Bateria do notebook estufada: por que acontece e o que fazer?

Bateria do notebook estufada: por que acontece e o que fazer?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe o que fazer quando a bateria do seu notebook fica inchada? Confira por que isso acontece e dicas para resolver esse problema neste post!


Imagine a situação: Você pega o seu notebook para usar e percebe que há algo estranho na sua estrutura. Quando vai verificar, vê que a bateria está estufada. Mesmo com esse problema, o aparelho está funcionando normalmente. 


Será que isso é perigoso? Se continuar usando outros componentes podem estragar? Com certeza!


Os riscos de problemas maiores acontecerem é muito grande. Por isso, a melhor opção é tomar atitudes imediatas. Para te ajudar a entender tudo sobre isso, preparamos esse post com as possíveis soluções para bateria estufada, dicas e outras informações.

Qual a função da bateria?

A bateria é responsável pelo armazenamento e distribuição da energia elétrica para que os outros componentes do notebook funcionem.


A sua vida útil é medida por ciclos, onde cada um é representado pela carga e descarga completa da bateria. Geralmente o tempo de funcionamento normal fica entre 300 e 500 ciclos, variando de acordo com o modelo e o fabricante da peça.

Do que são feitas as baterias?

Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, as baterias de notebooks passaram a ser fabricadas com componentes diferentes.


A princípio, elas eram feitas com níquel-cádmio ou de hidreto metálico de níquel. Com o passar do tempo esses compostos ficaram obsoletos e novos começaram a ser usados na fabricação. Atualmente as baterias, em sua grande maioria, são constituídas de íons de lítio e os polímeros de lítio. 


As baterias são constituídas por células. Elas são criadas a partir da prensagem e armazenamento dos lítios. Esse processo é feito através de reações químicas, por isso é preciso ter muito cuidado ao manusear, armazenar, transportar e dar manutenção nas baterias. 

Bateria estufada: Qual o motivo?

Como dito anteriormente, as baterias são formadas por células e elas podem ter formatos diferentes. As formas mais comuns são as cilíndricas e as retangulares. Elas possuem diferenças que afetam o seu funcionamento, como:

  • Modelo retangular e achatada: Esse tipo de bateria está presente em notebooks, smartphones e tablets. A sua resistência para blindagem é menor;

  • Modelo Cilíndrico: Esse modelo é mais resistente. Ela tem um bom desempenho e aguenta melhor em casos de pressões causadas por superaquecimento, carregamento incorreto ou sobrecarga.

Diante disso, as baterias inchadas são mais comuns de aparecer nas peças feitas com o modelo retangular e achatada. As cilíndricas, como são mais resistentes, comumente, sofrem menos desse defeito. 

Bateria estufada: O que acontece com ela?

A bateria estufada é um fenômeno químico que acontece em seus compostos quando os íons de lítio entram em contato com o oxigênio. A partir daí, a reação começa a oxidar o lítio, gerando um aumento dos componentes da bateria. Isso causa a dilatação das paredes da peça de uma forma não planejada. Criando assim o estufamento.


Por isso, quando uma bateria estufada aparece é um sinal claro que alguma coisa de errado está acontecendo com o funcionamento dela. O ideal é procurar um especialista imediatamente, evitando maiores complicações no aparelho e até mesmo prevenir que aconteçam acidentes.

Quais as consequências uma bateria estufada pode causar?

Uma bateria estufada pode gerar consequências ruins para o notebook e também para o usuário. Para o aparelho eletrônico, o vazamento do composto químico pode estragar outras partes do aparelho como as placas e o teclado. 


Esse incidente não é exclusividade dos computadores portáteis. Também podem acontecer em smartphones e tablets, causando, inclusive, o desligamento desses tipos de aparelhos.


A bateria estufada também pode provocar acidentes, como explosões. Não é incomum casos de pessoas que já sofreram isso e se machucaram. Algumas empresas, reconhecendo esse perigo, promovem recall de aparelhos para diminuir as chances de algo pior acontecer.


Outro problema, em casos mais graves, é a liberação de gases que ficam no interior da bateria. Eles são compostos de fluoreto de polivinilideno que são nocivos para a saúde das pessoas. 

O que causa o estufamento?

Existem alguns motivos que podem ajudar a estufar a bateria do notebook e outros eletrônicos. Dentre os principais, podemos citar:

  • Carregador de baixa qualidade – O carregador precisa alimentar o aparelho exatamente como o fabricante indica. Por isso, fontes de energia de má qualidade podem gerar variação na tensão e danificar a bateria;

  • Usar o aparelho enquanto carrega – Usar o aparelho enquanto ele está ligado à fonte de energia pode gerar superaquecimento da bateria. Isso acontece mais em tablets e smartphones;

  • Excesso de calor – Expor o aparelho ao sol intenso pode comprometer as reações químicas, gerando gases e consequentemente o estufamento da bateria;

  • Defeitos de fabricação – Apesar das empresas possuírem processos rigorosos na fabricação dos aparelhos, erros podem acontecer, principalmente se a produção utilizar materiais de baixa qualidade.            

Como evitar o estufamento da bateria do notebook?

Existem algumas atitudes que podem diminuir a possibilidade de estufamento da bateria.

  • Mantenha o aparelho sempre limpo;

  • Cuidado ao transportar;

  • Não obstrua as entradas de ventilação;

  • Use em superfícies planas;

  • Evitar o uso no colo ou cama;

  • Utilize carregadores de boa qualidade e que atendam as especificidades do notebook, entre outros

Onde comprar uma bateria de notebook nova?

Mesmo tomando todos os cuidados recomendados nesse post, as baterias possuem uma vida útil e em algum momento precisarão ser substituídas. 

Aqui na bringIT você encontra atendimento personalizado feito por um time de consultores especializados para te ajudar a encontrar a bateria certa para o seu notebook. 


Acesse agora o nosso site e aproveite os melhores preços, com condições facilitadas de pagamento e envio rápido para todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *