Como calibrar a bateria do notebook

Tempo de leitura: 9 minutos

icone de fonte de bateria notebook

Muitas pessoas não entendem o porquê e nem mesmo sabem como calibrar a bateria do notebook.

No entanto, a calibragem é recomendada em diversas situações. Como por exemplo quando sua bateria já está apresentando falhas, quando compra uma nova ou um notebook novo.

As baterias de notebook possuem uma espécie de medidor interno chamado de chipset.

Esse medidor faz a leitura da quantidade de carga que está disponível em cada célula, e daí o sistema operacional informa qual a quantidade de bateria restante e o tempo de duração dela.

Porém, o que acontece muitas vezes é que com o decorrer do tempo essa leitura deixa de ser efetiva, ou seja, o chipset passa a fazer essa análise errada.

Com isso, devido ao cálculo impreciso é necessário que você faça a calibração da sua bateria para que o nível de energia de cada célula fique equalizado.

Dessa forma, você evita que seu computador desligue do nada e te deixe na mão, além de outros acontecimentos.

Por que calibrar a bateria é importante?

Em geral, as baterias de íons-lítio de notebooks são compostas por 3 a 12 células capazes de dar energia ao aparelho.

Logo, mais energia é armazenada de acordo com o número de células. Esse sistema operacional usa a média de carga de cada célula para informar ao usuário quanto tempo e carga resta de bateria.

Dessa maneira, o sistema não consegue captar exatamente o nível de energia de cada célula e aí surge então a importância de calibrar a sua bateria.

Esse procedimento busca igualar a quantidade de energia de cada célula e então melhorar a leitura do sistema.

Passo a passo para calibrar a bateria do notebook

Antes de mais nada, você precisa saber que calibrar a bateria do seu notebook não é um procedimento difícil e você mesmo consegue realizá-lo de casa.

Em outras palavras, esse procedimento nada mais é que carregar o seu notebook em 100% e descarregá-lo completamente com alguns ajustes.

Se você colocar uma bateria nova ao instalá-la o seu notebook ainda estará com as especificações antigas.

Essa calibragem o fará reconhecer as especificações da nova bateria.

1- Carregar o seu notebook até 100%

O seu notebook precisa apresentar carga de 100% para que a calibragem seja efetiva.

Logo, antes de iniciar o processo o ideal é deixar seu dispositivo totalmente carregado.

2- Alterar as configurações de energia do seu notebook

Agora você deve acessar o painel de controle do seu computador.

Em seguida, a opção de ”Sistema e Segurança” , depois localizar as opções de energia. Dando continuidade você deve clicar em alterar as configurações da bateria e por último alterar as configurações de um plano.

Nessa aba você estará diante de um painel com as opções: Suspender as atividades do computador e desligar vídeo.

Em ambas você deve selecionar a opção ”Nunca”.

3- Desligando seu notebook

Após alterar as configurações do seu notebook você deve descarregar e carregar o seu notebook.

Sendo assim, para agilizar o processo de descarga o ideal é deixar a tela em brilho máximo e programas como youtube abertos.
Depois de completamente descarregado você deve carregá-lo e é indicado que você realize esse procedimento até 6 vezes em casos de baterias novas.

Agora, se a sua bateria for mais usual e deseja apenas ajustá-la, pode realizar esse procedimento 3 vezes.

4- Ajuste as configurações para o padrão anterior

Depois de realizar todo o procedimento você deve voltar as configurações para o padrão anterior.

Pronto, agora sim a sua bateria estará calibrada e funcionando no padrão correto.

Melhorias ao calibrar a bateria de notebook

Quando calibrado a bateria passa a ter níveis de energia iguais em suas células. E assim acaba combatendo alguns problemas como desligamentos imprevistos.

Além disso, calibrar a bateria é útil para diminuir o tempo de carregamento do componente.

Sendo também um método de prevenção de um dos principais componentes do notebook.

De quanto em quanto tempo deve-se calibrar a bateria?

Antes de mais nada, é importante ter em mente que a calibragem deve ser feita quando adquirida uma nova bateria ou em um notebook novo. Há também possibilidade de calibragem quando nota-se um desempenho ruim da sua bateria.

Por contar com um desligamento total do notebook não é indicado que você realize com muita frequência, em condições normais você deve evitar que seu notebook chegue a menos de 20% de carga.

Em casos onde a vida útil da bateria já chegou ao fim, a calibragem não será efetiva. E o ideal é comprar uma nova, para isso você precisa fazer sua compra em um site seguro de confiança.

Como manter a bateria saudável e não viciar?

A calibragem não é a única forma de cuidar da bateria do seu notebook. Há outras medidas que podem ser tomadas para evitar que a bateria do seu notebook fique desgastada.

Limpeza

A bateria fica conectada ao notebook por conectores metálicos. Por isso uma das formas de cuidar da sua é fazer uma limpeza regular de 2 em 2 meses.

Dessa forma, você garante que a transferência de energia seja otimizada.

Durante a limpeza você deve optar por panos que não estejam desfiando ou solte muita pluma, afinal a ideia é deixar limpo.

O álcool pode ser um importante aliado na hora dessa higienização, e o melhor é usá-lo, deixando de lado outros compostos químicos.

Evite deixar o notebook descarregado por completo

Muitas pessoas possuem o hábito de não desligar o seu notebook, apenas deixam a tampa abaixada de modo que ele acaba por descarregar sozinho.

Essa atitude deve ser evitada, já que descarregar por completo é uma péssima opção.

Além disso, não deixe que seu computador desligue enquanto você o está utilizando. Se o seu notebook deu sinais de que está acabando a bateria, conecte logo a tomada.

Não deixe o notebook sem carga por muito tempo

Se você carregou o seu notebook e simplesmente deixou ele desligado sem uso, você pode estar prejudicando a vida útil da sua bateria.

Então, sempre que possível deixe seu computador em uso e evite que ele fique parado por muitos dias. O ideal é sempre ligá-lo pelo menos de 15 em 15 dias.

Tome cuidado com a temperatura do notebook e do ambiente

Você já deve ter notado que quando usa seu computador no colo ele aquece.

E é por isso que você deve evitar utilizar seu notebook em cima de cobertores, fronhas e travesseiros.

Se você também estiver exposto ao sol quente, o ideal é guardar seu notebook e usá-lo apenas na sombra.

Quando o ambiente está muito quente o computador também aquece podendo chegar a níveis de superaquecimento prejudiciais ao dispositivo.

Mesmo calibrada sua bateria apresenta problemas? Talvez seja a hora de trocar…

Todos os itens de computador portátil possuem tempo de vida limitado. Sendo assim, com a bateria não é diferente e em alguns momentos ela pode apresentar sinais de esgotamento.

A vida útil de uma bateria é de mais ou menos 3 a 5 anos, então é esperado que com esse período de uso ela deixe de funcionar da maneira correta e precise ser substituída.

Pode ser que você note que a bateria chegou ao limite da sua vida útil quando o sistema operacional der sinais ou mesmo pelo período curto de duração das cargas.

E caso a sua bateria esteja apresentando sinais de esgotamento você deve substituí-la e deve contar com um site capaz de oferecer segurança e garantia.

notebook com bateria boa

Teste a sua bateria

Alguns testes podem ser realizados para ver se está ou não na hora de trocar a sua bateria.

Grande parte dos notebooks contam com o sistema Windows, logo é possível que para notebooks com Windows a partir do 8 alguns testes sejam feitos.

1- Acesse sua área de trabalho

Com o botão direito clique em iniciar localizado à esquerda da barra de tarefas, selecione a opção Prompt de Comando e informe sua senha caso necessário.

Em seguida você deve digitar o comando que aparecer na sua tela, apertar enter e esperar pelo relatório da sua bateria que vai aparecer na tela.

2- Abra o explorador de arquivos do Windows

Após abrir o Disco Local irá aparecer a opção ” baterry_report”. Abrindo a extensão e selecionando o navegador desejado.

Ali existem várias informações do seu computador.

Nome do computador, sistema operacional, hora e data de consulta. Em installed batteries é possível verificar mais dados da bateria instalada.

Em battery usage é onde ficam os registros sobre o uso da bateria nas últimas 72 horas. Nessa parte ficam variados dados sobre o dispositivo.

Como descrito, não há necessidade de instalar aplicativos , pelo próprio sistema é possível fazer a consulta.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como calibrar a bateria do notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *