ícone compartilhar redes sociais
Câmera de segurança em uma parede branca

Saiba como instalar câmera de segurança no notebook

Welysson

Com o aumento da violência e a necessidade de se sentirem seguros, muitos indivíduos passaram a instalar câmera de segurança no notebook, como uma estratégia para certificarem-se de que o ambiente em que estão é, realmente, protegido.

Isso porque, seja para o domicílio ou para uma empresa, este equipamento é um reforço indispensável na segurança patrimonial e pode, até mesmo, ser importante para mitigar diversas ações criminosas, uma vez que aumenta o fator de risco para os bandidos.

Fotografia de uma câmera de segurança instalada em notebook

Diante deste cenário, acompanhe como você pode instalar câmera de segurança no notebook com facilidade e perceba como é simples intensificar a seguridade de todos.

Forma 1: Câmera Wi-Fi instalada sem internet

Se você quer instalar câmera de segurança no notebook e ela é Wi-Fi, mas você não quer utilizar uma rede de roteador, alguns passos precisam ser seguidos. São eles:

1. Carregue sua câmera de segurança com o adaptador de energia.
2. Use o cabo de rede para conectar a câmera e o computador. Inclusive, se o seu notebook já tiver uma rede, desative-a e certifique-se de que ele esteja off-line.
3. Agora, a câmera de segurança estará conectada ao seu computador, mas você ainda não conseguirá vê-la. Para isso, escaneie e descubra o endereço IP dela.
4. Altere o endereço IP do computador para o IP da câmera e pronto.

Esta etapa pode ser feita ao abrir a caixa “Executar” e digitar ”ncpa.cpl” para chegar à janela ”Conexões de rede”. Em seguida, basta clicar com o botão direito no adaptador de rede do seu computador e selecione “Propriedades”. A partir daí, selecione a versão do IP do seu computador e faça a alteração.

Vale lembrar que, como não há rede de roteadores, a câmera IP não transmitirá dados ou enviará alarmes para o seu telefone. Ainda assim, você poderá gravar e salvar todas as imagens em seu notebook.

Forma 2: Câmera Wi-Fi instalada com internet

Ao contrário do modelo anterior, este é feito com o uso de um roteador para instalar câmera de segurança no notebook. Para isso, siga o passo a passo demonstrado abaixo:

1. Carregue sua câmera de segurança Wi-Fi.
2. Use o cabo de rede para conectar a câmera e o roteador, a fim de fazer a configuração inicial. Isso porque um aparelho novo não reconhece ou detecta automaticamente uma rede que nunca usou.
3. No computador, inicie o software de vigilância para adicionar a câmera e assistir diretamente à exibição ao vivo.
4. Defina as configurações de Wi-Fi corretamente e, em seguida, remova os cabos. A partir daí, a câmera de segurança se conectará ao computador de maneira wireless.

Forma 3: Câmera IP PoE instalada sem interruptor

Conectar uma câmera IP com fio PoE a um computador é semelhante à forma feita com uma câmera WiFi – e até mesmo mais fácil. Entenda:

1. Certifique-se de que o seu roteador tenha o recurso PoE.
2. Use o cabo de rede para conectar a câmera e o roteador. Aqui, você pode usar apenas um único cabo de rede para a transmissão de vídeo e energia.
3. No computador, inicie o software de vigilância para adicionar a câmera e assista diretamente à exibição ao vivo.

Forma 4: Câmera IP PoE instalada com interruptor

O processo é extremamente similar ao anterior. A única diferença é que agora a conexão não será direta no roteador, mas um interruptor/conector entrará em cena.

Por isso, se você quer instalar câmera de segurança no notebook, é preciso acompanhar estes passos:

1. Conecte a câmera PoE IP a um interruptor que esteja, por sua vez, conectado a um roteador por meio de cabos Ethernet.
2. Este conector ficará no meio, criando uma verdadeira ponte entre ambos os equipamentos.
3. Se a câmera IP for com fio, tudo estará concluído aqui. Se não, você precisará fazer as configurações wireless ou usar um cabo de rede para mantê-la ligada ao roteador.

Forma 5: Sistema CCTV instalado sem rede

Para conectar um sistema de câmera de segurança CCTV a um computador sem rede de roteador, é importante que você:

1. Conecte o NVR (uma espécie de gravador digital de vídeo em rede) ao monitor do seu computador e ao mouse.
2. Use os adaptadores de energia para carregar o NVR e as câmeras.
3. Para um sistema Wi-Fi, tudo se conecta e se comunica quase que automaticamente. Para um sistema PoE, é preciso conectar as câmeras ao NVR por meio dos cabos de rede fornecidos.
4. O assistente de inicialização e configuração aparecerá para orientá-lo a observar suas câmeras e fazer outras configurações.
5. Agora você pode ver todas as câmeras IP em seu monitor e começar a gravar.

Forma 6: Sistema CCTV instalado com rede

Para conectar um sistema de câmera de segurança CCTV a um computador com rede de roteador, siga as etapas abaixo:

1. Conecte o NVR ao monitor e ao mouse.
2. Conecte o NVR ao roteador por meio do cabo de rede fornecido.
3. O assistente de inicialização e configuração aparecerá para orientá-lo a observar suas câmeras e fazer outras configurações.
4. Pronto! Você já pode utilizar a sua câmera.

Encontre tudo o que você precisa na bringIT

Agora que você já sabe como instalar câmera de segurança no notebook de maneira facilitada e prática, não perca a chance de garantir todos os seus equipamentos na bringIT.

Nosso e-commerce de informática tem foco em peças e acessórios para notebook, trazendo sempre o melhor da tecnologia por um custo-benefício que se adapta ao seu orçamento.

Assim, além de tudo o que citamos acima, também contamos com inúmeros produtos, como headsets, fones de ouvido, acessórios para gamers e muito mais.

Que tal acessar o nosso site para adquirir todos os itens necessários para o seu dia a dia? Confira já e encontre tudo o que você precisa em um único lugar e com todas as facilidades de fazer a compra de casa.

Ah, aproveite também para dar aquela olhadinha no nosso blog e descobrir outras dicas e conteúdos informativos que irão te auxiliar ao máximo. Estamos te esperando com muitas novidades!