notebook aberto com bateria

A bateria do meu notebook esta viciada o que devo fazer?

Sempre ouvimos falar que “a bateria do notebook pode viciar” e nem sempre sabemos o que isso significa nem como isso pode acontecer.

O notebook se tornou um item amplamente utilizado por inúmeras pessoas e, se você usa um, é importante saber o que fazer quando a bateria do notebook estiver viciada.

Se você tem notado que a bateria do seu notebook não está mais segurando a carga e está aguentando muito menos tempo do que o normal, talvez ela esteja, de fato, viciada.

Então, o que fazer? Vamos te explicar como identificar se a bateria do seu computador está viciada, como você pode evitar que isso aconteça e o que fazer caso a bateria do seu notebook já esteja assim.

bateria de notebook

O que significa uma bateria viciada

Existem vários mitos e verdades sobre as baterias de notebook, principalmente quando falamos sobre a questão da “bateria viciada”. Existem vários “métodos caseiros” de como carregar a bateria ou como não carregá-la para evitar este efeito, mas a questão é bastante simples.

As baterias para notebook atuais são feitas de íon lítio, que vem em substituição às baterias de níquel. Essas baterias de níquel apresentavam um problema: elas exigiam estar completamente descarregadas para receber uma nova carga completa.

Ao passar por repetidos recarregamentos de energia sem estarem esgotadas, as baterias de níquel acabavam por “memorizar” este novo valor energético, ficando incapaz de armazenar a mesma quantidade de energia como no começo.

A verdade é que as baterias de notebook não viciam, porque as baterias de íon lítio funcionam por ciclos de carga, que não apresentam essa exigência das baterias de níquel. Entretanto, elas ainda possuem um ciclo de vida limitado.

O ciclo de vida das baterias de notebook

Como já comentamos, as baterias de íon lítio não apresentam o problema do vício, porque você pode recarregá-las mesmo que elas tenham qualquer quantidade de energia armazenada restante.

O que acontece é que cada bateria para notebook possui um número de ciclos de carga, que varia entre 300 e 500. O que isso quer dizer?

É bem simples: cada ciclo representa uma descarga e uma carga completa da bateria do seu notebook. Dependendo da qualidade da bateria, ela pode passar por esse ciclo de 300 a 500 vezes.

Dessa forma, não é possível precisar exatamente quanto dura uma bateria, porque a sua durabilidade vai variar com os hábitos do usuário do notebook e como ele cuida do seu equipamento.

Entretanto, no geral, a bateria de um notebook dura de 3 a 5 anos, tendo desempenho com o máximo de sua capacidade, passando então a ter um desempenho reduzido, porque não vai mais atuar nesse alto nível de capacidade, que é o que nós chamamos agora de “bateria viciada”.

Então, como identificar se a bateria do seu notebook está viciada?

Sinais de que a bateria do seu notebook está viciada

Bom, a primeira coisa que você deve considerar é há quanto tempo você usa a mesma bateria no seu notebook. Como dissemos, a bateria dura em média de 3 a 5 anos. É claro que isto é apenas uma estimativa, porque a verdadeira estimativa vai depender da forma como você utiliza o notebook no seu dia a dia.

Mas existem alguns sinais para indicar que a sua bateria pode estar viciada:

Bateria acaba muito rápido

Quando a bateria do seu notebook começa a não reter mais energia, precisando ser carregada constantemente e não conseguindo segurar o computador ligado por um tempo razoável, ou pelo menos perto do que sempre desempenhou, este é um claro sinal de que ela já não está nas melhores condições.

Notificações do sistema

Os sistemas operacionais dos notebooks também conseguem identificar que a bateria pode estar tendo um desempenho abaixo do usual e indicar esta situação, normalmente por mensagens no seu painel de controle ou no ícone de bateria que fica na área de trabalho.

Bateria estufada

Outra coisa que pode acontecer é o estufamento da bateria. O que acontece é que o aparelho possui algumas reações químicas que podem acontecer, expandindo as células cilíndricas da bateria e estragando a peça. Neste caso, a troca é urgente.

bateria de notebook

Como escolher a bateria certa para o seu notebook

Se você identificou que a bateria do seu notebook está viciada, então é a hora de trocar. Existem muitas soluções “caseiras” para fazer a bateria “voltar à vida”, mas isso não é recomendável e pode ser até perigoso, principalmente porque não vai funcionar.

Chega um momento que não tem jeito: é melhor trocar a bateria e colocar uma nova, até para não comprometer nenhuma função do seu sistema, além de garantir que sua bateria funcionará quando você precisar!

Atente-se à compatibilidade da bateria com o notebook, a sua voltagem, o modelo e verifique a garantia da peça.

Na bringIt, você encontra baterias para notebook das mais diversas marcas e modelos, com os melhores preços para você substituir a bateria do seu PC da forma mais fácil possível.

Em caso de dúvidas sobre o modelo e a compatibilidade do seu notebook com a bateria, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo a encontrar a bateria certa!

Como evitar que a bateria do notebook fique viciada

A primeira coisa que precisamos falar aqui é sobre um mito que precisa acabar: usar o notebook na tomada não estraga nem vicia a bateria, porque ela é feita de lítio, que é imune ao efeito memória que comentamos quando falamos das bateria de níquel.

Entretanto, existem outras formas de evitar o “efeito vício” nas baterias de notebook. Aqui estão algumas delas:

• Fazer uma limpeza periódica no notebook;
• Evitar que ocorra a descarga completa da bateria;
• Evitar que o notebook esquente muito – evite deixá-lo sobre superfícies que dificultem o resfriamento, como a cama, sofá etc. Uma boa opção é usar um resfriador;
• Realizar a calibragem da bateria a cada 6 meses.

Manter o bom funcionamento da bateria não é exatamente difícil e, caso você identifique que ela está realmente viciada, a sua melhor opção para ter uma bateria que realmente funciona e não vai lhe deixar na mão é substituindo por uma nova.

Confira o nosso site e saiba mais sobre as nossas ofertas em baterias. Contamos com diversos modelos e estamos prontos para te ajudar a encontrar a bateria correta para o seu notebook!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles