cabo tipo flat

Cabo flat: o que fazer para descobrir o defeito?

Você sabe o que fazer para descobrir um defeito gerado por um cabo flat? Pois bem, essa não é uma tarefa muito fácil

É sobre esse assunto que nós, da BringIT, vamos falar ao longo deste artigo. Prometemos a você contar tudo que sabemos.

Vamos lá?!

Cabo flat com defeito? O que fazer para descobrir?

Você sabia que é possível identificar alguns problemas que algum cabo flat pode estar provocando? Pois bem, para isso, o usuário precisa estar atento a alguns sinais que o seu computador, quer seja ele um notebook, quer seja ele um desktop, enviar.

É sobre esses sinais, inclusive, que vamos falar ao longo dos próximos tópicos. Mas, antes disso, vamos relembrar um pouco do que se trata o cabo flat.

cabo tipo flat

Estamos falando de um cabo que serve para conectar componentes como o teclado, o touchpad e a tela de um aparelho eletrônico, como um notebook, à sua placa mãe. Isso ocorre por meio do envio de sinais em condutores metálicos, o que permite à placa mãe identificar qual ação deve se realizar.

Além disso, o cabo flat possui uma aparência bem característica. Com um formato plano e retangular, quase achatado, ele possui seus fios em posições paralelas uns aos outros. Assim, acaba sendo um pouco largo, mas pouco espesso.

Sua organização, então, é capaz de otimizar o espaço de um aparelho eletrônico. Afinal, o cabo flat é leve, flexível e mais fino do que os cabos redondos. Ele surgiu, aliás, lá na década de 1950, para substituir os cabos redondos.

Na época, a Cicoil Corporation o criou, pois busca por um cabo que ocupasse menos espaço e fosse mais flexível. Deu certo, não é mesmo?

Mas, agora, vamos saber sobre os defeitos que o cabo flat pode provocar!

Defeito na tela ou no cabo flat? Saiba o que fazer para descobrir

Muitas vezes, um problema na tela do seu computador pode ter, como causador, alguma falha no cabo flat. Mas nem sempre é ele o culpado por isso.

Isso, aliás, acontece com outros componentes do dispositivo. Sempre é difícil saber se a questão tem ou não relação com o cabo flat.

Desse modo, se acaso surgir algum problema na tela do seu notebook, há um macete para descobrir se a falha está realmente na tela. Para isso, basta usar um cabo VGA ou um cabo HDMI.

Conecte, então, o computador, por meio de um deles, a um monitor ou outro aparelho externo de exibição. Assim sendo, se a imagem aparece normalmente, sem quaisquer problemas, então é bem possível que o problema esteja no cabo flat.

Mas que problemas são esses que podem surgir na tela do notebook?

Pois bem, pode surgir no display uma oscilação de cores. Ou seja, de acordo com os movimentos do dispositivo, as cores vão se alternando na tela e apresentando pouca nitidez.

Nem sempre, no entanto, a razão do problema é o cabo flat. Nesse caso, por exemplo, pode ser que o culpado seja outro: o circuito inversor das lâmpadas.

Sendo assim, o caminho mais seguro para verificar a questão é procurar uma assistência técnica. Afinal, contar com um profissional é sempre uma opção mais segura!

Fumaça no notebook

Com toda certeza, você sabe que fumaça não combina com o seu computador ou qualquer outro aparelho eletrônico. Aliás, quando ela aparece, logo se instaura um medo, não é mesmo?

Pois bem, um possível culpado para isso é o cabo flat, mais uma vez. Isso ocorre, então, quando ele entra em curto. Não se trata de algo comum, então não é algo que costuma acontecer.

fumaça

Mas, quando ocorre, é porque os cabos estão suscetíveis, como quando as dobradiças estão com danos, o que acaba expondo os fios e demais componentes, tornando-os vulneráveis a fatores externos, como a sujeira. Esse tipo de problema, aliás, costuma ocorrer quando há peças mal colocadas, fora do encaixe, ou frouxas no interior do computador.

A solução para quando sai fumaça do computador, então, é retirar a bateria. No entanto, não conecte-o diretamente à tomada, mas leve, de modo imediato, à assistência técnica.

Saiba como conservar o cabo flat

Assim como ocorre com qualquer outra peça ou componente de aparelhos eletrônicos, o bom cuidado pode prolongar a vida útil de um cabo flat. Qualquer seja o seu modelo e onde esteja. Desse modo, vamos lhe oferecer algumas dicas.

Em primeiro lugar, não transporte o seu notebook em suportes que sejam muito apertados. Isso pode causar pressão no aparelho e provocar danos no cabo flat.

Do mesmo modo, evite o aquecimento demasiado do seu notebook. Lembre-se de que isso pode ocorrer por vários motivos, como o uso de uma fonte de alimentação inadequada e o mau funcionamento do cooler.

Muito cuidado, então! Além disso, nunca mantenha dobradiças quebras ou o cabo exposto. Se isso acontecer, a melhor saída é trocar por um cabo flat novo, em ótimo estado e que seja de qualidade.

Também evite quedas do seu notebook. Quando ela sofre impactos, ainda que não sejam muito grandes, seu funcionamento pode acabar sendo comprometido.

Por isso, em caso de impactos, leve já a uma assistência técnica.

Por fim, sugerimos a você que faça revisões periódicas e regulares em seu notebook ou desktop. Esse é o melhor caminho para se prevenir contra problemas que podem surgir.

Pense, por exemplo, no check-up médico: com regularidade, ele é um ótimo meio para descobrir como vai o corpo e descobrir problemas, permitindo o tratamento o quanto antes. Pois bem, a revisão do seu computador também funciona assim!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles