Dicas

3 maneiras de aumentar a performance do notebook

mulher-trabalhando-no-laptop

Existem diversas maneiras de melhorar o desempenho do seu notebook, seja em troca de peças ou mesmo atualizações no software do próprio aparelho. Nós listamos as perguntas mais frequentes na hora de fazer esse upgrade e transformamos em soluções que variam de acordo com a sua necessidade, conhecimento e preço.

Você já não está satisfeito com o desempenho do seu notebook e está procurando soluções alternativas que possam ajudar você a ter uma melhora sem ter que comprar um aparelho novo? Então nós podemos ajudar você! Neste artigo você vai conferir três diferentes formas de fazer essa atualização.

 

Três formas de deixar seu notebook mais rápido

1 –  Troca de HD/SSD e memória RAM: Upgrade garantido e fácil para o usuário comum.

Uma forma mais garantida de potencializar a performance do seu notebook é fazendo a troca da memória RAM ou do HD por um SSD. Esse procedimento é considerado simples e demanda um conhecimento básico. Fique atento à compatibilidade e quantidade de memória que o seu notebook suporta e também se ele possui a opção de fazer a substituição do HD por um SSD

memória RAM é responsável pelo armazenamento de arquivos temporários. Sendo utilizada sempre que um programa ou arquivo é aberto. Ela está no cotidiano da maioria das pessoas, pois está presente em notebooks, desktops e smartphones, por exemplo.

Em usuários que utilizam o notebook de maneira multitarefa, com diversos programas em segundo plano, é necessário possuir uma memória RAM mais potente. Se esse é o seu caso e, você quer saber se precisa adicionar memória RAM no seu aparelho, repare se ocorre lentidão, falhas ao executar programas, travamentos ou problema na hora de exibir  menus.

 

Como escolher a melhor memória RAM para o meu notebook?

 

E por acaso você já tenha decidido fazer a troca, nosso canal do YouTube possui diversos tutoriais para troca de componentes e muitas dicas que podem ajudar você a fazer esse upgrade da melhor forma. Confira! Aproveite para se inscrever em nosso canal para acompanhar em primeira mão todos os nossos conteúdos.

Aqui temos um exemplo de troca de memória RAM no notebook Lenovo IdeaPad 320

 

E neste temos o upgrade de um HD para um SSD em um notebook Asus X451

 

2 –  Troca de processador: possível de fazer, porém demanda muita pesquisa e nem sempre vale o investimento.

processador-aberto

Antes de tudo é preciso estar ciente dos riscos de fazer a troca do processador. Uma troca feita de forma incorreta pode afetar o funcionamento do seu notebook permanentemente. Por ser um procedimento que exige conhecimento técnico avançado, é recomendado apenas para quem tem domínio ou para profissionais especializados.

Veja como saber se o seu notebook suporta a troca de processador

Outro ponto negativo da troca é que um processador tem um valor bem mais elevado comparado a outros componentes e, dependendo do modelo do seu notebook, pode acabar não compensando.

Nessa hora que é válido colocar na balança se vale a pena ou não fazer a substituição.

 

3 – Placa de vídeo: não recomendado para usuários comuns e possível, em casos específicos, para profissionais especializados.

homem-com-notebook-no-colo-assistindo

Isso porque para acompanhar o ritmo da evolução que pedia por aparelhos cada vez mais finos, componentes como a placa de vídeo foram soldados à placa para ocupar menos espaço, o que inviabiliza totalmente a troca.

E existe uma solução alternativa?

Sim, existem alguns truques que podem ajudar você a ter uma melhora de desempenho no seu aparelho.

  • Faça a limpeza de disco e também arquivos em cache com mais frequência
  • Desinstale programas que você não usa mais
  • O mesmo para pastas e outros arquivos
  • Outra dica que pode ajudar é fazer a desfragmentação do disco rígido (nestes casos é só se você tem HD, pois no SSD não é necessário)
  • Atualize os drivers, são eles que corrigem erros e ajudam a melhorar o desempenho.

Aprenda como atualizar driver de vídeo no final do post deste link 

Se ainda não for suficiente, a saída mais óbvia seria trocar de equipamento. Nestes casos, os desktops são mais personalizáveis não só com placas de vídeo como processador, placa-mãe, disco rígido, etc.

Afinal, vale a pena ou não fazer o upgrade?

A resposta é: depende.

Se você se sente capacitado ou encontrou um bom técnico para fazer essa troca e ainda sim saiu por um preço legal, vá em frente. Mas, se existe um pouco de receio ou a grana está curta, um SSD ou uma memória RAM são os mais recomendados.

 

E aí, curtiu nossas dicas? Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo pra gente!

Até a próxima. 😉

 

 

Na bringIT você encontra uma enorme variedade de peças e acessórios para o seu notebook!

bringit

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *