ícone compartilhar redes sociais
tela de notebook

Entenda de uma vez por todas qual o tamanho de tela de notebook em cm

Welysson

Se você já comprou um notebook alguma vez na sua vida, ou se está agora pesquisando para adquirir o seu primeiro, com certeza se deparou com diversas especificações técnicas. Elas são de extrema importância para te ajudar a definir qual é o equipamento ideal para você, capaz de atender a todas as suas necessidades.

No entanto, é fato que muitas vezes todos estes detalhes podem ser confusos e podem até mesmo tornar mais difícil a missão da escolha do seu notebook perfeito. E em meio a tantos jargões e um universo de peças que não sabemos do que se trata, há um aspecto crucial que parece que vai ser simples, mas não é: o tamanho da tela.

Isso porque, as medidas para indicação deste tamanho estão em uma unidade de medida que nos é estranha aqui no Brasil, as polegadas. Além disso, mesmo depois de fazer a conversão de polegadas para centímetros, nem sempre a gente consegue identificar logo de cara onde está o tal tamanho indicado pelo fabricante.

Pensando nisso, decidimos elaborar um artigo especialmente sobre este assunto. Esperamos conseguir elucidar todas as suas dúvidas quanto a este tema e, assim, te ajudar a escolher com segurança um notebook para chamar de seu. Vamos lá? Continue com a leitura deste post e entenda, de uma vez por todas, qual o tamanho de tela de notebook em cm, além de como medir a tela do notebook!

Como saber qual é o tamanho da tela do notebook em centímetros?tela de notebook

É muito fácil descobrir qual é a medida da tela de um notebook em centímetros. Para isso, basta converter o valor em polegadas para a nossa unidade de medida padrão.

1 polegada é igual a 2,54 centímetros.

Assim, para fazer a conversão, basta você pegar o tamanho em polegadas da tela do notebook, conforme indicado pelo fabricante, e multiplicar por 2,54.

Por exemplo, digamos que você esteja de olho em um determinado notebook e a tela dele é de 13,3 polegadas:

13,3 x 2,54 = 33,782

Assim, o tamanho da tela em questão em centímetros é de 33,7, aproximadamente.

Uma outra forma muito simples para você fazer esta conversão, sem ter de lembrar da medida de equivalência ou mesmo fazer contas, é utilizar o Google. Para isso, digite na barra de busca: “X polegadas em cm”. O buscador te dará em destaque o resultado da conversão. Se estiver pesquisando várias telas diferentes, pode deixar a janela aberta e ir utilizando a caixa de diálogo para fazer a conversão rapidamente.

Como é feita a medida do tamanho da tela do notebook?

Se você obteve a medida e foi correndo conferir em uma tela se a correspondência batia, pode ter ficado na dúvida de onde está essa medida. Afinal, ela não corresponde nem à altura, nem à largura da tela.

Pois bem, a medida do tamanho da tela do notebook é obtida a partir da secção diagonal da tela. Trace uma linha do canto inferior esquerdo ao canto superior direito. Esta é a posição onde você pode obter a medida da tela do seu notebook.

Por que é importante conhecer o tamanho da tela do notebook?

Existem múltiplas razões pelas quais é importante saber exatamente qual é o tamanho da tela de um notebook.

Experiência de uso

Em primeiro lugar, porque isso vai impactar diretamente na sua experiência de uso do computador.

Para jogar ou para trabalhar com artes gráficas, bem como para quem deseja assistir filmes e séries no notebook, as dimensões da tela terão grande impacto sobre a vivência de uso do equipamento no dia a dia. Com uma tela maior, há mais conforto para este tipo de uso e é possível observar melhor os detalhes da imagem.

Transporte do equipamento

É preciso levar um fator em consideração: se você pretende se deslocar constantemente com o seu notebook, saiba que o tamanho da tela tende a ser diretamente proporcional ao peso do equipamento. Isso porque quanto maior for este componente, maior será o notebook como um todo. Além do fato de que isso significa mais peso para carregar, um equipamento maior é mais trabalhoso de manusear de forma geral.

Upgrade ou substituição de tela

Sem dúvidas, o upgrade ou substituição de tela são as situações que mais exigem conhecimento preciso das dimensões da peça. Afinal de contas, para garantir que a nova tela funcione, é indispensável que haja compatibilidade total entre ela e as especificações do notebook, inclusive e sobretudo no que diz respeito ao tamanho.

Ou seja, se você desejar substituir a tela do seu notebook por uma melhor, ou precisar de uma tela nova para algum eventual conserto, conhecer precisamente as características de dimensão da tela do seu equipamento, bem como da tela nova é essencial.

E se você está procurando por uma tela nova para o seu notebook veja aqui as nossas opções, compatíveis com as principais marcas, modelos e dimensões do mercado!

Tamanho importa sim!

Como você viu neste artigo, é muito importante conhecer o tamanho da tela do seu notebook e entender qual a correspondência do tamanho em polegadas na nossa unidade de medida, os centímetros. Somente assim você pode comparar com segurança os diversos modelos, além de dimensionar a carga e avaliar se as características do produto atendem às suas necessidades de uso específicas. Além disso, ter conhecimento acerca do tamanho da tela é crucial quando chega o momento de fazer um upgrade ou um reparo na sua tela.

tela de notebook

Por isso, lembre-se que a cada polegada temos 2,54 centímetros, de modo que o tamanho da tela em polegadas é mais de 2 vezes menor do que em centímetros, uma diferença bastante grande, que pode impactar seu uso. E para não precisar fazer contas, basta perguntar ao Google, ele sempre terá a resposta certa para a conversão de polegadas para centímetros.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como funcionam as especificações técnicas de diferentes equipamentos e componentes de informática? Então fique de olho no nosso blog para encontrar muito mais posts informativos como este!