ícone compartilhar redes sociais

Tela de notebook queimada tem conserto?

Agência Querobino

Atualmente, quase tudo se resume à internet. Ela virou um segundo mundo, ou melhor, está praticamente em primeiro lugar. A maioria dos dados, hoje em dia, são armazenados via internet. Seja em servidores ou mesmo na nuvem.


Mesmo com a febre de smartphones, o notebook ainda é o dispositivo mais confortável para fazer um trabalho da faculdade, apresentação do trabalho ou trabalhos mais complexos, que não dêem para serem feitos através do celular.


A dor de cabeça acontece, quando a máquina quebra. Quando é uma falha no sistema, até via… Mas quando é a tela, o problema é pesado. Como você vai ver o conteúdo que está ali atrás, sem a tela? Complicado. 


Mas antes de você buscar a resolução do problema, precisa entender a causa. Isso é até importante para não ser passado para trás.

Quais são os problemas mais comuns em telas? 

Nem sempre você vê a tela do notebook queimada. Mas isso pode acontecer. No entanto, existem outros problemas que são bem populares nas telas, que iremos explicar para você.

Uso errado do notebook


Geralmente,
o manuseio inadequado da máquina é realizado por pessoas que não cuidam muito bem do notebook. Por exemplo, quedas, exposição à sujeira e poeira e também os impactos do ambiente.


Há quem acredite que a tela não necessita tantos cuidados, mas isso não é verdade. A tela é muito sensível, mas ainda mais do que a dos smartphones. Por isso, é mais fácil trincar a tela do que você imagina.


Quando isso acontece, a troca é tranquila. Basta que você leve o seu computador a um bom técnico, o serviço será eficaz e simples de ser executado. Em alguns casos, a depender da tecnologia que seu notebook utiliza, uma nova tela pode ficar muito melhor do que a anterior.

Manchas e defeitos na tela


Isso é muito comum em computadores desktop do passado. Mas é possível que ocorra também nos notebooks. Existem manchas que vão aparecendo no tempo de uso.


Isso acontece porque os pixels vão se apagando. A tela também é um componente que tem tempo de vida útil, como a bateria, teclado e outros componentes da máquina.


Se a tela do seu notebook apresentar manchas pretas, brancas ou até coloridas, assim como linhas pequenas que surgem tanto na horizontal, quanto na vertical, pode ser hora de trocar de tela. 


Caso você use recorrentemente o seu notebook, não espere deixar a tela do notebook queimada para buscar uma solução.

Problemas menos comuns, causados por outros componentes

Alguns outros problemas são causados por outros componentes, mas é necessário que você busque um especialista no assunto para identificar o problema.

Notebook liga, mas a tela não


Já aconteceu de você ligar a máquina, ela permanece ligada e a tela continua escura? Quando isso acontece, o problema pode ser um pouco mais sério. Às vezes, isso tem relação com defeitos no processador ou na placa de vídeo do notebook.


Com a gravidade do problema, não deixe de procurar um técnico para se precaver de prejuízos maiores no futuro. Leve o aparelho a uma assistência para que possa identificar a causa do problema. Às vezes, uma simples troca de tela pode não resolver o defeito.

Tela fica piscando


Caso a tela do seu notebook fique piscando quando você mexe a máquina, pode ser um defeito de mal contato no cabo flat! Esse cabo é responsável por ligar a tela à placa. 


Se o problema foi esse, fique tranquilo, ele é fácil de ser resolvido e apenas a substituição do cabo já resolve


Limpe a sua tela para evitar problemas


A tela é sensível, coloque isso na sua cabeça sempre que olhar para o seu notebook. Diferente de um celular, uma queda em um notebook pode ser fatal para a saúde da tela. 


Ou seja, a troca pode ser inevitável e até chegar ao ponto de deixar a tela do notebook queimada. Ela é um material extremamente sensível, requer cuidados extras na hora de limpar.


Mesmo que você tenha medo de fazer a limpeza, saiba que é necessário limpar a tela da maneira adequada.


Antes de qualquer coisa, não use por hipótese alguma produtos químicos na limpeza da tela. Quando falamos nesse tipo de produto, estamos citando detergentes, desinfetantes e outras coisas que contenham álcool etílico. Isso inclui também o uso de acetona, amônia ou tolueno. 


Não use toalha de papel, papel higiênico ou até camisetas para fazer essa limpeza. Você vai correr o risco de acabar arranhando a sua tela, algo que pode ser irreversível.

Como realizo a limpeza?


Os materiais que podem ser utilizados para fazer a limpeza são:

  • Pano liso e limpo;

  • Pincel;

  • Algodão;

  • Limpa telas

Desligue o monitor para que você consiga observar melhor a tela. Não deixe de fazer a limpeza em um ambiente iluminado, para identificar com mais facilidade a sujeira.

Limpe as bordas do monitor, sem medo de esfregar com pouco mais de força, já que o material é resistente. 

Tome cuidado para não deixar o plano escapar e apertar com muita força a tela do notebook.

Tire qualquer resíduo sólido da tela, usando algum tipo de pincel, observando se ele estiver realmente lindo. Esfregue com leveza para retirar a sujeira, tendo cuidado para não manchar ou arranhar a tela.

Caso tenha poeira sobre a tela, use apenas um pano seco para retirar a sujeira. Só o plano é suficiente, só não faça muita pressão sobre a tela.

Se sua tela estiver com manchas de dedos, o que é bem comum, principalmente se você tem pequenos em casa, que utilizam o seu computador para jogar, o ideal é que você utilize um limpa telas.

Não deixe de cuidar da sua tela, diferente do que muita gente pensa, ela é muito importante. Não só as baterias devem ser observadas ou o processador. 

Para cuidar melhor dos seus equipamentos, acompanhe nossas dicas e tutoriais para aumentar a vida útil do seu notebook!
Confira algumas das nossas telas mais vendidas:

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *