Bateria de notebook como usar e preservar?

Tempo de leitura: 5 minutos

A bateria do notebook é um dos daqueles itens que quase sempre apresenta problemas após longos períodos de uso, motivo pelo qual o assunto é sempre acompanhado da dúvida: como usar e preservar a bateria do notebook?

Ainda que a internet esteja cheia de sites e fóruns espalhando técnicas, informações e estratégias por vezes até um tanto quanto mirabolantes, a verdade é que você deve atentar para os métodos corretos de modo a não tornar, quem sabe, sua utilização ainda mais degradada.

Além do mais, é fato que as baterias de notebook e de demais eletrônicos estão quase sempre cercadas de muitos mitos: posso ou não remover a bateria do notebook ao utilizá-lo na tomada? Tem como aumentar o tempo de vida desse equipamento? A bateria deve ser sempre original? Ela realmente desgasta quando deixamos o aparelho sempre ligado? Essas são apenas algumas dúvidas que vamos tirar ao longo deste artigo.

Está preparado(a)? Então vamos lá!

notebook aberto com bateria

Bateria de notebook – como usar?

Uma coisa é fato: a bateria do notebook se degrada com o passar o tempo, isso é algo natural. No entanto, há sim algumas coisas que você pode fazer para prolongar o tempo de uso dela, ou seja, aumentando o tempo útil até que uma nova bateria se torne necessária.

A seguir, confira algumas dicas de como usar bateria de notebook e preservá-la ao máximo.

1. O calor é inimigo da perfeição (pelo menos quando falamos das baterias)

Se você tem o hábito de utilizar o notebook no colo, apoiado na cama ou debaixo de um sol escaldante, pare com esse hábito o quanto antes: você está praticamente preparando a bateria do seu notebook para o próprio velório.

Para aumentar a vida útil da bateria do seu notebook é fundamental utilizá-lo sempre em uma superfície estável, plana e – importantíssimo! – fresca. Atente-se também se as saídas de ar do notebook não estão sendo tampadas. De modo geral, basta avaliar por si só: se você está sofrendo com o calor ou desconfortável no ambiente, é muito provável que o seu laptop também esteja (talvez um pouquinho mais).

Uma dica de ouro: quando você compra um notebook, pode encontrar orientações do fabricante sobre as temperaturas que o seu novo dispositivo suporta. No geral, elas variam a depender do ambiente em que o notebook é usado ou guardado.

2. Faça limpezas de tempos em tempos

Se o seu notebook é um daqueles que conta com bateria removível, aí vai uma boa notícia: você pode fazer, por conta própria, uma simples limpeza nesse componente.

Para isso, basta remover a bateria, limpar de ambos os lados os contatos do metal (utilizando um paninho seco com leves borrifadas de álcool isopropílico) e pronto. Fácil, não é? Uma simples atitude ajuda a manter a todo vapor o envio de energia para o seu dispositivo.

3. Evite manter o seu dispositivo com a carga sempre no máximo

Se você é daqueles que acredita que a bateria se mantém saudável ao deixar o dispositivo sempre 100% carregado, saiba que você está completamente enganado(a). Isso porque a realidade é exatamente contrária: para que a bateria dure bastante, é fundamental que ela esteja sempre trabalhando, ou seja, mantendo os elétrons em movimento.

Recomendamos, então, que você sempre deixe a bateria do notebook descarregar completamente antes de recarregá-la novamente, sem manter o carregador sempre conectado à tomada.

4. Modifique as configurações de energia para sua realidade

No geral, quanto menor for o trabalho da sua bateria, maior será seu tempo de vida. Dessa forma, você pode adaptar o seu notebook para gastar menos bateria a depender da sua realidade em frente à telinha.

O modo economia de energia, por exemplo, pode ser utilizado sempre que você desligar a tela ou em horários noturnos, por exemplo. A redução de performance da bateria tende a aumentar o seu tempo de vida. Aposte nisso!

Perguntas e respostas sobre como usar e preservar bateria de notebook

bateria de notebook

Agora vamos tirar da sua cabeça alguns mitos que te contaram sobre bateria de notebook, como usar e preservar.

Alguns falam que é importante remover a bateria quando for utilizar o computador ligado na tomada. Isso não é mais necessário uma vez que as baterias atuais, produzidas com íons de lítio, não possuem aquele famoso “vício” que falávamos no passado. O fenômeno era comum apenas às baterias de cádmio, que obrigatoriamente tinham que descarregar antes de serem recarregadas.

Neste sentido, muitos têm a dúvida se é relevante remover o carregador da tomada quando ele completar a carga. Aí tudo vai depender da mobilidade que você precisa com o seu notebook: se o objetivo for preservar o máximo de carga para depois passar algumas horas longe da tomada, por exemplo, pode manter. Mas se é só por uma questão de vício, não precisa – o uso desnecessário do trabalho da bateria pode contribuir para piora da sua vida útil.

E deixar a bateria zerar? Pode?

Não há necessidade para isso. Mas, se acontecer, busque carregar o seu dispositivo o quanto antes. Manter o notebook guardado totalmente sem carga por longos períodos pode deixar a bateria inutilizada por muito tempo, o que não é saudável e/ou indicado para ela.

Se o seu notebook já não está mais segurando a carga, esse pode ser o momento de começar a cogitar a troca da sua bateria. Neste artigo, saiba como comprar bateria para notebook .

Sua bateria realmente não tem mais jeito? Troque-a com quem entende do assunto!

Ao longo deste artigo você aprendeu uma ampla variedade de cuidados e estratégias relacionadas à bateria de notebook, como usar e preservar. Mas entendemos que às vezes não há outra saída a não ser trocá-la, principalmente se a sua vida útil realmente já está no limite.

Neste caso, conheça a BringIT – uma empresa que vende, entre outros produtos, baterias de notebook com qualidade equivalente à das originais de fábrica por preços mais acessíveis. Garantia e entrega rápida e eficaz também fazem parte de seu portfólio.

Que tal conhecer um pouco mais? Acesse o site agora mesmo!