Tela de notebook : boa dica das quais escolher

Tempo de leitura: 5 minutos

Escolher um notebook pode deixar muitas pessoas em dúvidas, pois as opções que o mercado oferece são muitas. E na hora de escolher, algumas questões precisam ser analisadas, como qual tela escolher.

Por isso, neste artigo você vai conhecer uma boa dica que vai ajudar você a saber qual tela escolher e como tomar a decisão certa!

tela de notebook

Como escolher a melhor tela?

A dica que você sempre precisa ter em mente quando for escolher a tela de um notebook é pensar no tipo de uso que você irá fazer com o equipamento. Isso é essencial para conseguir encontrar a tela ideal para você, pois cada pessoa tem necessidades diferentes e isso influencia diretamente na escolha da tela.

Com isso, pensando nessa dica, você precisa definir se:

1) O uso é profissional ou para jogos;

2) For profissional, se a atividade inclui edição de imagens e vídeos;

3) Você utiliza o notebook somente em casa ou se leva para diversos lugares.

As respostas para essas 3 questões irão ajudar a você escolher a melhor tela de notebook. Por isso, sempre que você for compra um notebook e estiver em dúvida sobre a tela, pense e responda essas questões. As respostas vão ajudar na sua decisão.

Veja, nos próximos tópicos, os tipos de telas mais ideais para os diferentes tipos de uso, de acordo com as possíveis respostas das 3 questões levantadas acima.

Tela para uso profissional e jogos

Quando seu objetivo de uso para o notebook é profissional, principalmente quando envolve edição de vídeos e fotos e uso de imagens em geral, o ideal é escolher uma tela que tenha maior qualidade de resolução e tecnologia compatível. Pois telas com resoluções e tecnologias inferiores podem oferecer menos recursos essenciais para uso avançado.

Tecnologia

Nesses casos, você pode escolher uma tela com tecnologia IPS, que é melhor do que as telas LCD que muitos notebooks possuem. Isso porque, as telas IPS conseguem oferecer qualidade superior na visualização de imagens, oferecendo melhor fidelidade nas cores, níveis de contraste, brilho e capacidade de ângulo de visão.

Portanto, se você for utilizar o notebook para editar vídeos, por exemplo, ou trabalhar com criação gráfica, as características citadas acima são extremamente necessárias em máxima qualidade, pois podem influenciar no resultado de seu trabalho.

O mesmo acontece quando você quer um notebook para jogos, pois a qualidade da imagem também é essencial para ter melhor experiência e jogabilidade, já que grande parte da emoção do jogo está justamente nos gráficos.

Tamanho

O tamanho da tela também é de grande importância, principalmente quando o uso é profissional ou gamer, como mencionado anteriormente. Nesses casos, quanto maior for a tela, melhor é.

Com isso, você pode preferir telas que sejam de 15” para cima, no mínimo. Isso porque, esse tamanho de tela torna melhor a visualização de imagens e vídeos, facilitando seu trabalho e deixando mais confortável.

É possível encontrar telas maiores como de 17”, mas o mais comum é encontrar de 15” ou 15.6, como a do notebook Dell Inspion 3567, por exemplo. Ele é um bom exemplo de um notebook de nível intermediário que consegue oferecer boa cobertura para trabalho e até mesmo para entretenimento.

Resolução

Além das características tratadas até aqui, quando o notebook é para trabalho ou jogos, o ideal é você optar por telas que sejam Full HD, pois irão auxiliar na melhor qualidade de imagens.

As telas Full HD são as que possuem resolução a partir de 1920×1080. Se você quiser máxima nitidez de imagem, as telas com resolução inferir a essa não são muito recomendadas para seu caso.

tela de notebook para atividades básicas

Tela para uso de atividades básicas

Se o seu tipo de uso não for para jogos ou trabalho com atividades avançadas como as gráficas, então as exigências podem ser menores, o que também reduz a linha de preço.

Tecnologia

Para atividades mais básicas, mesmo que de trabalho, você pode optar por telas que sejam LCD.

Para atividades mais básicas, pois mesmo que ofereçam uma qualidade um pouco inferir ao tipo de IPS, vai ser suficiente. Com isso, você não precisa gastar comprando um modelo de notebook com configurações mais avançadas se não for utilizar.

Tamanho

Além disso, o tamanho nesse caso também pode ser mais flexível. Se quiser, telas menores farão o papel de forma satisfatória para uso de atividades básicas.

Além disso, telas de tamanho menor têm um benefício. Se você respondeu naquelas perguntas iniciais desse artigo, que deseja levar o notebook para outros lugares e não utilizar apenas em casa, a tela menor pode ser uma aliada.

Telas menores, como de 14” , por exemplo, fazem o notebook ser mais fácil de ser transportado, pois cabe com maior facilidade em bolsas e mochilas.

Resolução

Assim como as outras características da tela, a resolução também pode ser menor caso seu uso não seja profissional com gráficos e imagens ou para jogos. Nesses casos, resoluções que não sejam em Full HD podem satisfazer suas necessidades de forma plena.

Considerações finais

Dessa forma, com a dica inicial de que você sempre precisa entender seu tipo de uso para escolher as melhores telas de notebook, você vai conseguir encontrar a tela que mais se encaixa às suas reais necessidades.

Com isso, você evita de comprar um notebook e somente depois descobrir que as caraterísticas da tela não conseguem proporcionar a você uma qualidade adequada para suas atividades, deixando as imagens poucos nítidas ou com coloração alterada.

Ao mesmo tempo, evita de gastar a mais em uma tela que seja com a melhor resolução e tecnologia, sem que seja necessário. Com isso, você garante que vai encontrar a tela compatível com sua necessidade, sem desperdício de recursos, principalmente para seu bolso.

Portanto, siga essa dica e avalie com cuidado as caraterísticas das telas dos notebooks, sempre levando em consideração o que foi mencionado aqui e tendo como parâmetro as dicas dadas.

Assim, sua escolha sempre vai ser a melhor possível, dentro do que você espera, o que vai fazer o seu notebook ser o ideal para você.