Saiba como rotear internet do smartphone

Saiba como rotear internet do smartphone

Tempo de leitura: 6 minutos

Para quem está acostumado com as maravilhas da internet parece impossível viver sem ela. Imagine que você está trabalhando em casa e de repente o Wi-Fi cai. Ou então que você está no aeroporto resolvendo pendências no notebook, mas o sinal do local é instável. Para esses e muitos outros casos, rotear internet do smartphone é uma ótima solução.

Nem todo mundo sabe, mas é possível usar a conexão de internet do seu celular em outros aparelhos, incluindo smartphones, tablets, notebooks e computadores desktop. Isso é possível porque o mesmo componente do seu smartphone que permite que você o conecte ao Wi-Fi também possibilita o oposto e transforma o seu aparelho em um tipo de modem portátil em menor escala.

Como rotear internet pelo celular é um coringa que pode ser usado em diversas situações, é interessante saber como ativar essa ferramenta. Com esse conhecimento, você fica pronto para usá-lo para emprestar internet para um colega sem conexão no celular ou para terminar de enviar aquele trabalho pendente quando o Wi-Fi cai.

Aprenda no nosso guia de hoje como rotear internet a partir do seu smartphone nos três sistemas operacionais mais comuns: Android, iPhone e Windows Phone. Confira!

Como rotear internet no Android

Android é o sistema operacional mais popular, sendo usado na maioria dos smartphones e tablets da Samsung, Motorola, LG, Asus, Sony, Xiaomi, entre outros. Dessa forma, os passos a seguir servem para qualquer aparelho dessas marcas. Pode haver uma pequena variação por conta do estilo do fabricante, mas o procedimento é virtualmente o mesmo para todos.

Antes de começar, é importante que a conexão de dados do aparelho escolhido para servir como roteador esteja ativada e em funcionamento. Se não tiver conexão no smartphone, também não terá como emprestá-lo para outro aparelho.

Com isso feito, o primeiro passo é entrar nas configurações em questão. Acesse as configurações de seu smartphone (normalmente por um símbolo de engrenagem) e procure pela opção de Roteador Wi-Fi, Hotspot Wi-Fi ou Tethering.

Tipicamente esta seção se encontra dentro do submenu de configuração de rede e internet ou de “mais”, localizado no final da lista de “redes sem fio”. Essa é a etapa que mais varia dependendo do aparelho do seu smartphone, mas costuma seguir um desses padrões. Um caminho alternativo é pesquisar pelo termo “roteador” na área de pesquisa dentro do menu de configurações.

O segundo passo é clicar na ferramenta em si, que então abrirá os detalhes do roteador. Antes de ativá-lo, você pode configurá-lo como quiser. É aqui que você escolhe o nome (o SSID) que aparecerá quando outros aparelhos procurarem a conexão, ajudando a achá-lo depois. Também pode – e deve – colocar uma senha para evitar acesso indevido.

Em relação ao tipo de segurança, pode deixar como WPA2 PSK. Sobre a banda de AP, o melhor é deixar no 2,4 GHz já que é a conexão que praticamente qualquer aparelho aceita. Com isso feito, é só ativá-lo. No outro lado, basta pegar o aparelho desconectado e procurar a rede pelo nome como um Wi-Fi qualquer.

Como alternativa para rotear internet, em vez de transformar o celular em ponto de Wi-Fi, você pode fazer conexão por USB ou por Bluetooth (chamado também de tethering). Bluetooth é uma opção para caso queira conectar apenas um aparelho e ela é ativada ao parear ambos.

Já o USB é uma opção mais estável para usar com um computador, além de carregar o aparelho ao mesmo tempo. Basta plugar o USB e escolher a opção “vínculo USB” no celular e confirmar a ação no computador, se requisitado. Não faltam opções para você usar a internet do seu celular em outros aparelhos.

Como rotear internet no iPhone

As próximas instruções são para os aparelhos com sistema operacional iOS, como iPhone e iPad. O processo também é bem simples. Com a conexão de dados ligada, vá para o menu de Ajustes. No iOS o roteador de Wi-Fi é chamado de “Acesso Pessoal”, então procure no menu por esse nome. Ele fica logo em cima, em uma das primeiras opções, abaixo de “Bluetooth” e “Celular”.

Uma vez lá, você pode fazer as mesmas configurações de nome e senha da rede pela parte “Senha Wi-Fi”. Assim que ativar, já poderá acessar a internet com outros aparelhos. Uma diferença do iOS para o Android é que, em vez de ter cada opção de conexão (Wi-Fi, Bluetooth e USB) separadas, no iOS você precisa ligar o “Acesso Pessoal” primeiro e então todas as modalidades ficam disponíveis.

A partir daí basta escolher sua conexão de preferência e os passos são bem similares. Se escolher conectar como Wi-Fi, basta procurar a rede e colocar a senha. Se preferir Bluetooth, emparelhe os dois aparelhos em questão colocando o código que aparece na tela. Por fim, com o cabo USB basta inserir o cabo e escolher a opção no computador.

Como rotear internet no Windows Phone

Por fim, no Windows Phone, você precisará conectar à rede de dados e então abrir o menu de configurações. Antes o sistema operacional era bem diferente e o modo de roteador era chamado de “Compartilhamento de Internet”. Do Windows 10 Mobile em diante ele ficou mais parecido com o Android.

Assim, você encontrará a opção de roteador dentro do submenu de “Rede e sem fio”, com o nome de “Hotspot móvel”. Para acessar as configurações, você precisa clicar no ícone de editar com um desenho de lápis na parte debaixo da tela.

Lá você pode fazer assim como nos anteriores e escolher um nome e uma senha para rotear internet a partir do seu Windows Phone. Aqui você tem duas possibilidades de conexão, com Wi-Fi ou com Bluetooth. Depois é só conectar o outro aparelho e pronto.

Agora você sabe como rotear internet do seu smartphone para um outro aparelho. Não importa o sistema, transformar seu celular em um roteador é fácil e prático para aqueles momentos de necessidade. Mas fica um alerta: como rotear internet gasta bateria, fique atento para não acabar com o celular descarregado e prefira fazer este procedimento com ele carregando.

Outro detalhe é que rotear internet significa que tem mais um aparelho gastando o seu pacote de dados. Por isso tenha cuidado com o que escolher acessar, evite usar por muito tempo, fique de olho nos alertas de uso do pacote de dados e lembre-se de desligar o roteador quando terminar de usar.

Gostou dessa dica? Você pode conferir mais informações sobre tecnologia e informática no nosso blog. Já na nossa loja você encontra computadores, acessórios e periféricos acessíveis e de qualidade.