebook se acaso o DC jack estiver solto. Ou seja, para fora, pendurado.

O risco de acontecer um curto-circuito é alto e você pode perder o seu notebook ou até mesmo sofrer um choque. Ou seja, duas coisas que se deve evitar, não é mesmo?

Então, vamos aos indícios de que algo está errado com o DC jack!

A bateria não carrega

Por exemplo, você já reparou que a bateria do seu notebook não está carregando, mesmo com a fonte de alimentação na tomada? Pois bem, esse é um sinal de que há algo errado com o DC jack.

bateria de notebook

É claro, no entanto, que o problema pode ser outro. Talvez haja alguma falha na rede elétrica ou, especialmente, na própria tomada. Quem sabe também o problema está na própria fonte de alimentação, que não está mais cumprindo o seu dever?

Mau contato

Outro indício ao qual você deve se atentar é o mau contato no DC jack ao conectar a fonte de alimentação. Isso ocorre quando a bateria fica alternando entre carregar e não carregar, à medida em que você ajeita o fio da fonte de alimentação.

Luz LED piscando

Quer outro indício? Pois bem, não é normal a luz LED da carga da bateria ficar piscando de modo alternando. Trata-se, aliás, de um sinal semelhante ao anterior, já que ele indica mau contato e um possível problema do DC jack.

Curtos-circuitos

Atente-se também a eventuais curtos-circuitos. Se surgem faíscas no DC jack ao conectar o carregador, retire a fonte de alimentação de modo imediato. É muito provável que o mau contato seja resultado de algum problema com o DC jack.

Do mesmo modo, o cheiro de queimado é outro sinal de que a peça está funcionando de modo incorreto. Muitas vezes, ele antecede um curto-circuito. Como já dissemos, o caminho é retirar a fonte de alimentação imediatamente.

Aquecimento demasiado

Se o seu notebook estiver aquecendo demais, pode ser que o DC jack tenha culpa nisso. Afinal, trata-se de uma peça diretamente ligada com a placa mãe, o “cérebro” do dispositivo.

No entanto, pode ser que o motivo do problema seja outro. Talvez o cooler do seu notebook esteja funcionando mal ou deixado de funcionar.

Para tirar todas as dúvidas e ter certeza do que está ocorrendo, então, o melhor caminho, sempre, é procurar por uma assistência técnica profissional.

Você já sabe o que é o DC jack, mas como cuidar dele?

Como dissemos há alguns parágrafos, o DC jack é uma peça muito delicada. Sendo assim, ela demanda um cuidado para que possa cumprir a sua vida útil e não estragar antes do tempo.

Uma primeira dica que lhe damos, então, tem muito a ver com o jeitinho de pegar na fonte de alimentação. Você deve, sempre, conectar e desconectar a fonte de alimentação segurando o plug do conector.

Assim, você garante o encaixe correto no DC jack e não força a peça. É ideal, aliás, que nesse momento você faça o encaixe de forma firme, sem deixar folgas.

Nada de deixar um pedaço do plug para fora, ainda que a bateria esteja carregando dessa forma. Sempre encaixe da forma correta!

Outro cuidado que você deve ter é nunca exercer qualquer força sobre o cabo da fonte de alimentação. Isso quer dizer que você não deve deixá-la pendurada, como um varal, conectando-a ao notebook e a uma tomada que não estejam próximos.

Isso acaba forçando o DC jack e pode provocar a queda de uma pessoa desavisada, por exemplo, que pode arrancar o cabo.

Por fim, jamais introduza qualquer outro objeto que não seja o plug da fonte de alimentação no DC jack. Isso pode estragar a peça e até mesmo provocar choques.

Estamos combinados?

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre DC jack, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *