touchpad

Bateria do notebook conectada mas sem carregar, entenda o que pode ter acontecido

Uma das mensagens mais frustrantes para os proprietários de notebooks é aquela que diz “Bateria conectada. Não está carregando”. Infelizmente isso não é tão raro de acontecer e este problema pode se dar por diversas razões.

A boa notícia é que algumas delas são fáceis de resolver, basta que você siga as orientações passadas a seguir. A má notícia é que talvez você precise recorrer a um técnico de informática para ajudar você.

Mas não se preocupe, caso você tenha que adquirir uma nova bateria ou até mesmo um novo notebook, nós também podemos ajudá-lo! Dessa forma, ao final deste post você estará completamente apto a resolver o seu problema. Acompanhe!

slot de segurança do notebook

Possíveis causas do problema

Vejamos agora as principais causas para que o problema esteja acontecendo. Não esqueça que essas causas são exemplos, podendo o seu problema ser ainda mais complexo ou ligado a uma junção de fatores que levaram isso a acontecer.

Apresentaremos diversos fatores que podem estar levando o seu notebook a apresentar este problema na bateria. Aqui é válido lembrar que se você não tiver nenhum conhecimento sobre informática e processos de hardware, tenha muito cuidado se for proceder com o conserto do aparelho sozinho. Normalmente o mais indicado sempre é contar com o auxílio especializado de um técnico.

Conexão

A primeira coisa que você deve fazer, se é que já não fez, é verificar se o notebook está realmente conectado ao carregador. Provavelmente você já fez isso, mas dê mais uma olhada para verificar se o seu cabo não está com mau contato na entrada do notebook.

Verifique também se a entrada da fonte não está com mau contato e se a tomada está funcionando perfeitamente. Quanto à tomada, você pode levar o notebook com o carregador até outra tomada. Caso ele continue sem carregar, siga para o próximo tópico.

Aquecimento

A bateria do notebook pode não estar funcionando por causa de um superaquecimento no aparelho. Se você utiliza o notebook em cima de superfícies que esquentam com facilidade, como cama, cobertor, pernas, travesseiro, entre outras, o aparelho pode estar desligando o sistema de carregamento.

Isso ocorre para que o aquecimento da bateria não cause um incêndio. A solução, neste caso, é desligar o notebook por algumas horas e verificar se a bateria volta a carregar. Caso isso funcione, você deve passar a utilizar o aparelho em superfícies que não esquentam muito, como mesas de cozinha, mesas de escritórios, suportes para notebook, entre outros.

Configurações

Outra causa muito comum que faz com que a mensagem “Bateria conectada. Não está carregando” apareça são as configurações do notebook. Muitas vezes, não intencionalmente, configuramos o aparelho para que a sua bateria pare de carregar em determinado ponto para que haja uma economia de energia e até mesmo para que a vida útil da bateria seja aumentada.

Às vezes o sistema do notebook realiza essa configuração sozinho. Nesse caso, você deve abrir a opção de “Energia e Suspensão” na parte de configurações do sistema. Caso isso não funcione, tente a próxima solução no tópico seguinte.

Drivers

Os drivers são o que permite que o software de determinado aparelho se conecte e funcione junto ao dispositivo. Um grande problema, que pode causar alguns erros na bateria, é quando esses drivers estão desatualizados.

Os drivers da bateria podem ser encontrados no “Gerenciador de Dispositivos” do seu notebook. Neste local você deve ir até a opção da bateria e atualizar o driver de cada uma das opções que aparecerem no campo “bateria”.

Assim, os drivers serão atualizados um a um e, caso esse seja o motivo da mensagem de não carregamento no seu notebook, isso vai ser resolvido. Assim que os drivers forem atualizados, você deve reiniciar o notebook e verificar se ele está carregando.

Se este não for o problema, você ainda pode tentar algumas outras coisas. Continue a leitura e acompanhe!

BIOS

O problema com o seu notebook ainda pode estar relacionado a BIOS, que é um tipo de sistema voltado a ativação de todas as entradas e saídas do seu aparelho. A BIOS ativa o funcionamento da bateria, por exemplo, fazendo ela funcionar ou deixar de funcionar.

Caso a BIOS do seu computador esteja apresentando um mau funcionamento, seja por estar desconfigurada ou até mesmo desatualizada (como acontece com os drivers), a sua bateria não vai ser ativada pelo notebook, o que fará com que ela também não possa ser carregada.

Se este for o problema do seu aparelho, a solução é um pouco mais complicada, pois será preciso entrar em contato com o suporte da fabricante do notebook. Por ser um procedimento arriscado e complexo, o mais indicado é que você não tente configurar ou atualizar a BIOS sozinho, a não ser que tenha conhecimento técnico sobre o assunto.

sistema operacional windows

Sistema operacional

As atualizações do seu sistema operacional também podem fazer a sua bateria não ser carregada. Essas atualizações ocorrem periodicamente, de modo que se você não acionar a opção de “atualização automática” algumas atualizações podem ficar para trás, fazendo o seu aparelho apresentar um mau funcionamento.

Dessa forma, você pode verificar se há alguma atualização disponível no seu notebook nas configurações do sistema, na opção “Verificar se há atualizações”. Caso alguma atualização seja necessária, você deve atualizar o sistema e depois reiniciar o aparelho.

Defeito de fabricação

Por fim, caso o problema com a bateria tenha aparecido logo após a compra do notebook, você pode estar enfrentando um defeito de fabricação. Esse problema infelizmente só é resolvido apenas com o envio do aparelho para assistência técnica.

Caso não haja nenhuma empresa autorizada para fazer o conserto do aparelho ou se já passou o prazo de troca do produto na loja, é preciso que você envie o aparelho pelo correio para o fabricante.
Não se preocupe: não há custos para que o envio seja realizado e, segundo o Código de Defesa do Consumidor, ele deve voltar consertado em até 30 dias.

Considerações finais

Agora que você já sabe tudo que precisa a respeito das possíveis causas da mensagem “Bateria conectada. Não está carregando”, já pode fazer todas essas tentativas a fim de que o seu aparelho volte a ter a bateria carregando da maneira correta.

Caso nenhuma dessas soluções seja possível, você pode aproveitar para adquirir um novo notebook. Na bringIT você pode adquirir os melhores notebooks do mercado com preços que cabem no seu bolso! Veja as opções disponíveis em notebooks open-box, usados e recondicionados!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles