Dúvidas Frequentes

“Considere a substituição da bateria”: o que fazer?

"Considere a substituição da bateria": o que fazer?

“Considere a substituição da bateria”. “Há um problema com a bateria, portanto o computador pode desligar inesperadamente.” O que significa isso? O que fazer?

Certo dia você esta utilizando o seu notebook normalmente, porém, aparece a mensagem: “Considere a substituição da bateria” ou “Há um problema com a bateria, portanto o computador pode desligar inesperadamente”, mas o que significa isso?

Para esclarecer, essa é uma mensagem padrão fornecida pelo sistema do seu notebook que, basicamente, informa que a bateria está próxima do limite de ciclos. Porém, como o próprio aviso diz, a palavra considere é uma opção e não uma obrigação. Antes de realizar a troca, você deve investigar se o problema realmente está na bateria do seu notebook e se não tem como consertar.

Assista nosso vídeo e saiba o que fazer quando aparecer essa mensagem no seu notebook:

icone-desligaAvalie o desgaste

A primeira dica, talvez a mais importante, é avaliar o desgaste da bateria. Conforme o modelo e marca, uma bateria tem duração média de 300 a 500 ciclos de energia, cerca de 2 anos. É importante destacar que as baterias sofrem um desgaste natural conforme o uso, sendo normal a perda de capacidade do componente ao longo do tempo.

Se a sua bateria já chegou a níveis críticos de uso, o mais indicado é realizar a troca da bateria.

Se esse é o seu caso, nós da bringIT podemos lhe ajudar a encontrar a bateria compatível com seu notebook!

icone-atencao Verifique se existe mau contato

Além disso, outra dica simples que você pode fazer é  verificar se existe algum mau contato; veja se a bateria está bem encaixada no notebook.

icone-bateriaProblema entre a Bateria e o Notebook

Retire a bateria e veja se tem algo de errado com ela ou com o lugar no notebook que ela é acoplada, verifique os cabos conectores e, então, insira novamente a bateria.

icone-tomadaProblemas com a fonte de alimentação

A fonte de alimentação do notebook (popularmente conhecida como carregador do notebook) é a peça do eletrônico que mais sofre com as oscilações de energia, e esse é um dos motivos para que ela, muitas vezes, cause problemas no carregamento. É preciso ter cuidado com o cabo da fonte e o mau contato tanto na tomada quando no conector do notebook.

Outro ponto que também devemos analisar é o pino da fonte. Muitas vezes o ato repetitivo de “plugarmos” e “desplugarmos” a fonte do notebook pode causar algum dano, tanto no pino da fonte quanto na área de encaixe do notebook (conector DC Jack). Nos modelos que possuem um pino central (pino agulha) é necessário observar se ele não está torto ou quebrado.

vai-volta-icone Trocar a Bateria

O melhor teste para saber se a sua bateria está funcionando ou não é realizar a troca dela com outra bateria de um notebook semelhante ao seu.
Na hora de realizar essa mudança preste muita atenção se as baterias possuem todas as características semelhantes desde o número do PART NUMBER até a voltagem, só faça o teste com baterias compatíveis!

Esses são os exemplos mais comuns de ações para entender e solucionar esse problema de bateria, podendo haver muitos outros motivos ainda desconhecidos. Por isso, em caso de dúvidas, procure uma assistência técnica.

Se precisar substituir o aparelho, acesse o nosso site e encontre a bateria compatível  para o seu notebook!

considere-a-substituiçao-da-bateria-o-que-fazer