ícone compartilhar redes sociais
Mão segurando um SSD

Conheça as formas de usar o SSD

Welysson

A tecnologia SSD chegou para substituir o HD dos computadores e notebooks. Apesar de ser antiga conhecida, somente agora ela se tornou acessível ao público em geral. Nesse texto vamos falar sobre as formas de usar SSD.

O SSD ou Unidade de Estado Sólido (em português) é um modelo de armazenamento. Em comparação com o HD (Unidade de Disco Rígido, em português), tipo de armazenamento tradicionalmente utilizado em notebooks e computadores, o SSD é bem mais rápido e silencioso.

Sendo assim, ao instalar um SSD no seu notebook você está dando mais velocidade para que sua máquina possa ligar o sistema operacional e fazer o carregamento dos programas e jogos que você tem instalado.

Diferença entre HD e SSD

O HD e o SSD são componentes de hardware essenciais para o funcionamento correto de computadores e notebooks. Eles apresentam a mesma função principal, armazenar todos os dados da máquina de forma digital.

Entretanto, a forma como esses dois componentes fazem isso é o que os difere. O HD grava os dados em um disco magnético, eles estão em constante movimento e as informações são acessadas através de um braço mecânico.

As informações são gravadas em diferentes partes do disco, por isso, só podem ser acessadas quando a parte certa do disco passa sobre o braço mecânico, assim como um LP.

O SSD não utiliza um sistema mecânico para funcionar, já que usa uma memória flash. Ele armazena as informações em chips e o acesso a elas é feito de forma imediata. Além disso, por não ser composto por sistemas móveis, o SSD tem menos chances de sofrer com danos físicos. Consequentemente, aumentando a sua durabilidade.

Formas de usar SSD junto com HD

O SSD é um componente que já vem instalado na maioria dos notebooks mais novos. Sua principal característica é a melhora no desempenho graças à maior velocidade na gravação de dados e na leitura.

Assim, ele pode ser utilizado como componente principal do sistema de armazenamento, da mesma maneira que um HD. Nesse caso, só é necessário ter cuidado com a capacidade de armazenamento. Para aproveitar melhor sua velocidade, é interessante que seja feito um gerenciamento de limpeza mais recorrente.

Uma alternativa para quem quer melhorar o desempenho do notebook do notebook antigo, mas não quer comprar uma máquina nova é utilizar o SSD em conjunto com o HD.

Confira algumas dicas para tirar o máximo dessa combinação:

– Coloque o sistema operacional no SSD

Para melhorar o desempenho da máquina você deve instalar o sistema operacional no SSD, já que o disco em estado sólido apresenta uma velocidade de leitura maior que a do HD. Dessa forma, todas as tarefas do notebook podem ser realizadas de forma mais rápida, não apenas a inicialização.

– Instale os programas mais usados no SSD

Para aproveitar ao máximo a velocidade do SSD, instale os principais programas do seu notebook nele. São aqueles softwares que você utiliza com mais frequência e aqueles que precisam processar uma grande quantidade de dados, como os editores de imagens e de vídeos.

– Os arquivos maiores devem ser deixados no HD

Os arquivos maiores, backups de fotos, vídeos e músicas e os programas menos utilizados devem ser armazenados no HD.

O mesmo também serve para os jogos instalados no seu notebook. Isso porque, apesar de deixar o carregamento mais rápido, o SSD não vai trazer nenhuma melhora do desempenho gráfico ou na jogabilidade.

Assim, podemos aproveitar melhor o espaço de armazenamento disponível no notebook e deixar espaço no SSD para os programas onde ele realmente vai fazer diferença.

– Melhorar o gerenciamento do espaço e fazer limpezas regulares

Esteja sempre atento a quantidade de espaço de armazenamento ainda disponível no SSD, constantemente repassando para o HD os arquivos e programas menos acessados. Também é importante deletar regularmente fotos, vídeos e documentos desnecessários e sem utilidade.

Para melhorar ainda mais o desempenho da máquina aposte na desfragmentação do disco. Nesse caso, apenas o HD pode ser desfragmentado.

Isso porque a desfragmentação do SSD reduz consideravelmente sua vida útil, já que serão necessárias a realização de milhares de operações de leituras e escrita para acessar os dados. Como a vida útil do SSD é medido em ciclos de memória, quanto mais leitura, mais ciclos de memória e menos vida útil.

Formas de usar SSD: onde instalar

Como já mostramos, existem duas formas de usar SSD quando pensamos em seus recursos. Ele pode ser utilizado como o principal sistema de armazenamento da máquina ou ele pode atuar em conjunto com o HD.

Quando pensamos nas formas de usar SDD em relação ao espaço físico onde ele pode ser instalado nos notebooks, podemos destacar três maneiras diferentes.

A primeira maneira é substituindo o HD interno da máquina. Nesse caso, o SSD é instalado no mesmo lugar onde o HD fica dentro da máquina. Geralmente essa opção é a mais utilizada, já que facilita o reconhecimento do novo sistema de armazenamento pelo sistema operacional.

O HD substituído pode ser alocado em outra área do notebook, desde que se tenha espaço suficiente para isso. Assim, o SSD pode atuar tanto sozinho como em conjunto com o antigo HD.

A segunda maneira é utilizada principalmente em notebooks mais antigos, já que esses modelos possuem um hardware específico para a leitura de CD e DVD.

Atualmente, essa é uma tecnologia defasada e em desuso. Por isso, é muito comum substituir o driver óptico do notebook pela memória SSD. Nesse caso, será necessário o uso de um adaptador (Caddy) para encaixar o SSD no espaço que era do driver óptico.

Essa solução é interessante para quem quer manter os dois modelos de sistema de armazenamento, SSD e HD. Podendo ser instalado de duas formas, com o SSD no lugar do drive óptico ou com o HD no lugar do leitor de DVD e o SSD como armazenamento principal.

Por último, o SSD pode ser utilizado como um HD externo, sendo conectado ao notebook por meio de um cabo USB.

No blog da BringIT você encontra muito mais dicas como essa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *