Saiba como instalar um cooler -notebook e desktop

Tempo de leitura: 6 minutos

Está precisando de mais refrigeração para o seu desktop ou notebook? Então, certamente você precisa de um novo cooler para a sua máquina; mas como instalar essa peça?

Ao longo deste texto, nós, da BringIT, vamos lhe ensinar a instalar, com cuidado e segurança, um cooler em seu computador. Prestando bastante atenção, você vai conseguir diminuir o calor de sua máquina e conservar os seus componentes.

E aí, vamos lá?!

cooler para notebook

O que é um cooler?

Não é segredo para ninguém que o cooler é uma das peças mais importantes de um computador, quer seja ele um desktop, quer seja ele um desktop. E a sua função, embora pareça simples, é essencial: evitar o calor na máquina.

A estrutura de um cooler, aliás, faz lembrar a um ventilador comum. Ele conta com um ou mais hélices, que também chamamos de ventoinha, e atua evitando o aquecimento demasiado do computador, ao mesmo tempo em que atua conservando os demais componentes da máquina.

Do mesmo modo, vale destacar que, em geral, os notebooks contam com um cooler, cada. Em desktops, no entanto, a história é um pouco diferente: eles costumam ter dois coolers, um resfriando o processador e o outro diminuindo o calor da fonte de alimentação.

Sendo assim, o cooler trabalha na prevenção. Assim que você liga o seu computador, ele verifica o nível de calor e o combate, se for necessário. Se acaso a temperatura estiver estável, no entanto, ele pausa o seu funcionamento, lembrando que essa atividade é dinâmica.

Além disso, há quatro tipos principais de coolers.

Os mais comuns são os air coolers, que operam por meio do ar. Em geral, aliás, esses modelos são mais indicados para computadores que não exigem muito de seus processadores.

Outro é o water cooler, que funciona à base de água. Na maioria das vezes, essa opção é superior ao air cooler.

O heat pipe, por sua vez, são os mais efetivos, embora menos comuns. Eles contam com um dissipador e um líquido entre os tubos, oferecendo uma refrigeração mais ágil, transferindo o calor.

Por fim, há os coolers externos, que atuam auxiliando o trabalho dos  coolers internos. Em geral, eles contam com entradas USB e, portanto, acabam ajudando no desempenho dos computadores.

Como instalar um cooler?

Instalar um cooler é uma tarefa que demanda algum conhecimento técnico a respeito de montagem e desmontagem de computadores. Sendo assim, se acaso você não possui, o melhor caminho é procurar alguma assistência técnica.

No entanto, se você tem capacidade de realizar tal função, basta apenas seguir as nossas dicas. Estamos combinados?

Você vai precisar trocar o cooler do seu notebook quando a atual peça não estiver mais apresentando o seu melhor desempenho. E é possível identificar isso estando atento a alguns detalhes.

Perceba, por exemplo, se o seu computador não vem apresentando travamentos incomuns. Do mesmo modo, atente-se a desligamentos súbitos, como lentidão no sistema… Tudo isso, portanto, podem ser sinais de que o cooler do seu notebook ou desktop não está bem.

O principal sintoma, no entanto, é o próprio aquecimento da máquina. Se, em poucos minutos de uso, você nota que a superfície do seu notebook ou desktop está muito quente, então é bem provável que o problema esteja no cooler.

Por isso, é importante comprar um novo cooler e instalá-lo o mais rápido possível. Afinal, um cooler funcionando mal pode impedir o desgaste dos componentes e implicar novos danos ao seu computador.

Além disso, é possível instalar um segundo cooler em desktops, já que há espaço para mais de um.

Como instalar um cooler no notebook?

Pois bem, tenha e m mãos uma chave Philips. O primeiro passo é colocar o notebook de cabeça para baixo e, então, você deve procurar a tampa que cobra o cooler.

Isso é muito fácil, basta se atentar à saída de ar. Logo depois, desparafuse-a e remova com cuidado.

Em seguida, você deve retirar quaisquer peças que possam estar sobre o cooler, como o dissipador e a placa mãe, sempre com muito cuidado. O cooler é fácil de se identificar, já que conta com uma ventoinha.

O próximo passo, então, é remover o cooler antigo, soltando os parafusos, e colocar a nova peça. Ah, é bom passar um pincel, levemente, no local onde fica o calor, para retirar eventuais sujeiras, como poeira.

Após conectar o novo cooler, então, recoloque o que for necessário e parafuse a tampa novamente.

Além disso, lembre-se de que um cooler interno precisa ter compatibilidade com a sua máquina. Sendo assim, compre um que vá de encontro com o código part number do seu computador.

cooler notebook aquecido

Como instalar um cooler no desktop?

Instalar um cooler em um desktop não é muito diferente de instalar um cooler em um notebook. A questão é que há mais espaço.

O primeiro passo é abrir a CPU, desparafusando com cuidado. Logo depois, você deve identificar em quais locais é possível instalar o cooler, atentando-se às saídas de ar.

Se você decidir instalar o cooler em uma lateral, por exemplo, basta prendê-lo à parte de dentro da CPU, com o parafuso de fora para dentro. Em seguida, você deve plugar a ventoinha para que ela possa funcionar.

Há aquelas atuam mediante à temperatura da máquina, estando plugada à placa mãe, no conector FAN. Há outras, no entanto, que são plugadas à fonte, funcionando sempre na mesma velocidade, de modo contínuo.

E então, agora fica fácil fazer a instalação, não é?

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como instalar um cooler, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *