ícone compartilhar redes sociais
como limpar a tela do notebook

Como limpar a tela do notebook?

adminblog_USR

Provavelmente você já passou por alguma dessas situações: não conseguir  enxergar todos os pixels do seu monitor devido àquelas marcas de dedos ou o seu notebook está com tanto pó que quando você olha para a sua tela em direção a luz, parece algo assustador… Ok, exageros a parte, mas pode ser que esteja na hora de limpar a tela do seu notebook. Devemos realizar esse procedimento constantemente para que ela não seja danificada ou nos prejudique na hora de visualizarmos algo no notebook.

50

Qual o material indicado para realizar essa limpeza?

Utilize uma flanela seca e macia, de preferência que não contenha linho ou outro tipo de fio que seja 100% algodão natural,  como uma camisa velha por exemplo . É indicado também, a utilização de uma flanela especial (microfibra) que muitas vezes vem junto com monitores ou Tvs, ou até para limpeza de óculos, elas são super macias e perfeitas para este tipo de aplicação.

Não utilize flanelas tradicionais (podem deixar pelos na tela), papel higiênico, lenços de papel, tecidos com poliéster ou papel-toalha, pois esse tipo de material contêm fibras de madeira na composição que podem fazer com que apareçam riscos na tela. O mesmo acontece com tecidos de poliéster.

Que produto devo aplicar?

Existem produtos específicos para limpeza da tela de LCD, facilitando o serviço da limpeza da tela, eles geralmente são vendidos em kits que já acompanham uma flanela especial. Não tente utilizar sabão, solvente ou detergente – certamente irão reagir com o plástico e danificar a tela.

Na ausência de substância específica, utilize uma mistura de 50% água limpa e filtrada e 50% de álcool isopropílico para limpar a tela juntamente com a flanela, ou somente umedeça com um pouco de água.

Segundo os fabricantes, não é recomendado que seja aplicado sobre a tela nenhum tipo de produto químico ou álcool para a limpeza da tela.

Como limpar a tela:

  •  Passe o pano seco levemente sobre a tela, sem exercer pressão. Este procedimento visa apenas remover poeira e outros detritos leves.

limpar notebook

  • Para remover as tão incomodas marcas de dedos, umidifique a flanela de preferência com um com um borrifador (não ao ponto de pingar) e aplique, prestando muita atenção às gotas da substância aplicada, elas não podem ser escorridas  

como limpar notebook

  • Passe o pano de forma rápida e suave, através de movimentos circulares.

exemplo de como limpar notebook

  • Para facilitar, você pode deitar o notebook em uma superfície horizontal para passar o pano.

exemplo de como limpar a tela do notebook deitada

Pronto, a tela do seu notebook já está limpa.

Tenha um cuidado extra com as bordas – se a água passar para o lado de dentro do monitor poderá danificá-lo de forma irreversível. Tenha bastante paciência, pode ser muito trabalhoso tirar as manchas.

 Alguns notebooks permitem o contato do teclado com a tela quando fechados. Nestes modelos use algum pano entre os dois na hora de fechar, isto evitará manchas que podem se tornar definitivas com o tempo. Observe o seu notebook, se surgirem manchas na tela em linhas paralelas ou em forma de tecla, adote esta proteção imediatamente

Mas o que podemos fazer para que ela continue limpa?

A precaução e o cuidado são fundamentais no manuseio das telas de notebooks e é essencial sabermos realizar a manutenção correta do aparelho. As telas LCD têm muito de sua composição em plásticos,materiais sensíveis às gorduras e às substâncias ácidas liberadas pelas nossas mãos.

O primeiro cuidado é o mais simples: não toque na tela. As marcas de dedo são difíceis de remover, portanto nada melhor do que evitá-las. Com o passar do tempo é normal que poeira e respingos também se acumulem.

Mas eu tenho um notebook/tablet sensível ao toque o que eu faço? As telas que são sensíveis ao toque possuem tratamento específico para suportar as substâncias nocivas das mãos.

Nesse caso, o cuidado deve ser ainda maior. Evite comer ou beber próximo ao aparelho e realize limpezas periódicas (a cada 3 meses ou quando houver necessidade).

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *