Bateria notebook: como fazer para durar mais?

Bateria notebook: como fazer para durar mais?

Tempo de leitura: 5 minutos

 A bateria do seu notebook está acabando muito rápido? Confira essas dicas para aumentar a durabilidade e saúde da bateria do seu notebook.

O uso de notebooks se popularizou muito no Brasil, afinal, são equipamentos mais leves, portáteis, e com preços mais acessíveis. Mas uma das dúvidas mais comuns dos consumidores diz respeito à bateria do notebook.

Quem nunca precisou sair correndo para ligar o notebook na tomada? Às vezes bem no meio da reunião, da aula, do game ou do filme chega aquela mensagem indesejável de bateria fraca e começa a correria. Por isso, separamos dicas para fazer a bateria durar mais.


A duração da bateria do notebook depende de fatores como a marca, modelo e outras características. Mas independentemente do modelo, listamos alguns fatores que podem contribuir para o aumento da bateria dos notebooks.

Como funcionam as baterias de notebook?

Os notebooks, atualmente, utilizam baterias de lítio – elas são atóxicas, mais leves e mais duradouras do que as baterias de níquel e de íon-lítio que eram utilizadas anteriormente, nos modelos mais antigos de celulares e de notebooks. O modelo de lítio também não vicia como ocorria com os anteriores, porque ele não armazena a energia.


As baterias de lítio foram programadas com uma vida útil específica, isto significa, que um dia a bateria vai acabar e não aceitar mais cargas. A vida útil é medida em ciclos – uma bateria pode ter, por exemplo, a vida útil de 400 ciclos. Um ciclo, por sua vez, é contado quando a bateria atinge zero ou 100. Então, toda vez que ela é carregada e descarregada, contamos um ciclo.


A quantidade de ciclos do seu notebook depende do modelo e do fabricante – e isto pode ser verificado nas configurações ou na tela prompt – com alguns comandos você consegue acessar o relatório sobre a performance da bateria, com informações como: quantos ciclos já foram utilizados, quantos ainda estão indisponíveis e outros dados sobre a saúde da sua bateria.


Como o ciclo é contado de 0 a 100, a primeira dica é: evite deixar a sua bateria zerar para carregar, o ideal é manter uma carga entre 20 a 80%, porque isso otimiza o fluxo de energia. Por dentro da bateria, tem-se átomos de lítio, é o movimento deles que gera a energia para o computador, e manter a bateria com menos de 20% dificulta o carregamento.


Portanto, se você souber usar a quantidade de ciclos disponíveis na bateria do seu notebook a seu favor, você pode conseguir uma durabilidade maior.

Devo deixar minha bateria conectada na tomada?

Sim, se você está próximo à tomada, você pode deixar o seu notebook conectado com a fonte. Quando atingimos 100% da carga, o computador tem um sistema que corta o carregamento da bateria, e a energia é passada direto da fonte para o computador.


Manter o computador conectado na tomada sempre que possível evita que você consuma a quantidade de ciclos da sua bateria.


Por outro lado, quando se conecta na tomada temos, inclusive, um aumento da eficiência do seu computador – porque quando ele está funcionando somente com a bateria (sem a fonte) ele tende a reduzir ou desligar algumas funções para poupar mais energia.


Você deve estar se perguntando se deixar na tomada não vicia a bateria. E a resposta é não! As baterias atuais de lítio não possuem memória, como acontecia com os modelos anteriores, logo, não existe esse risco. 


O que pode acontecer, além do efeito de término dos ciclos de vida, é um processo de desgaste ou de envelhecimento da bateria de lítio – quando isso acontece é como se a bateria não conseguisse mais alcançar os 100% de carga. Na prática, por mais que apareça que o seu notebook está com a carga completa, na verdade a sua bateria pode ter uma capacidade de 90 ou 80% em relação à quando era nova.

Dicas para aumentar a durabilidade da sua bateria

Já falamos aqui sobre dois pontos importantes: evite deixar a sua bateria com valor menor que 20%, porque isso consome um ciclo de vida e desgasta a sua bateria. Outro ponto importante: sempre que possível trabalhe com o seu notebook ligado na tomada.


Caso não consiga utilizar o computador ligado na tomada, existem algumas dicas para ajudar a poupar energia – como reduzir o brilho da tela, um pequeno ajuste para um nível ainda confortável para leitura pode reduzir bastante o gasto de energia. Outro cuidado é com o volume do som, volumes mais altos consomem mais energia. 

Evite ligar e desligar muitas vezes o seu notebook 

Você pode utilizar, por exemplo, funções como suspender e hibernar, principalmente se tem o costume de ligar e desligar várias vezes.

Atente-se a temperatura ao carregar o computador 

A maioria dos fabricantes não recomendam recarregar o computador quando ele está dentro de bolsas ou em temperaturas superiores a 30 graus.

Evite guardar seu notebook ou deixá-lo por muito tempo com a bateria zerada 

Pode ser que ele não volte a ligar, pois com o desgaste da bateria de lítio, ela pode não conseguir receber a carga necessária.

Use suportes para notebook

Não deixe sua tela acesa à toa, quando não estiver usando o computador, você pode suspender ou mesmo fechá-lo para que a luz não fique acesa.


Evite usar seu notebook em locais muito abafados, sem circulação de ar, encostado em almofadas, tecidos e cobertores – porque isso piora a vida útil da bateria. Por isso, use suportes, assim é possível garantir a circulação de ar, inclusive se você mora em locais quentes o ideal é usar apoios para notebook com ventiladores externos ou cooler.


Agora, se você já tentou de tudo e a sua bateria ainda te deixa na mão, uma saída é substituir essa peça – afinal vale muito mais a pena comprar uma bateria nova, do que o computador todo. Faça sua compra com segurança e com todo o suporte que precisar, via chat, com a bringIT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *