ícone compartilhar redes sociais
Imagem de um notebook aberto sobre uma mesa

Tela do notebook estranha? Pode ser o cabo flat! Descubra

Welysson

Saiba identificar se os problemas de imagem da sua tela estão sendo causados pelo cabo flat e as melhores formas de resolver isso.


Imagine a situação: Você está trabalhando, desenvolvendo um projeto ou resolvendo algo importante e sem nenhum motivo, a tela do seu notebook começa a apresentar problemas. A imagem fica falha e já não é possível continuar o que estava fazendo. Esse cenário seria horrível, não é?


Apesar de ser um transtorno no momento, esse tipo de problema pode ser simples resolver, sendo apenas o cabo flat do monitor.


Mas como identificar se realmente é um defeito no cabo flat? Para te ajudar com isso e até mesmo dar dicas de como prevenir esses problemas, separamos algumas informações nesse post que com certeza serão muito úteis no seu dia a dia. Confira!

O que causa problemas na tela

Apesar de ser um aparelho feito para uso diário, as telas dos notebooks são muito sensíveis, principalmente as que possuem tecnologia touchscreen (que é sensível ao toque). Como elas ficam expostas por diversas horas e dias, é muito comum que problemas apareçam. Eles podem ser causados por diversos fatores, dentre eles:

  • Acúmulo de poeira e outras sujeiras;

  • Queima de pixels;

  • Exposição a luz constante;

  • Batidas, quedas ou outros incidentes;

  • Contato com líquidos, entre outros.

Essas situações são bem características e torna mais fácil identificar onde realmente está o problema. Agora, quando a tela para de funcionar inesperadamente ou até mesmo aparecem manchas, a situação é diferente. Nessas horas é preciso uma avaliação para ver se realmente o defeito está na própria tela ou no cabo flat.

O que é um cabo flat?   

O cabo flat é responsável pela conexão de peças com a placa-mãe do notebook. A placa-mãe é o ponto central do aparelho, como um cérebro, e a partir dela estão as peças que conectam o monitor, o teclado, o mouse e todo o resto. 


Para o monitor funcionar, por exemplo, o cabo flat, através de condutores metálicos, ativa a placa mãe, através de envio de sinais, e a mesma identifica a ação que será realizada naquele momento. O mesmo acontece com todos os outros dispositivos ligados no notebook. 


O cabo flat está presente em diversos aparelhos eletrônicos, como Notebooks, desktops, smartphones, e cada um deles possui um modelo específico. Isso varia de acordo com o modelo, tamanho e marca do aparelho. Na hora de efetuar uma troca é muito importante ter as informações do dispositivo eletrônico, justamente para encontrar o cabo flat certo.

Como descobrir se o defeito é na tela ou no cabo Flat? 

Apesar de defeitos terem diversas origens, o cabo flat muitas vezes pode ser o grande causador. Mas como descobrir se realmente o problema está nele ou no monitor? É possível descobrir realizando um simples teste.


Para descobrir se o problema está na tela do notebook ou não você irá precisar de um cabo VGA ou HDMI e um monitor externo. Conecte-se ao dispositivo e veja se a imagem irá aparecer normal ou não. Se não apresentar nenhuma falha, realmente, o cabo flat pode ser o grande causador do defeito.


Isso não é uma regra, mas um bom indicador. Existem outras peças que também podem gerar falhas no monitor. Essa dica serve como um bom indicador e um primeiro passo para o conserto.

Quais os tipos de defeitos na tela relacionados com o cabo flat?

No início do post listamos alguns exemplos de causadores de defeitos na tela do notebook. Agora vamos falar um pouco sobre os problemas que podem aparecer relacionados ao cabo flat.


Esses defeitos estão diretamente relacionados à imagem apresentada na tela. Isso pode variar entre problemas leves e até mesmo alguns que inutilizam o funcionamento do monitor. São eles:

  • Oscilação de cores;

  • Perda da imagem;

  • Imagem fica preta e branca;

  • Falhas na imagem (tela piscando);

  • Perda de imagem parcial;

  • Nitidez, e outros.

Apesar do cabo flat estar ligado a esses tipos de defeitos, nem sempre ele é o culpado. Existem outros componentes que também podem causar isso, como o circuito inversor das lâmpadas. 

O melhor caminho é, ao apresentar alguma dessas alterações, procurar uma assistência técnica especializada. 

Como conservar o cabo flat?

É possível prolongar a vida útil do cabo flat com algumas atitudes fáceis de fazer. Isso serve para qualquer modelo de notebook. São eles:

  • Não use suportes ou capas muito apertadas;

  • Evite deixar o notebook aquecer demais;

  • Evite quedas, trombadas ou esbarrões;

  • Use fonte de alimentação de energia correta de acordo com o modelo do seu notebook;

  • Faça regulagens, limpeza e manutenção constantes.

É comum que dobradiças ou partes pequenas da estrutura do notebook quebrem e fios fiquem expostos. Caso isso aconteça é recomendável levar o aparelho imediatamente para uma assistência técnica especializada. 

Alguns acessórios podem ser utilizados para minimizar esses problemas. Existem suportes que deixam o notebook elevado, sem o contato direto com a mesa, por exemplo, que evitam o superaquecimento. Também há capas de transporte adequadas, protetores e até coolers externos que mantêm o bom funcionamento do aparelho.

Como identificar o cabo flat do meu notebook?

Componentes avulsos possuem identificações para saber se servem ou não no seu notebook. Ao comprar um novo cabo flat, verifique informações como part number, tamanho e série. Caso haja dúvidas, é sempre recomendado procurar ajuda de um especialista. 


Essas foram algumas dicas para você saber identificar melhor se o problema na sua tela está relacionado ao cabo flat. Você ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Aqui na bringIT temos um time especializado e pronto para te ajudar. Acesse o nosso site e venha bater um papo com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *