Existem diversas maneiras de melhorar a performance do notebook, seja em troca de peças ou mesmo atualizações no software do próprio aparelho.
Listamos as perguntas mais frequentes na hora de fazer esse upgrade e transformamos em soluções que variam de acordo com a sua necessidade, conhecimento e preço.
3 maneiras de melhorar a performance do notebook
Você já não está satisfeito com o desempenho do seu notebook e está procurando soluções alternativas que possam ajudar você a ter uma melhora sem ter que comprar um aparelho novo? Então nós podemos te ajudar!
1. Troca de HD/SSD e memória RAM

Uma forma mais garantida de potencializar a performance do seu notebook é fazendo a troca da memória RAM ou do HD por um SSD.
Esse procedimento é considerado simples e demanda um conhecimento básico. Fique atento à compatibilidade e quantidade de memória que o seu notebook suporta e também se ele possui a opção de fazer a substituição do HD por um SSD.
A memória RAM é responsável pelo armazenamento de arquivos temporários, sendo utilizada sempre que um programa ou arquivo é aberto. Ela está no cotidiano da maioria das pessoas, pois está presente em notebooks, desktops e smartphones, por exemplo.
Usuários que utilizam o notebook de maneira multitarefa, com diversos programas em segundo plano, é necessário possuir uma memória RAM mais potente.
Se esse é o seu caso e, você quer saber se precisa adicionar memória RAM no seu aparelho, repare se ocorre lentidão, falhas ao executar programas, travamentos ou problema na hora de exibir menus.
2 – Troca de processador

Antes de tudo, é preciso estar ciente dos riscos de fazer a troca do processador. Uma troca feita de forma incorreta pode afetar o funcionamento do seu notebook permanentemente.
Por ser um procedimento que exige conhecimento técnico avançado, é recomendado apenas para quem tem domínio ou para profissionais especializados.
Outro ponto negativo da troca é que um processador tem um valor bem mais elevado comparado a outros componentes e, dependendo do modelo do seu notebook, pode acabar não compensando.
Nessa hora que é válido colocar na balança se vale a pena ou não fazer a substituição.
3 – Placa de vídeo

Para acompanhar o ritmo da evolução que pedia por aparelhos cada vez mais finos, componentes como a placa de vídeo foram soldados à placa para ocupar menos espaço, o que inviabiliza totalmente a troca.
Truques para melhorar a performance do notebook
- Faça a limpeza de disco e também arquivos em cache com mais frequência
- Desinstale programas que você não usa mais
- O mesmo para pastas e outros arquivos
- Outra dica que pode ajudar é fazer a desfragmentação do disco rígido (nestes casos é só se você tem HD, pois no SSD não é necessário)
- Atualize os drivers, são eles que corrigem erros e ajudam a melhorar o desempenho.
Afinal, vale a pena ou não fazer o upgrade?
A resposta é: depende.
Se você se sente capacitado ou encontrou um bom técnico para fazer essa troca e ainda sim saiu por um preço legal, vá em frente. Mas, se existe um pouco de receio ou a grana está curta, um SSD ou uma memória RAM são os mais recomendados.
E aí, curtiu nossas dicas? Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo pra gente!
Até a próxima. 😉
Na bringIT você encontra uma enorme variedade de peças e acessórios para o seu notebook!
Respostas de 2
Muito boas as dicas.
Obrigado.
De nada!