Devo usar Toda a minha Bateria do Notebook antes de carregar?

Existem alguns mitos que vivem desde as velhas e antigas baterias feitas de Níquel-Cádmio e que assombram a maioria das pessoas hoje em dia. Infelizmente nem todos tem o conhecimento e que a tecnologia mudou e hoje vivemos em grande maioria utilizando as novas e atuais baterias de Íon de Lítio.

Usar a Bateria até o fim?

As baterias de antigamente, tanto quanto as pilhas, eram produzidas com outras substâncias, as quais traziam alguns problemas conforme os exemplos a seguir:
O vício da bateria, o “efeito memória”, Carregar de mais, carregar de menos, carregar sem a bateria acabar, parar de carregar antes de completar, existiam estes perigos pois a bateria memorizava de onde você começou ou terminou de carregar. Tudo isso era uma confusão imensa e a duração da vida útil dessas baterias diminuía ao extremo pela falta de informação sobre o uso delas.

A partir disso, os técnicos e cientistas decidiram pesquisar novas substancias e químicos que fossem capazes de acabar com esse vicio e prolongar a vida útil das baterias. Surgiu então a composição das baterias de Lítio, e desde 1970 elas começaram a entrar no mercado. Hoje são praticamente maioria em eletrônicos, portáteis, celulares e em todo o comércio de eletrônicos. As baterias de Íon de Lítio não precisam ser descarregadas ou carregadas até o final sempre, elas estão livres do efeito memória e sua vida útil é muito maior do que de outros tipos de bateria.

Lition Ion- Ion de Litio

Da mesma maneira que não possuem vicio, é importante, de qualquer forma, não deixar a bateria carregar 100% sempre ou descarregar a 0%. As baterias e pilhas funcionam através de “ciclos de vida”. Cada vez que você descarrega totalmente ou completa a carga até o fim, você está cumprindo um ciclo de vida da bateria. Elas, possuem em média de 300 a 500 ciclos de vida útil. Então se você evitar chegar aos níveis críticos você estará salvando a vida da sua bateria.

Quando os ciclos estão acabando ou se a sua bateria estiver perdendo a carga muito rápido, é importante verificar se é necessário calibrar a bateria (veja aqui como fazer Como Calibrar a Bateria do meu Notebook) ou que você compre uma nova bateria para o seu notebook.

Dica para um bom uso da bateria:
Utilize a bateria até chegar a 40% de energia restante para recarregá-la novamente e quando chegar a um nível de 60 à 70% pare de recarregar (não precisa deixar ela carregar até 100% sempre, é bom evitar isso devido ao aquecimento das células internas)

E Caso precise trocar a sua bateria por uma nova, compre no site da BringIT. Somos uma loja virtual especializada em acessórios para notebook. Entre eles estão Baterias para notebook, Fontes para Notebook, Teclados, Telas e outras novidades.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles