Cabo de notebook: quais são e para que servem?

Tempo de leitura: 6 minutos

Não é segredo para ninguém que, muitas vezes, os responsáveis por ligar as peças de um notebook às outras são cabos. Mas você conhece a fundo algum cabo de notebook?

Ao longo deste texto, nós vamos lhe apresentar três diferentes tipos desses cabos: o flat, o HDMI e o carregador. Você vai conhecer para que eles servem e entender como eles funcionam.

Vamos lá?!

Cabo flat de notebook

Ou sabe do se trata o cabo flat? Se não, pelo menos já ouviu falar a respeito dele em algum momento, não é mesmo?

cabo flat da notebook

Pois bem, estamos falando de um cabo muito importante para o funcionamento tanto de computadores, quer sejam notebooks, quer sejam desktops, quanto de smartphones. Isso não é por acaso, já que ele é responsável por conectar peças como o teclado, o monitor ou mesmo a tela com a placa-mãe do dispositivo.

Pouca responsa, hein?! Só assim, então, todo o sistema interno funciona em conjunto, sem problemas como panes ou travamentos.

Se acaso você ainda não sabe, nós lhe contamos: a placa-mãe atua como se fosse o cérebro de um aparelho eletrônico, como o notebook. Todas as demais peças do dispositivo, então, de algum modo se comunicam com ela.

Isso quer dizer que, para que a tela possa funcionar, por exemplo, o cabo flat vai enviar sinais à placa-mãe, por meio de condutores metálicos. A placa-mãe, então, assimila o que deve fazer no momento e executa a função. O mesmo, portanto, ocorre com as demais peças do notebook, como o teclado, o touchpad etc.

Além disso, o cabo flat é bem diferente dos demais cabos de um notebook. Em sua composição, há uma película de plástico bem flexível, que permite que ele seja esticado com facilidade.

Do mesmo modo, saiba que não se trata de um cabo universal. Há tipos específicos para diferentes dispositivos, como os notebooks. Eles também podem variar de acordo com a marca do aparelho, assim como com o seu modelo.

Por fim, deixamos uma dica valiosa para você: o jeito mais confiável de saber se um cabo flat é o ideal para o seu notebook é conferindo o código part number do cabo original. Assim, você descobre se o novo cabo flat é compatível com o seu dispositivo!

Cabo HDMI

Outro cabo que se conecta a um notebook é o HDMI. A sigla, aliás, se refere à expressão “high-definition multimedia interface”, que significa uma interface condutiva digital de áudio e de vídeo.

Com o HDMI, então, o usuário é capaz de transmitir dados não comprimidos para uma segunda tela. Ou seja, estamos falando de uma opção mais moderna e superior aos padrões analógicos, como o VGA, o rádio-frequência e outros.

O HDMI é tão bom que consegue substituir os demais conectores que se usavam em DVDs, notebooks, desktops, TVs e monitores. Isso porque ele conta com uma alta qualidade de transmissão, oferecendo uma interface de comunicação entre qualquer fonte de áudio e de vídeo digital, com compatibilidade com outros aparelhos.

O HDMI, então, suporta qualquer formato de vídeo. Ou seja, o arquivo pode ter uma resolução padrão de 480i/p e 576 o/p, ou também de alta definição, de 720p e 1.080 i/p. Da mesma forma, suporta resoluções ainda maiores, de 1,4 k e 2 k.

De acordo com o Consumer Electronics Control, o cabo HDMI é capaz de suportar cerca de 32 canais de áudio digital, considerando o sinal de áudio e vídeo codificado em TDMS (Transition Minimized Differential Signaling).

Por fim, o grande trunfo do HDMI é o fato de ele ser capaz de fazer ligações de sinais de áudio e vídeo de um aparelho por apenas um cabo. Ou seja, dispensando a presença de outras conexões.

Em algum momento, você já usou o HDMI para transmitir o sinal de áudio e vídeo de seu notebook a uma televisão ou em um datashow? Quem sabe para ver um filme em uma tela maior? Com toda certeza, é uma opção bem prática e que cumpre o que propõe!

Fonte para bateria de notebook em fundo branco

Fonte de alimentação

O terceiro cabo de um notebook que trazemos a este texto é a fonte de alimentação. Propriamente dito, não se trata de um cabo interno do notebook, mas de um acessório que possui um cabo que leva energia ao dispositivo, possibilitando a recarga de sua bateria.

Ou seja, estamos falando de um acessório de vital importância para o funcionamento do seu notebook. Sem ele, a energia não chega ao dispositivo nem aos seus componentes.

De modo geral, uma fonte de alimentação atua transformando a corrente elétrica da rede, que possui uma tensão alta, em uma tensão menor, ideal para o hardware do computador. Na maioria das vezes, a rede elétrica de um imóvel possui a voltagem em 110 V (volts) ou em 220 V.

Por isso, é preciso que haja essa transformação, para que o notebook não acabe sofrendo um curto-circuito e queimando.

Do mesmo modo, a fonte de alimentação permite estabilidade à tensão elétrica. Isso porque a rede elétrica sofre com variações, o que é prejudicial aos aparelhos que estão ligados a ela.

É claro que esses são apenas três dos cabos de um notebook. Há outros vários, portanto, que se conectam a suas peças. Mas já deu para conhecer um pouco, não é?

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre os tipos de cabo de notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *