ícone compartilhar redes sociais

É possível trocar o processador de um notebook?

adminblog_USR

Seu notebook anda lento, insuficiente para as suas tarefas diárias mais importantes ou ele queimou? É aí que você se questiona: “vale a pena trocar o processador do meu notebook?

No conteúdo desta semana vamos ajudar você a escolher a melhor forma de aumentar a performance do seu notebook. Vamos lá?

O que é e qual a importância do processador em um notebook?

Basicamente, o processador é o “cérebro” do notebook, é onde estão concentradas as forças para desempenhar vários programas ao mesmo tempo sem travamentos. De uma forma lógica, quanto mais potente o processador é, mais rápido ele será em suas funções. 

É importante se atentar ao consumo eficiente de energia, já que estamos falando da mobilidade de um notebook, ok? Notebooks com processadores mais antigos tendem a pecar em consumo comparado ao desempenho de um processador de última geração, que são mais ágeis e econômicos, por exemplo. 

Escolher um bom processador significa pensar em que tipo de uso você fará dele. Quanto mais intenso o uso, maior será a necessidade de respostas rápidas e mais potente ele precisará ser.

Uma boa memória RAM pode fazer a diferença no desempenho do seu notebook, saiba mais!

Seu notebook é de entrada, intermediário ou avançado? Saiba aqui:

Primeiramente, conheça o seu aparelho. Essa avaliação é primordial quando se trata de expectativas de desempenho diante de um notebook. Saber se ele é um modelo de entrada, intermediário ou avançado é o primeiro passo para prosseguir no que pode ser melhorado ou o que é mais rentável para você. Nesse processo, muitas pessoas que já adquiriram um aparelho se deparam com a frustração de ter comprado um notebook que é limitado ou inadequado às suas necessidades.

Em notebooks com processador Intel temos a seguinte divisão:

i3 – computadores de entrada, com configurações básicas para uso do dia a dia: internet, pacote Office, etc.

i5 – intermediário, para quem faz um uso mais intenso e tenha que executar múltiplas tarefas.

i7 – avançado, geralmente para quem procura performance para rodar alguns jogos ou programas de edição de vídeo e imagem, por exemplo.

i9 – gamer, há modelos específicos de notebooks gamers conhecidos no mercado por oferecerem uma performance avançada especialmente voltada para jogos.

Posso fazer upgrade do meu notebook i3 para um i5 ou i7?

Uma das primeiras considerações a se fazer na hora de pensar em trocar o processador do notebook é se o seu aparelho aceita ser expandido ou aceita upgrade. E quem pode te ajudar com isso? O próprio fabricante do notebook.

Você pode fazer isso de diferentes formas:

  • Achar o manual físico ou virtual do seu aparelho – nele estarão as informações técnicas, bem como se ele aceita ou não algum tipo de upgrade.
  • Ligar para o serviço de suporte do fabricante – a maioria das marcas possui esse número no site.
  • E-mail ou a própria página de suporte da marca – veja algumas marcas e seus respectivos links aqui embaixo:

Suporte HP 

DELL 

Lenovo

Acer 

Asus

Sony

Samsung

Como escolher o melhor processador?

processadores-qual-processador-comprar

É comum que haja mais de uma opção para a troca do processador, e uma ferramenta que pode ajudar você no comparativo é a CPUBoss. Adicione nos campos indicados o modelo dos dois processadores compatíveis e o site automaticamente gera uma lista de melhorias. No final ele indica qual é o “vencedor” do duelo de processadores. Aí é só você decidir qual é o melhor para a sua necessidade ou seu bolso!

comparativo-de-processador* Página da CPUBoss com os detalhes de cada processador

E aí, curtiu nosso conteúdo? Se ainda ficou alguma dúvida, escreva para a gente aqui nos comentários!

Na bringIT você encontra uma grande variedade de peças e acessórios para notebook!

bringit

17 respostas

  1. tenho um notebook samsung com processador pentium.
    esse notebook é de entrada ?
    posso fazer um upgrade para um processador mais potente ?

  2. Olá Lukas, excelente pergunta! O Intel Pentium é um processador realmente mais básico, mas ainda sim ele é uma versão melhorada do Celeron. O upgrade é possível em determinados casos, você precisa estar atento a alguns detalhes chatinhos de compatibilidade, caso contrário é um risco bem grande da troca dar errado. Ao pesquisar, se atente em conferir a compatibilidade dos seguintes componentes: placa-mãe e o socket onde o processador será instalado. Essas informações detalhadas geralmente podem ser encontradas no próprio manual do seu notebook. Em vários casos acaba sendo pouco recomendada a troca do processador, uma vez que quanto mais seu notebook for antigo, menor é a possibilidade de um processador mais novo e mais potente ser compatível com o aparelho.

  3. Tenho um notebook Hp pavillion DV7 2185dx tela 17.3 ; intel Centrino2; ATI radeon…. este equipamento aceita um upgrade para um processador mais potente? E a placa de vídeo pode ser substituida por outra de capacidade bem mais superior? E quanto a memória também tem como melhorar?
    Caso as respostas sejam positivas, como devo proceder?
    Grato!

  4. Olá Anderson, tudo bem? Troca de processador é quase sempre um assunto complexo. No seu caso, o seu aparelho até aceitaria um upgrade, porém você teria que ter bastante atenção no soquete e também se a BIOS dele suporta. É bem difícil de responder com precisão sem uma avaliação do equipamento em mãos. De qualquer forma, pesquise bastante e não deixe de visitar um técnico de sua confiança para tirar todas as suas dúvidas antes de decidir fazer o upgrade. 😉

  5. Olá Marcos, o processador Intel Celeron possui diversas versões diferentes, por isso o primeiro passo para encontrar um processador compatível é ter em mãos informações detalhadas sobre a sua placa-mãe. Essas informações você consegue de duas maneiras: ou olhando o manual do seu notebook ou procurando no site do fabricante da sua placa-mãe. Alguns sites, inclusive, já disponibilizam sugestões de upgrade de processadores compatíveis com cada placa-mãe. Sem essas informações não é possível fazer uma busca mais precisa.

  6. Olá, eu tenho um 51g da acer
    i5 7º geração, 940mx
    queria por aum i7 ou um i5 da 8 geração, há como?

  7. Tem como trocar o processador do meu notebook o processador dele é um Intel core i3 queria mudar para um Intel i7

  8. Olá, Gabriel! Dependendo o modelo do notebook é possível fazer a troca, porém devemos verificar algumas informações referentes a sua placa mãe em relação a compatibilidade. Essas informações você consegue olhando no manual do seu notebook, procurando no site do fabricante da sua placa mãe ou até mesmo em alguns fóruns com esse tipo de conteúdo.
    Vale lembrar que trocar um processador não é uma tarefa fácil. Caso tenha dúvidas a respeito do seu notebook, o recomendado é levar para um técnico de sua confiança. Se tiver mais dúvidas, estamos à disposição.

  9. Boa noite amigos ! Tenho um Dell Inspirion 15 7567 com I7 7Ger com uma 1050Ti. Gostaria de dar um up no processador e placa de vídeo. Gostaria de saber se é possivel ? Alguem saberia me dizer se consigo ?

  10. Olá, Rodrigo!

    O processador é soldado na placa mãe. Dessa forma não é possível realizar esse upgrade :(O senhor pode colocar um pente de 8GB de memória RAM e um SSD de entrada SATA. Isso pode ajudar no desempenho da sua máquina.

    Ficamos à disposição!

  11. Tenho um vaio intel core i3 e um Del intel i7 eh possivel a substituir o processador vaio pelo dell i7

  12. Olá, Gilberto!

    É possível realizar a substituição, desde que o seu notebook permita essa modificação.

    Para identificar essa compatibilidade, precisará confirmar com o fabricante ou verificar no manual físico do aparelho.

    Achar o manual físico ou virtual do seu aparelho – nele estarão as informações técnicas, bem como se ele aceita ou não algum tipo de upgrade.

    Ligar para o serviço de suporte do fabricante – a maioria das marcas possui esse número no site.

    Ficamos à disposição!

  13. Olá, tenho um Notebook – Samsung Np350xaa-kf3br I3-7020u 2.30ghz 4gb 1tb Padrão Intel Hd Graphics 630 Windows 10 Home Essential E30 15,6″ Polegadas, é possível trocar meu processador?

  14. Olá!

    Nesse caso, recomendamos que verifique a possibilidade com o fabricante.

    Os processadores de notebooks funcionam apenas em placas-mãe específicas. Em alguns notebooks, o processador é soldado na placa-mãe e não pode ser trocado.

    Mesmo nas máquinas que permitem retirar o componente, a troca é bastante limitada porque depende das opções oferecidas pelo fabricante.

    Ficamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *