celular webcam

Como utilizar o celular como webcam?

Você tem uma vídeo conferência agendada em cima da hora ou uma entrevista de emprego online pra fazer, mas está com a webcam estragada, calma que temos a solução e vamos te ensinar como utilizar o celular como webcam. Afinal, nada mais prático do que isso, né?

Quando se trata de chamada de vídeo os maiores aplicativos são: Zoom, Skype, Google Duo e Discord, que são grátis para smartphone e disponíveis tanto no Android quanto no iOS.

Portanto, vamos falar sobre o melhor aplicativo já desenvolvido para converter seu smartphone em uma solução de videoconferência online.

Temos opções se você tem um Macbook ou um computador Windows, Android ou iPhone. Este guia mostra como usar seu telefone para ser a webcam de seu PC e lista muitas formas de aplicativos para tirar o máximo proveito da câmera de seu telefone celular.

Então, vem com a gente para saber mais detalhes e aprender como fazer!

celular webcam

Como utilizar o celular como webcam?

O fato é que escolher o celular para ser a câmera da sua chamada de vídeo ao invés da webcam, pode significar maior qualidade de imagem.

Para tal, existem aplicativos que são indicados e simples de instalar, mas claro, se seu celular é Android ou iOS tem algumas configurações que mudam de acordo com o sistema, por isso vamos explicar um de cada vez.


Como posso usar um celular Android como webcam para um PC?

Antes de mais nada, precisamos dizer que esse procedimento é super simples, viu?

Você precisará somente de um aplicativo instalado no telefone e no PC. Como estamos aqui para facilitar pra você, escolhemos os dois melhores que são facilmente encontrados no Google Play Store. E o melhor de tudo? Ambos são gratuitos.

Além disso, para funcionar não precisa de nenhum cabo, pois a conexão é feita via Wi-fi. Então, vamos lá anote os nomes:

  1. DroidCam Wireless Webcam
  2. LiveDroid

Como utilizar o celular como webcam com o Droidcam

De antemão, esse aplicativo é próprio para celulares Androids, mas também é encontrado no iOS, tá?

Borá ao passo a passo:

  1. Instale o aplicativo no celular;
  2. Abra o app, clique em “Próximo ou Next” e depois em “Entendido ou Got it”
  3. O app vai solicitar acesso à sua câmera, clique em “OK”;
  4. Em seguida, ele vai solicitar acesso ao seu microfone, clique em “OK” também;
  5. Vai aparecer na tela um número de WiFi IP e uma porta, anote esses números;
  6. Acesse a página de download do app para o computador através deste link;
  7. Clique no símbolo do Windows para baixar o aplicativo;
  8. Instale em uma pasta do seu computador e ao final da instalação, abra o app;
  9. Entre com o endereço de IP e número da porta que estão na tela do celular;
  10. Escolha se você quer transmitir em vídeo ou em áudio, ou nos dois e clique em “Start”.

Prontinho! Agora as imagens da câmera do seu celular serão transmitidas em tempo real para o PC. Ao abrir os aplicativos de videoconferência como Zoom ou Skype nas configurações, basta selecionar a webcam virtual do DroidCam.

Além disso, se você quer reduzir a perda de qualidade da transmissão da imagem então opte por acessar o celular através de um cabo usb, mas se você prefere algo sem fios, pode optar por utilizar a conexão da sua rede de WiFi para acessar o celular.


Como posso usar um celular Iphone como webcam para um PC?

Que a qualidade das câmeras do Iphone é impecável, não podemos contestar. E como já falamos anteriormente, esse sistema também tem um modo de fazer seu celular virar uma webcam.

Para tal, saiba que não é necessário criar nenhuma conta em nenhum serviço, mas será necessário baixar e instalar um programa ou driver no computador e também será necessário baixar e instalar um aplicativo no celular.

No mais, tanto o computador quanto o celular precisam estar conectados na mesma rede Wifi, pois a conexão pelo celular é feita via Wireless, mas também pode ser via USB, então fica a sua opção.

Por fim, e pode parecer um pouquinho chato, as versões gratuitas dos aplicativos exibem anúncios e marcas d’água, além de limitarem a resolução da imagem.

Use seu iPhone / iPad como uma webcam com EpocCam
Procure na App Store o aplicativo EpocCam, achou? Agora clica para instalar e vamos ao passo a passo:

  1. Clique em “Begin” na tela inicial;
  2. Se você utiliza um computador com sistema Windows, vai precisar instalar o iTunes para poder conectar ao iPhone através do cabo USB e depois vai enviar por e-mail o link para download;
  3. Se você utiliza um Mac, você pode enviar o aplicativo por AirDrop, e-mail ou fazer o download diretamente;
  4. O próximo passo é conectar ao computador, usando cabo USB ou a rede WiFi;
  5. Dê permissão para o aplicativo acessar sua câmera e sua rede WiFi;
  6. Clique em “DONE”;
  7. Acesse a página do aplicativo pelo seu computador clicando aqui;
  8. No canto superior direito, clique em “Download”;
  9. No centro da tela, na caixa d esquerda “Select your Product”, procure e clique em EpocCam;
  10. Na caixa da direita escolha entre Mac e Windows, dependendo do sistema operacional do seu computador;
  11. Abaixo dessas caixas vai aparecer o link para download, é só clicar e baixar.

Prontinho! Depois do último passo feito, basta que eles estejam conectados na mesma rede e abrir o aplicativo do EpocCam no celular para que a câmera dele passe a ser utilizada. Ao abrir os aplicativos de videoconferência, nas configurações, basta selecionar a webcam virtual do EpocCam.


Conte com a BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post a saber Como utilizar o celular como webcam. Temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles