Qual conexão consome menos energia?

Provavelmente você já deve ter reparado que ao acessar a internet, a bateria do seu dispositivo diminui drasticamente.  Depois da placa gráfica,  conectar-se à internet é uma das funcionalidades que mais consome energia dos aparelhos eletrônicos.  Seja internet 3G ou redes wireless, a energia será reduzida da mesma maneira.

Mas qual será a  conexão mais econômica?

Custo –benefício

Ambas as conexões tem seus benefícios, no entanto, a rede wireless se destaca no quesito disponibilidade e velocidade. Atualmente a rede wireless está disponível gratuitamente em vários estabelecimentos, como restaurantes e shoppings. Em contrapartida, a internet 3G, mesmo sendo paga pelo usuário, tem como benefício a possibilidade do usuário poder se conectar a qualquer momento à internet. Isso por que ela é disponibilizada por operadoras de celular, que possuem sinais de conexão em todos os locais.

Internet 3G

Apesar do seu amplo alcance, a conexão oferecida pelas operadores de telefonia celular consome bastante energia. Isso ocorre devido a distância entre o modem 3G e a torre de comunicação das operadoras que chegam a ter quilômetros. Assim, ao estabelecer contato com a central de dados da operadora, a bateria se consome mais rápido do que as redes Wi-Fi.

Wireless O sinal wireless (rede sem fio) é transmitido por uma antena e uma placa de rede. Atualmente, a maioria dos eletrônicos, como notebooks e smartphones já possuem esse dispositivo por preços bem acessíveis. No entanto, apesar da comodidade, os usuários devem tomar alguns cuidados com a segurança e privacidade de seus dados, pois a rede ainda não é totalmente confiável. Afinal, qual consome menos energia? Após abordamos alguns dados deu para perceber que as duas conexões tem seus pontos positivos e negativos quando diz respeito a acessibilidade, segurança e comodidade. Mas não restam dúvidas que a rede wireless é mais econômica do que o sinal 3G, que devido a distancia existente entre o aparelho e a rede transmissora acaba consumindo energia bem maior. Além disso, o usuário 3G precisará ser bem mais paciente, pois terá que enfrentar as constantes quedas de sinal e instabilidade no serviço.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles