Como aplicar pasta térmica?

Tempo de leitura: 8 minutos

Seu pc está esquentando demais e dando problemas de travamento? Calma, que tem solução e iremos te ensinar como aplicar a pasta térmica. Se você está com dúvidas ou com medo de realizar o procedimento, estamos aqui para te ajudar.

Há muitas maneiras diferentes de aplicar a pasta térmica e todas elas realmente funcionam, mas tem alguns detalhes que precisam da sua atenção, como, a quantidade certa, os cuidados que deve tomar e qual a hora certa de fazer a troca.

Vamos explorar o que deve ser feito para aplicar a pasta térmica. Vem com a gente!

Pessoa colocando pasta térmica em um componente do notebook

O que é pasta térmica?

Antecipadamente, como diz o próprio nome, a pasta é um líquido viscoso, geralmente de cor branca ou prateada (dependendo de seu material), o que varia do material é a sua capacidade de condução térmica, o que influencia diretamente no preço do produto, que também é bastante variável.

Nesse sentido a pasta térmica ajuda a manter a temperatura da sua máquina ideal, ou seja, ela quando aplicada corretamente evita um dos problemas mais inconvenientes e temidos pelos usuários de notebook que é o superaquecimento do aparelho.

Contudo, ela é extremamente necessária porque a parte metálica do processador não é completamente lisa, tem uma região que possui pequenas ranhuras, o mesmo acontece com o dissipador do cooler, passando o dedo você consegue notar que o metal não é totalmente liso e é aí que entra a pasta térmica, ela é aplicada nessas duas partes metálicas com ranhuras.

Sendo assim, ela serve para fazer uma melhor união entre as duas partes.

Em outras palavras, de certa forma acaba eliminando espaços que não teriam contato, ou seja, essas pequenas ranhuras serão preenchidas pela pasta térmica, então a transferência de calor gerada no processador será melhorada e o dissipador vai ajudar a espalhar o calor.

Nesse sentido, ela é colocada entre o dissipador do cooler e o processador, sendo este um dos principais componentes do computador que ajudam a manter a temperatura da peça baixa e a manter a vida útil do seu aparelho.

Quando você precisa aplicar a pasta térmica?

Acima de tudo, saiba que ao comprar um notebook ou computador novo não precisa se preocupar de imediato em trocar a pasta térmica, isso porque normalmente, processadores já vêm com uma pasta térmica aplicada de fábrica.

Então, você irá saber quando precisa aplicar a pasta térmica quando a sua máquina começar a esquentar demais, pois esse superaquecimento é prejudicial para a vida útil do seu PC. Ao atingir temperaturas muito elevadas, o sistema pode ser reiniciado automaticamente, por exemplo. Em alguns casos, pode ser que uma tela azul alerta você sobre o “modo de superaquecimento”.

Então, fique atento a esses sinais.

Outro motivo que precisa ser enfatizado é que precisa aplicar a pasta térmica se por algum motivo for fazer alguma troca de peças, ao remover o cooler do processador é crucial fazer a troca da pasta antes de colocar de novo, tá?

Com que frequência deve substituir a pasta térmica?

Primeiramente, saiba que dependendo da composição da pasta térmica o tempo em que ela precisa ser trocada varia, ou seja, as feitas com silicone e óxido de zinco costumam ser trocadas uma vez por ano.

Já as pastas de prata na composição, podem ficar de 5 a 10 anos no computador sem nenhuma dor de cabeça.

Então, se você vai fazer apenas uma limpeza básica no micro, não existe motivo para trocar a pasta térmica toda vez, porque a troca regular da pasta térmica não traz vantagens, pelo contrário.

Você apenas está colocando em risco algumas peças importantes, pois o material dos coolers e processadores é bem sensível, ou seja, se você constantemente monta e desmonta, com certeza alguma parte vai se quebrar antes da hora.

Além disso, alguns modelos de um dos melhores fabricantes, a Artic Silver estimam que o tempo de cura de alguns modelos é de 200 horas. Ou seja, levam 200 horas para o produto atingir seu melhor desempenho. Então, sem pressa. viu?

Preparações importantes para aplicação de pasta térmica

Desde já, prepare o local onde você irá abrir a sua máquina, escolha uma superfície lisa e coloque algo macio, como por exemplo, um papel eva.

Em seguida, você precisa ter segurança na hora de abrir o seu cpu ou notebook pra que não solte nenhuma peça errada, tá?

Antes de tudo, é preciso saber o modelo do seu processador, isso fará com que você tenha um meio de verificar a forma correta de encaixe/desencaixe do modelo do cooler, para tal, procure no site de seu fabricante pelas instruções.

Porém, se você não sabe o modelo do seu processador, para isso é simples, no seu computador vá em “Painel de Controle” > “Sistema e Segurança” > “Sistema”. Nessa tela irá aparecer todas as informações necessárias.

Pasta térmica implastec para placa de vídeo e processor de notebook

Como aplicar a pasta térmica – passo a passo

Em primeiro lugar, tire a sua máquina da tomada, faça o procedimento com ela desligada, hein!

Com o pc aberto e a pesquisa do modelo de seu processador feita, siga passo a passo do site do fabricante as instruções da forma correta de desencaixe do cooler do processador.

Assim que separar, você perceberá que há, entre ambas as peças uma pasta endurecida, então borá retirar!

Na hora da limpeza garanta que os pedaços da placa térmica antiga não atinjam a placa mãe, tá? Isso pode fazer com que seus componentes sejam danificados, prejudicando o funcionamento do seu PC.

Mas calma que a limpeza é tranquila, se ela não estiver muito dura, você pode apenas fazer uma limpeza com pano e álcool isopropílico. Caso contrário, o ideal é retirá-la com o auxílio de um utensílio de plástico para raspagem.

Em seguida, aplique a pasta térmica nova. Aqui nossa dica é: faça uma pequena gota no centro do processador e não cubra toda a sua superfície. Sabe aquela frase do menos é mais? Então, aqui ela faz todo sentido.

Por fim, espalhe-a no centro do processador de forma uniforme até formar uma camada fina.

Não precisa de muita dor de cabeça, pois no último passo, ao encaixar o cooler novamente, a pasta será pressionada se espalhando por conta própria.

E é isso, com a nova pasta térmica o seu processador deve retornar a sua temperatura normal de operação.

Pasta térmica demais é ruim?

A resposta é, sim!

Por mais que pareça tentador ou que faça algum sentido a quantidade maior ser eficiente, este é o erro mais comum de quem troca a pasta térmica. O que acontece, na verdade, é o contrário.

Se houver muita pasta na região, o calor é isolado e, consequentemente, o processador super aquecerá mais rapidamente ou pode acontecer dela respingar para fora e fazer um grande estrago no seu processador.

Logo, aplicar uma pasta sem sua característica condutora de isolar o calor não faz nenhum sentido, né?

Onde comprar pasta térmica na internet?

Essa resposta é simples né meu caro leitor!

Nós da BringIT estamos aqui justamente para te ajudar, aqui no nosso catálogo você encontra opções de pasta térmica que te atenderá com eficiência.

Conte com a BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post a saber Como aplicar pasta térmica? Temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!
Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *