Você já tentou realizar uma conferência via vídeo com alguma pessoa e acabou enfrentando problemas para aparecer a imagem ou até mesmo para ligar a sua webcam?
Neste post vamos lhe ajudar a encontrar os possíveis problemas e como solucioná-los.
Como ativar a webcam do notebook
Ative a webcam pelo teclado
Muitos notebooks apresentam em seu teclado a função para ativar/desativar a webcam, que ficam presentes nas teclas de função (por exemplo: F1, F2, F3 e etc).
Nesse caso, é possível tentar ativar com o teclado mesmo, com a combinação da tecla “Função (FN)” + o botão respectivo entre o F1 e o F12 que ativa a câmera do seu notebook.
DICA – Todas as teclas possuem desenhos ilustrativos, possivelmente a do seu teclado possui um semelhante ao do teclado acima. Procure pelo desenho da câmera! 😉
Atualize os drivers
Caso o problema não tenha sido resolvido com a etapa acima, a câmera pode não estar ativando pela ausência do driver controlador. “Driver” são pequenas instalações que comunicam o hardware (Webcam, teclado, mouse) com o software (sistema operacional).
Como atualizar os drivers para ativar a webcam
- Abra o Gerenciador de Dispositivos, nele irá ter uma opção “Dispositivos de geração de imagens”.
- Ao clicar, irá aparecer a sua webcam, no caso da imagem a webcam está com o nome de “Integrated Webcam”.
- Clique com o botão direito, irá aparecer a opção atualizar driver. Basta seguir os procedimentos normalmente.

Dica: Algumas vezes sua câmera pode estar ativada e com o driver, mas ele pode estar corrompido devido a algum vírus. Em casos assim, é necessário reinstalar o driver da sua câmera.
Ativação na BIOS
É possível também que a webcam esteja desativada na BIOS do seu notebook, portanto é necessário verificar.
Caso não esteja basta ativar e reiniciar o computador. Normalmente, a opção está em “System Configuration” ou “Configuração de Sistema” e terá a opção “Web Camera”.
Verifique se o Cabo Flat está desconectado
Caso todos os procedimentos acima tenham sido efetuados e não houve uma confirmação positiva de funcionamento, o problema pode estar no hardware.
Neste caso aconselhamos que leve o seu notebook à um técnico para que ele possa desmontar seu notebook e verificar se o cabo flat está conectado corretamente.
Faça videochamadas com muito mais qualidade
Concluídos estes passos você provavelmente poderá realizar aquela conversa por vídeo sem problemas!
Caso queira aumentar ainda mais a qualidade de áudio e vídeo das suas videochamadas, comprar uma webcam mais potente é uma opção!
A bringIT possui modelos modernos e com ótimo custo-benefício!

Você tem mais alguma dúvida sobre a webcam do seu notebook? Mande a sua pergunta nos comentários e nós te ajudaremos!
Fonte: Techtudo
Respostas de 11
queria saber como faz pra eu ativar minha webcam do meu notebook com a tecla de fn mas quando fui ver qual tecla tinha o desenho da camera o meu notebook não tinha como fasso nesse caso
Olá Adriano, qual é a marca e o modelo do seu notebook?
o meu not tbm não tem essa imagem da câmera nas teclas meu note é um qbex m45ii9
Bom dia Laerte, tudo bem? Verifique se a sua webcam está ativada. Para isso, abra o menu “Iniciar” e clique com o botão direito em “Computador”, depois clique em “Propriedades”, “Gerenciador de Dispositivos” e então “Dispositivos de imagem”, esse é o nome dado a sua webcam dentro do sistema, clique com o botão direito em selecione a opção “Ativar”. Após isso, tente o passo com as teclas FN como explicamos neste conteúdo. Esperamos ter te ajudado! 😉
Olá, tudo bem?
Eu comprei semi novo um Asus vivobook x510ur e ele n está reconhecendo a câmera. N sei de foi após a restauração q eu fiz ou se o cara já me vendeu assim.
O q devo fazer?
não consegui ativar a câmera mesmo utilizando as teclas mencionadas
Tango um notebook Samsung corei3, como eu ligo a luz da câmera?
Obrigaduuuu
OBRIGADA PELA DICA .
Muito obrigada! Esse post me salvou! Já estava desesperada porque todas as configurações e permissões da câmera estavam ativadas e ainda assim nada da imagem aparecer na tela. Logo no primeiro item consegui resolver meu problema. Obrigada pelo post informativo e que não ficou restrito às soluções óbvias (verificar as permissões, reiniciar o pc, etc).
Que bom que pudemos ajudá-la Clara. Conte sempre com a bringIT!