Vantagens do teclado iluminado no notebook

O teclado iluminado, também chamado de teclado backlight (na tradução livre, teclado com luz de fundo) é muito comum em modelos mais novos de notebooks e também está presente em alguns teclados de PC, como os teclados mecânicos gamer.

Sua principal vantagem é a praticidade e autonomia de uso em lugares com pouca luminosidade, o que evita que haja erros de digitação ou de comando. É ideal para quem gosta de trabalhar ou jogar sem a interferência de luz.

Mas, antes de avançarmos no assunto, conheça as principais diferenças entre os tipos de teclado com backlight.

Teclado iluminado para notebook em fundo branco
Teclado iluminado com conexão USB

Diferença entre teclado iluminado e retroiluminado

Eles são bem parecidos, por isso muita gente acha que são a mesma coisa. Mas é só reparar em alguns detalhes que você conseguirá saber a diferença. 

Eles têm a mesma função, mas são configurados de forma diferente. Basicamente, sua principal diferença está na maneira como a luz é emitida.

Nos teclados iluminados, a claridade de cada tecla se dá aos leds que ocupam cada tecla individualmente, assim fazem com que a luz venha de dentro da tecla, iluminando a letra, como neste notebook:

teclado-iluminado-colorido

Já os teclados retroiluminados são os que têm luzes entre as teclas, não há a iluminação interna das teclas. Os leds ficam em uma espécie de “placa” na parte inferior do teclado, como este:

teclado-de-notebook-com-retroiluminacao-azul

Neste caso, independentemente do modelo, todos os notebooks que possuem a função de backlight consomem um pouco mais de bateria, por isso, diversos modelos possuem um comando para desligar a luz em casos que você não precise dessa iluminação, assim já é uma ajuda para economizar bateria.

Vantagens dos teclados iluminados

Os teclados com iluminação são práticos, pois além de facilitar a vida de quem quer assistir um filme, jogar ou trabalhar até mais tarde e não quer deixar as luzes acesas, é uma ótima opção.

Outra coisa bem legal é que alguns modelos permitem a regulagem de luz das teclas, assim fica bem mais confortável, né? Evitando aquela sensação de incômodo da irritação nos olhos causado pelo led muito forte.

Muitos modelos de teclado backlight são personalizáveis

Ainda falando em usar do seu jeito, muitos notebooks com teclado iluminado têm a função de personalizar a luz dos comandos mais usados. Alguns até mudam de cor!

É uma grande ajuda para quem joga muito no notebook ou usa programas de edição, porque esse tipo de ação possui diversos atalhos, sendo possível criar um padrão para cada um deles.

Existe teclado iluminado para PC?

Embora essa função seja muito mais comum em notebooks, existem teclados iluminados para PC. Então, quem tem um computador de mesa e usa em ambientes mais escuros, vale a pena o investimento!

Para quem está montando um PC gamer, existem teclados muito completos e estilosos, como o teclado mecânico Redragon que possui iluminação de LED em RGB com 19 modos de iluminação diferentes. Legal, né?

Compatibilidade de teclados iluminados para notebook

Embora seja bastante comum no mercado, os teclados com backlight não estão disponíveis em 100% dos modelos. E como a troca de teclado de notebook é relativamente simples de se fazer, você se pergunta:

Posso trocar meu teclado normal por um com iluminação?

A resposta é: Infelizmente, não. E nós explicamos por quê; os teclados com backlight possuem dois cabos flats e dois slots para encaixe: um para a leitura e funcionamento das teclas e outro apenas para o funcionamento da luz.

Quando um notebook vem de fábrica sem iluminação, ele possui apenas um slot o que impossibilita que haja slot para funcionar a iluminação interna.

Lembrando que você precisa conferir a compatibilidade do teclado para o seu notebook tendo em mãos o Part Number ou com o modelo completo do seu aparelho.

E aí, conseguimos tirar as suas dúvidas? Se houver mais alguma, escreve pra gente aqui nos comentários!

Na bringIT você encontra uma grande variedade de peças e acessórios para o seu notebook!

bringit
newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles