ícone compartilhar redes sociais
notebook para upgrade

Entenda como desvirar tela de notebook

adminblog_USR

Imagine que você está utilizando o seu computador normalmente, seja para trabalhar ou até mesmo para se divertir. De repente, quando menos se espera, a sua tela vira e atrapalha, por completo, todos os seus afazeres.

Se isso está acontecendo contigo neste momento, saiba que não está sozinho. E mais do que isso: que este é um problema fácil de ser solucionado, tomando apenas alguns minutos do seu tempo. Duvida?

Aprenda agora como desvirar tela de notebook e aproveite também para deixar o link deste artigo salvo para qualquer emergência. Afinal, nunca se sabe quando uma adversidade como esta pode acontecer, não é verdade?

tela de notebook

Por que a tela do notebook vira?

Se você utiliza um computador com frequência, certamente sabe que os sistemas operacionais contam com diferentes atalhos nos teclados, que têm como objetivo executar funções de forma mais rápida e simples.

No entanto, como os notebooks possuem drivers de vídeos, o acionamento de uma combinação específica das teclas pode se tornar um verdadeiro problema. Afinal, ao executar um atalho sem querer, o Windows pode entender que você está pedindo para rotacionar a imagem, alterando-a por completo.

Dessa maneira, a sua tela pode ficar virada de cabeça para baixo ou até mesmo de lado, causando dificuldades para utilizá-la e gerando desconforto enquanto a questão não é resolvida.

Com isso, apesar do gatilho para este bug ser o uso de atalhos errados ou descombinados, ainda é possível encontrar uma solução. E o melhor: ela pode estar, literalmente, na ponta dos seus dedos.

Saiba como desvirar tela de notebook agora mesmo!

Se você quer saber como desvirar tela de notebook de um jeito bem rápido, basta acompanhar o nosso passo a passo para estar ciente de todos os pormenores que precisam ser feitos.

O primeiro ponto, inclusive, é identificar se você deseja fazê-lo pelo teclado ou pelo sistema. No entanto, todas as versões trarão o mesmo resultado: a solução! Pronto para aprender?

Como desvirar tela de notebook: Teclado

Se o seu notebook possui os drivers de vídeos instalados e você apertou uma combinação de teclas que causou a rotação da sua tela, não se preocupe. É possível remediar a questão utilizando o seu teclado, de um jeito bem simples e que não trará dores de cabeça.

Para isso, geralmente, existem algumas direções que você pode ir girando até que tudo volte ao normal. Seriam elas:

– Girar em 90° para modo retrato: Ctrl Alt Seta esquerda
– Girar em 190° para ficar de cabeça para baixo: Ctrl Alt Seta para baixo
– Girar em 270° para ficar invertida: Ctrl Alt Seta direita

Logo, você tanto pode pressionar cada um dos atalhos acima para ver sua tela trocar as posições até desvirar por completo, como também pode ser mais taxativo e eficaz.

Por este motivo, se o seu desejo for reverter tudo de uma única vez e sem ficar experimentando as rotações, o indicado é apertar a seguinte combinação: Ctrl Alt Seta para cima.

A tela do seu computador logo irá desvirar e ficar na posição original. Tudo isso em apenas alguns segundos. Prontinho, problema solucionado e cliente bringIT satisfeito!

Como desvirar tela de notebook: Configurações de Sistema

configurando tela de notebook

Caso os seus drivers não estejam instalados, a possibilidade é fazer a reparação através das configurações de sistema. Esta, inclusive, é uma alternativa para quem não conseguir, por alguma razão, resolver a questão apenas com o teclado, em si.

Acompanhe todas as etapas para Windows 10 e anote já:
• Abra a Área de Trabalho do seu notebook
• Clique com o botão direito do seu mouse
• Selecione a seção “Configurações de Exibição”

Caso o seu Windows não apresente estas opções no Desktop, você pode encontrá-las em outro setor. Siga para:
• Menu Iniciar
• Abra as Configurações
• Selecione “Sistema” e, em seguida, “Vídeo”

Uma vez que tenha chegado a este momento, seja pela Área de Trabalho ou por meio do Menu Iniciar, daremos continuidade a todo o passo a passo.

1. Selecione “Ajustar Escala e Layout”;
2. Clique em Retrato;
3. Confirme as alterações e aguarde a tela voltar ao normal

Se o seu Windows é 7 ou 8, as fases a serem realizadas para saber como desvirar tela de notebook serão diferentes. As etapas correspondem a:

1. Abra a área de trabalho
2. Clique com o botão direito do seu mouse
3. Selecione a opção “Resolução da Tela”
4. Abra “Orientação”
5. Clique em “Retrato”
6. Confirme as alterações e aguarde alguns segundos para a sua tela virar para a orientação normal.

Viu como é simples? Agora, você pode realizar estes passos de um modo bem rápido e evitar perder longos minutos tentando entender o que pode ter acontecido com o seu equipamento.

Desative os atalhos de uma vez por todas

Se você não aguenta mais ativar os atalhos de rotação acidentalmente e quer se livrar deste problema, existe a possibilidade de alterar as configurações para que isso não volte a acontecer.

Para tal, é preciso retornar para a aba “Vídeo” nas Configurações de Sistema, que utilizamos acima. Em seguida, basta:

1. Acessar a seção “Configurações Avançadas de Tela”
2. Selecione “Exibir Propriedades do Adaptador de Vídeo do Monitor”
3. Clique em “Painel de Controle Gráficos HD da Intel”
4. Opte por “Propriedades Gráficas”, para abrir o aplicativo da Intel.
5. Vá para a seção “Opções e Suporte”
6. Desça até “Gerenciar Teclas de Atalho”
7. Marque a caixinha com a opção “Desativar”
8. Aplique esta alteração e pronto.

Agora, você terá desativado os atalhos do teclado que realizam a rotação da sua tela. Assim, não precisará mais se preocupar em apertar algo sem querer enquanto digita!

Precisa de ajuda?

No mais, se você precisar de alguma ajuda que se estenda além de aprender como desvirar tela de notebook, a nossa equipe especializada pode te auxiliar ao máximo. Quer saber como?

Isso porque a bringIT se consolidou como um e-commerce de informática nacional que tem seu foco em peças e acessórios para diferentes notebooks existentes no mercado.

Assim, oferecemos inúmeros produtos que podem fazer a diferença na sua rotina com o aparelho, como headsets e fones de ouvidos, mercadorias para gamers e muitos outros itens. Conheça já o nosso site e descubra todos os benefícios de ser nosso cliente!