tela de notebook em monitor

Saiba transformar a tela de notebook em monitor

Ter uma segunda tela ajuda a melhorar a produtividade, ainda mais na era digital em que vivemos. Preparamos dicas para você transformar a tela de notebook em monitor, e utilizar seus equipamentos ao máximo!

Recentemente como popularização das telas LCD, diluição do preço dessa tecnologia e aumento da utilização de placas de vídeo com dual-head ou twin-view, a ideia de utilizar duas telas para ampliar os espaços de trabalho começou a se popularizar.

Além do uso de monitores extras, uma maneira de melhorar a produtividade é transformar a tela de notebook em monitor afinal, é comum lidar com diversos computadores em casa e no trabalho.

É normal ver os notebook e PCs como equipamentos separados, que você usa em situações distintas. Porém, é possível utilizar o ócio de um dos equipamentos para potencializar o seu trabalho com duas telas.

Transformar a tela de notebook em monitor sem fios.

Os cabos sempre foram uma parte importante da computação mas, com o avanço da tecnologia, vem dando espaço para as redes wireless (sem fio), isso se aplica à conectividade de dispositivos também.

tela de notebook em monitor

O uso de portáteis como notebook e celulares domina o dia a dia da maior parte da população, e como bons softwares seus dispositivos são capazes de fazer praticamente tudo, inclusive transformar a tela de notebook em monitor.

Existem diversos softwares que executam a função de projetar a tela de um dispositivo em outro, por exemplo: Duet Display, ScreenFocus, Splashtop e o SpaceDesck, muito conhecido por ser o mais prático.

Software Synergy: para controle múltiplo.

O software Synergy é uma alternativa avançada que permite o controle de vários PCs e notebook simultaneamente, com o cursor e a atividade do teclado circulando livremente sem engasgos, para utilizar essa ferramenta para transformar a tela de notebook em monitor é preciso somente que todos estejam em uma mesma rede.

Ele é fácil de encontrar e a instalação é bem simples, o Synergy está disponível para Linux e Windows, e permite ainda o uso de equipamentos com os dois sistemas operacionais rodando.

Para configurar o Software, você deve baixar o pacote do seu repositório de confiança e em seguida siga os passos:

Dentro do ”Home” crie um arquivo “.synergy.conf” especificando o nome dos equipamentos e as posições das telas, como no modelo abaixo, substituindo o número de IP do exemplo, pelo IP das suas máquinas:

/home/$USER/.synergy.conf

section: screens
desktop:
notebook:
end

section: links
desktop:
right = notebook
notebook:
left = desktop
end

section: aliases
desktop:
192.168.1.20
notebook:
192.168.1.24
end

section: options
switchCorners = all
switchCornerSize = 40
switchDelay = 250
heartbeat = 6000
end

Essas informações são importantes para que o programa controle a transição do mouse.

Na seção, chamada “options”, do modelo acima, contém as informações adicionais, como barreira no canto (switchCornerSize) ou monitoramento da conexão (heartbeat) todos estão como valores padrões que você pode personalizar depois.

O Arquivo de configuração só precisa ser criado no aparelho principal, nos demais não a necessidade de configuração, apenas instalar o pacote do Synergy.

Para ativar a conexão, no computador principal, como usuário (não use root) execute o comando: $ synergys –daemon –restart.

Nós aparelhos secundários execute: $ synergyc –daemon –restart
Especificando o endereço de IP do computador principal no final do comando.

Para interromper a conexão manualmente, use o comando “killall synergys (no principal) ou “killall synergyc” (no notebook).

O synergys além de transformar a tela de notebook em monitor, possui diversas funções avançadas para o uso simultâneo de HD’s ou outros componentes das máquinas, e pode ser muito útil para quem precisa lidar com um volume muito grande de dados.

Transformar a tela de notebook em monitor de um PC.

Para transformar a tela de notebook em monitor de desktop é preciso usar um cabo VGA ou DVI, conecte o monitor principal e o notebook ao seu computador, ligue os equipamentos.

Após iniciar, clique no botão direito na área de trabalho e selecione propriedades no menu.

tela de notebook em monitor hdmi

Selecione configurações na janela de propriedades de exibição. Você verá uma imagem que figura os monitores com os números “1” e “2”.

Selecione o número dois e arraste para a posição que deseja que o seu notebook fique posicionado em relação ao monitor principal.

O sistema vai solicitar a confirmação do uso do segundo monitor, confirme e em seguida marque a opção “estender a área de trabalho do windows”.

Você pode configurar o notebook como tela principal marcando a opção “monitor principal” na caixa de número 2.

Se esquecer qual dos dois é o principal clique em “identificar” e os números correspondentes vão aparecer nas respectivas telas.

Reutilizando uma tela de LCD de um notebook.

É possível também reaproveitar a tela LCD de um notebook quebrado para fazer um segundo monitor funcional para seu PC ou videogame.

Primeiro é preciso retirar a tela LCD, esse procedimento é muito fácil, remova os parafusos e com delicadeza remova a LCD com o cabo flat.

A tela LCD não possui nenhum conector DVI, HDMI ou VGA, por isso, para transformar a tela de notebook em monitor é preciso utilizar um controlador.

O controlador do notebook geralmente é difícil de retirar e reutilizar, por isso recomendamos comprar um novo.

Olhe na parte de trás do LCD o modelo da sua tela, e com este número você conseguirá adquirir a placa controladora para montar o seu monitor, os preços variam, geralmente fica abaixo dos R$ 250.

Após adquirir a placa, conectar ela ao LCD é bem fácil. Coloque o conector com os pinos para cima e plugue no socket, e pronto.

A maioria das placas controladoras utilizam fontes de 12 volts, você pode carregar ela até em uma bateria de carro.

Para proteger a tela você pode montar uma case de acrílico e adicionar um conector de alto-falante para saída de áudio.

A placa controladora deve ficar posicionada na parte inferior do LCD, se for confeccionar uma case de acrílico, marque o posicionamento de todos os componentes, fure e prenda com cola quente.

É importante prender todos os fios e componentes para dar segurança no manuseio. Não economize na cola quente.

Agora que você já sabe diversas maneiras de transformar a tela de notebook em monitor, está na hora de colocar em prática a que for útil para você! Acesse nosso site para encontrar os melhores componentes para montar sua estação de trabalho ou entretimento.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles